Por:

IPV: faturamento do varejo cresce 8%

O faturamento nacional do varejo físico cresceu 8% em fevereiro neste ano, em relação ao mesmo mês de 2024. Os dados fazem parte da pesquisa Índice de Performance do Varejo (IPV), da HiPartners.

O fluxo de visitação apresentou crescimento expressivo, especialmente nas lojas de rua, que registraram alta de 18% na comparação anual, enquanto as lojas de shopping tiveram incremento mais moderado, de 3%.

Por região, o Norte destacou-se com crescimento de 11,15% no faturamento, seguido pelo Centro-Oeste ( 9,87%). O Sul liderou o crescimento no fluxo de clientes ( 28,70%), embora com desempenho mais modesto no faturamento ( 6,45%).

O ticket médio geral, por sua vez, subiu 8,4%, com variações regionais e por tipo de estabelecimento. As lojas de shopping tiveram aumento de 10,2%, enquanto as de rua avançaram 8,0%.

O levantamento ainda destaca que o mês de fevereiro mostrou uma "retomada consistente", após janeiro ter sido marcado pela sazonalidade tradicional de desaceleração no varejo. "O desempenho do varejo reflete um cenário de ajustes e consolidação", disse o sócio da HiPartners, Eduardo Terra.

Em janeiro, o Varejo Restrito (que exclui veículos e materiais de construção) cresceu 3,1% na comparação anual, enquanto o Varejo Ampliado avançou 2,2%.

"O crescimento do Varejo Restrito e Ampliado na comparação anual mostra resiliência, mas as quedas sazonais indicam que a inflação de alimentos segue pressionando categorias essenciais, como supermercados", admitiu o sócio da HiPartners.