Pix por aproximação será obrigatório
Já disponibilizada por alguns bancos, a partir da próxima sexta-feira (28), a oferta da opção de Pix por aproximação se torna obrigatória para os bancos e instituições financeiras que participam do Open Finance. A partir da adoção dessa funcionalidade, será possível incluir o Pix em carteiras digitais nos celulares, assim como efetuar pagamentos, somente 'encostando' o aparelho nas maquininhas, sem que haja necessidade de acessar o aplicativo do banco.
A orientação do Banco Central (BC) é de que bancos e instituições financeiras passem a acatar transações NFC iniciadas por meio das iniciadoras de pagamento. Desta forma, a partir do dia 28, será possível fazer um Pix por aproximação via Google Pay (ou GPay) com praticamente qualquer banco em praticamente qualquer maquininha.
Em nota, o BC esclarece que "em interações com o BC, esses provedores informaram que estão providenciando as adaptações necessárias para que em 28/2 pelo menos parte de seu parque de equipamentos já esteja habilitado".
Desenhada pela própria autarquia após uma pesquisa com usuários que identificou que cerca de 30% das pessoas que eram pouco ou não adeptas ao Pix atribuíam isso à necessidade de acessar o app e digitar um código ou ler um QRCode - a funcionalidade do Pix por aproximação atendeu à predileção do público por essa alternativa.
No momento, a Apple Pay e Samsung Pay ainda negociam com a autoridade monetária do Brasil a entrada na modalidade. Por não haverem se declarado oficialmente como "iniciadoras de pagamento" - elas não obrigadas a ofertar o serviço.