A Câmara de Vereadores de Petrópolis iniciou ontem (22) um debate sobre o projeto de lei do vereador Fred Procópio (PL), que prevê a revitalização da bacia hidrográfica do Rio Piabanha. O texto se divide em três pontos: um projeto educacional voltado para o tema, a criação de um selo para empresas e um programa de reflorestamento.
O programa de reflorestamento tem o objetivo de recuperação ambiental da bacia e a preservação dos recursos naturais. Também contempla a promoção de educação ambiental. Este replantio também será visto como prioridade no município.
O projeto educacional será o Piabanha Azul e o objetivo é conscientizar os estudantes da rede municipal sobre o processo de despoluição da bacia, bem como sobre o uso sustentável e preservação dos rios. Com isso, são previstas diversas atividades nas escolas.
Já o selo Piabanha Azul será fornecido às empresas que atuem dentro dos critérios para o lançamento de efluentes nos rios da cidade. "Daí a importância da criação do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Piabanha, a começar pelo seu alto curso que se desenvolve no município de Petrópolis, com a implementação do referido programa envolvendo toda a população petropolitana que será amplamente beneficiada, tendo em vista a sua importância para a cidade", diz a justificativa do vereador.