'O Brasil Que Dá Gosto' traz os desafios do Agro no país
Em novo programa da Record TV, Paula Varejão revela bastidores do Agro
Por: Pedro Sobreiro
Por trás das mesas de cada lar brasileiro, há uma infinidade de histórias que passam em silêncio para muitos. Até que um cafezinho chegue quentinho aos copos dos trabalhadores pela manhã, são centenas de funcionários dedicando suas vidas a plantar os grãos, cuidar deles, colhê-los, moê-los, torrá-los, separá-los, embalá-los, transportá-los e vendê-los. Eles integram o tão badalado quanto misterioso 'Agronegócio', um termo que está tão presente na vida do povo, mas que muitas vezes conta com um grande desconhecimento popular.
Partindo desta premissa, o novo programa da Record, "O Brasil Que Dá Gosto", chega às TVs do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Espírito Santo a partir do próximo dia 22 de outubro às 10h, com novos episódios exibidos todo domingo neste mesmo horário.
O programa é apresentado pela jornalista Paula Varejão, que embarcou em uma verdadeira jornada pelos bastidores do Agronegócio, desvendando cada mistério ou dúvida sobre as produções dos alimentos que habitam as mesas por todo o Brasil.
Considerado herói por uns e vilão por outros, o Agro é uma força econômica do país, garantindo o sustento de milhares de trabalhadores por aí. Para mostrar mais de perto, Varejão vai visitar sítios, fazendas e cooperativas para entender melhor os caminhos da comida antes de chegar ao prato.
Para a diretora do show, Vanessa de Paula, o programa é uma oportunidade para mostrar a verdade por trás da principal força de sustento nacional.
"O agro é um grande motor da economia brasileira. Ele movimenta 23% do PIB nacional e leva alimento a nossa mesa. A verdade é que o Brasil é uma grande potência do Agro, mas o setor muitas vezes é mostrado de forma negativa nas mídias. O nosso objetivo é criar agendas positivas dentro do Agro. Mostrar boas iniciativas, belas histórias, paisagens lindas e diversas experiências que podemos viver no interior do nosso Brasil", explicou a diretora.
E a ideia do programa não é funcionar apenas como um documentário engessado, mas sim contar essas histórias de forma fluida, trazendo informações e curiosidades para entreter toda a família. O famoso aprender enquanto se diverte.
Para isso, a primeira temporada será focada em um mercado extremamente antigo no país e que segue conquistando o coração dos brasileiros e do mundo a cada ano: a cafeicultura.
"A porta de entrada para o Agro na Record será o café, essa bebida que está na mesa de todo brasileiro. Na primeira temporada, Paula Varejão, que é especialista no assunto, segue a Rota do Café em busca de alguns dos mais especiais grãos do país. E nesse caminho se depara com diversas experiências marcantes", completou Vanessa.
E por mexer com regiões mais afastadas dos centros urbanos, os episódios acabam trazendo outro ponto que o Brasil tem de fascinante: as exóticas paisagens e atividades culturais. É impossível pensar no país sem explorar seus diferentes biomas e cenários, o que só aumenta o potencial turístico nacional, cuja amplitude de atividades é praticamente única no mundo.
A ideia do programa é, também, a aventura vai além, pois o programa também explorar as vastas riquezas naturais e incentivar o agroturismo, uma modalidade que cresce a cada ano, revertendo essas aventuras em mais lucro e incentivos para a economia brasileira. Além, claro, de revelar a beleza das paisagens do Brasil.
E como Paula Varejão esbanja carisma e experiência, o programa busca falar com todos os tipos de público, criando uma experiência informativa e divertida de aprendizado e entretenimento.
O mais interessante é que a Record acredita tanto no projeto que já pensa em uma segunda temporada para "O Brasil Que Dá Gosto".
"Uma nova temporada está prevista para o ano que vem, provavelmente incluindo mais estados do Brasil. Nosso enorme país é lotado de boas histórias e gente que faz bem a nossa economia, ao nosso planeta e a nossa sociedade. Vamos seguir dando luz ao produtor, trazendo a realidade do campo de forma leve e descontraída para a casa das pessoas", concluiu a diretora Vanessa de Paula.