Por:

Como melhorar ainda mais a experiência na CCXP 2023

Maior feira 'geek' da América Latina comemora 10 anos em 2023, em edição abarrotada de atrações internacionais | Foto: Divulgação

Por Pedro Sobreiro

A Comic Con Experience 2023 começa oficialmente nesta quinta-feira (30), mas parte do público, da imprensa e dos convidados já pôde sentir um gostinho do que esperar dessa edição mais do que especial na Spoiler Night, realizada na quarta (29).

Essa edição celebra os 10 anos do evento, que começou em 2014, para a felicidade dos fãs de Cultura Pop de todo o Brasil. E como era de se esperar, as atrações e ativações estão espetaculares, com uma estrutura incrível, feita para acomodar os milhares de fãs que passam pelo São Paulo Expo ao longo dos quatro dias. Para se ter uma ideia, na edição de 2022, mais de 280 mil fãs estiveram na CCXP, e a expectativa é que compareçam ainda mais neste ano.

Produzido pela Omelete Company, a CCXP 2023 terá mais de 115 mil m² de atrações, palcos e ativações das principais empresas do mundo do entretenimento, como a Walt Disney, a Warner Bros., HBO, Universal Studios, Paramount, Amazon, Netflix, PlayStation, XBOX, Globoplay, Panini, Mangás JBC, Galápagos Boardgames, Rocco, Lego, Mattel e muitas outras. Não importa qual parte do mundo nerd, o fã será contemplado.

E essa edição em especial traz nomes incríveis para os fãs de cinema, principalmente no que diz respeito a diretores. George Miller, da franquia 'Mad Max'; Denis Villeneuve, de 'Duna'; Zack Snyder, do Universo Estendido DC, e Eli Roth, de 'O Albergue', são alguns dos nomes internacionais confirmados e que farão painéis junto ao público. Do cinema nacional, Tomás Portella vem para divulgar 'Overman', a primeira adaptação de super-heróis das tirinhas brasileiras, e Marcus Baldin, diretor de 'O Sequestro do Voo 375', vêm para divulgar seus projetos, que prometem muita emoção e diversão para o público.

Dos nomes famosos do cinema, um elenco reforçado de atores e atrizes marcará presença. Jason Momoa, Anthony Daniels, Timothée Chalamet, Chris Hemsworth, Florence Pugh, Austin Butler, Anya Taylor-Joy, Djimon Housou, Patrick Wilson, Yahya Abdul Mateen II e Zendaya são algumas das estrelas que passarão pelos palcos ao longo desses quatro dias.

O principal auditório é o Thunder, com capacidade para 3 mil fãs assistirem os painéis com atores, diretores e verem as sessões de pré-estreias; Saindo de lá, os famosos vão para o Palco Omelete, que fica aberto ao público, onde os famosos dão entrevistas e aparecem para o público que não conseguiu entrar no Thunder; O Palco Ultra é um pouco menor, e traz atrações de maior interação com os fãs, como masterclasses e sessões de perguntas e respostas.

O Palco Creators reúne criadores de conteúdo da internet; Já a Game Arena reúne o melhor do E-Sport, com transmissões e torneios ao vivo. Para esse ano, a organização promete uma atração surpresa que está mexendo com a cabeça dos fãs.

E a alma do evento é a Artists' Alley. Uma alameda com mais de 350 mesas dedicadas a mais de 550 quadrinistas, sejam iniciantes ou as lendas, como Geoff Johns, venderem suas artes e autografarem as histórias em quadrinhos.

Diante de tantas atrações possíveis, conseguir ver isso tudo é uma verdadeira maratona. Por isso, vamos dar algumas dicas para os fãs mais novos que vão viver sua primeira CCXP neste ano.

Roupas confortáveis

Assim como em todo festival ou evento de grande porte, esteja preparado para caminhar bastante. O lado bom é que lá dentro é climatizado, então não vai passar calor ou sofrer com sol na cabeça. Porém, quando o assunto é vestimenta, a principal dica é prezar pelo conforto.

Roupas leves são uma excelente pedida, mas é bom também levar um casaco para a hora de ir embora, já que o clima de São Paulo é conhecido por suas mudanças bruscas.

Quanto ao calçado, nada melhor que os famosos tênis de academia. Vale lembrar que são mais de 115 mil m² de evento. E é muito improvável que você dê apenas uma volta, então se prepare para caminhar pelo menos 10km por dia.

Transfer

Para quem for de metrô, há ônibus de 'transfer' saindo da estação de metrô Santos-Imigrante. No entanto, devido a alta demanda do evento, pode ser que haja fila para pegar o transporte gratuito.

Lembrando que o ônibus também faz o caminho oposto, levando da CCXP para a estação de metrô.

Se o fã quiser ir andando da estação para o São Paulo Expo e vice-versa, a caminhada é simples e a estação mais próxima é o terminal Jabaquara, que tem uma distância aproximada de 1.3km. Aí depende da pessoa e do nível de cansaço dela após a feira, por exemplo.

Água e bebidas

Ciente da maratona que irá enfrentar, o fã pode levar garrafas plásticas descartáveis com água. No interior do evento há bebedouros para enchê-las, o que ajuda muito.

Também é permitido levar refrigerantes e isotônicos em suas garrafas originais, e caixinhas de suco fechadas.

Alimentação

Os fãs que pretendem passar o dia inteiro no evento vão encontrar uma praça de alimentação com restaurantes e food trucks, com muitas opções de lanche e algumas de refeição. O preço é o padrão de eventos, então não tem muito como fugir.

Porém, a organização do evento permite levar biscoitos, balas, salgadinhos e doces lacrados, assim como frutas e sanduíches acomodados em saquinhos plásticos ziplock ou papel filme.

Mas atenção: é estritamente proibida a entrada com potes plásticos, cumbucas, "tupperware" e squeezes por questões de seguranças. Então, para evitar dor de cabeça e ter de descartar esses pertences, não leve.

Organização

Com tantas atividades para fazer e tantos paineis para assistir, a palavra que salva vidas na CCXP é "organização".

O mapa do evento já está disponível para download no site www.ccxp.com.br. O aplicativo oficial do evento, que traz mapas e horários, também pode ser baixado pelo site, que disponibiliza as versões para Android e iOS.

É possível que o fã se veja em um impasse de ter duas atividades favoritas ao mesmo tempo. Isso pode ser descoberto checando a programação oficial, então vale a pena já ler tudo com antecedência para definir suas prioridades.

Compras

Parte dos fatores que fez da CCXP a maior convenção de quadrinhos do mundo foi a quantidade impressionante de produtos da Cultura Pop postos à venda no evento, sendo alguns exclusivos do Brasil.

Quem planeja comprar uma estatueta ou item exclusivo precisa chegar cedo. Há filas exclusivas para compradores, com alguns chegando a virar a noite apenas para conseguir o direito de comprar um dos itens únicos da CCXP.

Conectado

O evento disponibiliza Wi-Fi, mas é de conhecimento público que a internet fica lenta quando muitas pessoas estão conectadas ao mesmo tempo. Diante disso, vale a pena checar com sua operadora de telefonia móvel para ver se o plano de dados está em dia.

Quanto aos aparelhos telefônicos, é bom levar um powerbank carregado para manter a bateria em dia. Ainda assim, haverá tomadas pelo centro de eventos, mas é bem provável que estejam ocupadas.

Cosplays

Os fãs que se expressam por meio da arte do cosplay, em que se fantasiam como seus personagens favoritos, contarão com vestiários e armários próprios. Basta procurar no evento.

Ao chegar, eles devem ir para uma fila chamada "Triagem Cosplay", em que os seguranças do evento farão uma revista especial. Objetos que apresentem risco à segurança serão descartados. A lista de objetos proibidos está disponível no site.

Precisa dormir na fila?

Nesses dez anos de evento, criou-se o mito de que é necessário dormir na fila para poder aproveitar a CCXP. No entanto, apenas os painéis mais disputados costumam ter essa demanda toda.

Num geral, basta chegar cedo para conseguir entrar nas atrações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.