Por:

Delegação fluminense nos Jogos Escolares Brasileiros

Delegação fluminense vai representar o Rio em Brasília | Foto: Divulgação

O Governo do Estado começou a embarcar os 252 integrantes da delegação fluminense, na sexta (27), que vão representar o Rio de Janeiro na terceira edição dos Jogos Escolares Brasileiros, o JEB's 2023, organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). Até 9 de novembro, em Brasília, 6.100 estudantes-atletas, de todo o país, com idades entre 12 e 14 anos, vão disputar em 18 modalidades.

Para garantir a presença da delegação estadual, a Secretaria de Esporte e Lazer do Rio, com apoio da CBDE, da Federação dos Esportes Estudantis do Rio de Janeiro (FEERJ), de escolas, pais e responsáveis, organizou a inscrição dos atletas. Por meio da secretaria, o Governo do Rio garantiu as passagens aéreas para a ida da delegação. A iniciativa contou com apoio do Ministério do Esporte, que assegurou o deslocamento dos atletas em diversas regiões do país. A secretaria ainda entregou kit com uniforme completo à equipe do TimeRJ, reafirmando o compromisso do Governo do Rio com o desporto escolar.

"Temos um forte compromisso com o desporto escolar e a Secretaria de Esporte e Lazer está cuidando dessa garotada com empenho e dedicação. Agradeço também pelo apoio do Ministério do Esporte. Mais uma vez, nossos representantes terão o suporte da nossa equipe garantindo as condições necessárias para que tenham um ótimo desempenho e vivam toda a experiência de um campeonato como os jogos escolares", disse o governador Cláudio Castro.

Os Jogos Escolares Brasileiros estimulam a participação dos jovens da educação básica de ensino em atividades desportivas. Para garantir o suporte necessário à delegação fluminense, a Secretaria estadual de Esporte e Lazer investiu recursos da contrapartida social da Lei de Incentivo ao Esporte para a compra de passagens - que também terão aporte do Ministério do Esporte, do Governo Federal -, além dos uniformes. Foram investidos R$ 680.760 para a compra de 50% dos bilhetes aéreos e para a confecção do kit personalizado com camisa, camiseta, bermuda, casaco, calça, meias, tênis, sacochila e squeeze.

A delegação fluminense, com 207 estudantes-atletas, 36 técnicos e nove dirigentes, participou da cerimônia de abertura do evento, com a presença do secretário Rafael Picciani. No dia 4/11 tem início a programação cultural, com a Noite dos Estados, que incentiva o intercâmbio entre as diferentes culturas, sotaques e costumes dos 26 estados e do Distrito Federal, em um ambiente festivo, com o melhor de cada região brasileira.

Durante o evento, cada estado terá um estande para expor materiais visuais, itens culturais, alimentos e bebidas (sem álcool), artesanato e o que mais representar uma característica regional, promovendo seus potenciais de turismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.