Por:

Produção de veículos aumenta 14,6%

As montadoras produziram 217,4 mil veículos em fevereiro, o que corresponde a um crescimento anual de 14,6%. Ante o mês anterior, a alta foi de 23,8%, conforme balanço divulgado na sexta-feira (14), pela Anfavea, a entidade que representa as fábricas de automóveis.

No acumulado do primeiro bimestre, a produção subiu 14,8%, para 392,9 mil veículos entre janeiro e fevereiro. O levantamento, que engloba carros de passeio, utilitários leves caminhões e ônibus, mostra o maior volume para o mês desde 2019 ou seja, antes da pandemia, quando as montadoras fabricaram 257 9 mil veículos em fevereiro.

O forte crescimento no comparativo com 2024 tem, em parte, explicação no calendário, já que o Carnaval, quando as fábricas param a produção, aconteceu em fevereiro no ano passado. No acumulado do primeiro bimestre, a produção subiu 14,8%, para 392,9 mil veículos entre janeiro e fevereiro.

A expectativa da Anfavea é de crescimento de 7,8% no total de veículos produzidos em 2025, o que, se confirmado, significará 2 75 milhões de unidades montadas no País.

As vendas, de 185 mil veículos no mês passado, subiram 11,9% na comparação com fevereiro de 2024 e 8% frente a janeiro.

O volume vendido nos dois primeiros meses do ano foi de 356,2 mil veículos, 9% acima do total licenciado no primeiro bimestre de 2024.

Já as exportações tiveram crescimento de 56,4% no comparativo interanual de fevereiro. Na margem - ou seja, de janeiro para fevereiro - os embarques das montadoras mostraram aumento de 67 4%.