Por:

O que está em jogo na última rodada do Brasileirão 2023?

Brasileirão 2023 é o mais disputado do século e terá emoção até o final, literalmente | Foto: Divulgação/ CBF

Resta apenas uma rodada para o fim do Campeonato Brasileiro e, apesar de o título estar encaminhado para o Palmeiras, muita coisa está em jogo e tudo será decidido a partir das 21h30 (de Brasília) desta quarta-feira (6).

Vale ressaltar que o jogo entre América Mineiro e Goiás, de equipes já rebaixadas para a segunda divisão, acontecerá as 19h (de Brasília), pois o resultado não vai interferir muito na tabela final, na questão de Sul-Americana ou fuga do rebaixamento.

Os demais confrontos acontecem no mesmo horário, pois pode interferir na premiação das equipes pela colocação final do campeonato, além das questões de título, Libertadores, Sul-Americana e degola para a série B.

Já deu Palmeiras?

O time alviverde é virtualmente campeão brasileiro, mas ainda há "milagre" matemático, e tanto Atlético-MG quanto Flamengo podem ficar com o troféu.

O Palmeiras será campeão vencendo ou empatando com o Cruzeiro. O jogo ocorre em Belo Horizonte, e a equipe mineira, que se livrou do rebaixamento, busca agora confirmar a vaga na Sul-Americana.

Em caso de derrota paulista, é necessário que Atlético-MG ou Flamengo vençam e tirem uma enorme vantagem no saldo: os mineiros precisam reverter um panorama de, pelo menos, oito gols de vantagem, enquanto os cariocas têm esse número ampliado para, no mínimo, 16 gols.

Como está a tabela?

O Palmeiras lidera a competição com 69 pontos (saldo de gols 31 e 63 gols marcados). Na sequência, Atlético-MG com 66 pontos (saldo de gols 23 e 51 gols marcados); e Flamengo com 66 pontos (saldo de gols 15 e 56 gols marcados) As chances de título, segundo a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) são Palmeiras com 99,97% e Atlético-MG com 0,03%. O Flamengo tem chance zero.

Na rodada, o Palmeiras enfrenta o Cruzeiro em Minas Gerais, o Atlético encara o Bahia em Salvador e o Flamengo enfrenta o São Paulo no Morumbi.

Vagas diretas na Libertadores

O Botafogo chegou ao seu décimo jogo seguido sem vitória ao empatar com o Cruzeiro e acabou ultrapassado pelo Grêmio, que venceu o Vasco na despedida de Luis Suárez da torcida gaúcha.

Os dois são os principais concorrentes na luta por uma vaga direta na Libertadores, mas até mesmo Atlético-MG e Flamengo, 2° e 3° colocados na tabela, não estão garantidos. O Palmeiras, por outro lado, é nome confirmado na fase de grupos.

O time de Tiago Nunes precisa vencer o Inter fora de casa para sonhar com o G4. Empate e derrota não servem. Em caso de vitória, a vaga direta vem se houver um tropeço envolvendo Atlético-MG, Flamengo e Grêmio.

Como está a tabela?

O Atlético-MG está com 66 pontos (19 vitórias, saldo de gols 23 e 51 gols marcados), seguindo por Flamengo, com 66 pontos (19 vitórias, saldo de gols 15 e 56 gols marcados); Grêmio, com 65 pontos (20 vitórias, saldo de gols 6 e 60 gols marcados); e Botafogo, com 64 pontos (18 vitórias, saldo de gols 23 e 57 gols marcados).

Como os jogos do Galo e do Flamengo já foram citados acima, faltam dizer o do Grêmio, que encara o Fluminense no Maracanã e o do Botafogo, que vai até Porto Alegre, enfrentar o Internacional no Beira-Rio.

Sul-Americana

O Cruzeiro empatou com o Botafogo, se livrou do rebaixamento e, de quebra, ficou bem perto de se garantir na Sul-Americana. A equipe mineira chegou aos 46 pontos.

O Santos, que ainda luta contra a queda para a Série B, é o único que pode atormentar a vida dos mineiros nos critérios de desempate: o time de Marcelo Fernandes soma 43 pontos e, se vencer, pode assumir a 14ª posição. Neste caso, é preciso de uma vitória simples do Palmeiras sobre o elenco cruzeirense.

Como está a tabela?

Cruzeiro está com 46 pontos (11 vitórias e saldo de gols 3) e o Santos com 43 pontos (11 vitórias e saldo de gols -24). O time de Pelé recebe o Fortaleza na Vila Belmiro.

Quem cai?

Bahia, Vasco e Santos vão para a última rodada com risco de queda. A situação menos apertada é a do Santos, que soma 43 pontos e depende só de si para permanecer na elite nacional. Até mesmo uma derrota para o Fortaleza pode servir, desde que Vasco e Bahia também sejam derrotados.

O Vasco também não precisa de uma "forcinha" de terceiros, mas tem o sinal de alerta ligado porque só está à frente dos nordestinos.

Já o Bahia agoniza e necessita de uma vitória, e de tropeços de Vasco ou Santos, para jogar a Série A de 2024. Um empate até serve, desde que os cariocas percam para o Bragantino.

Como está a tabela?

Santos com 43 pontos (11 vitórias e saldo de gols -24); Vasco com 42 pontos (11 vitórias e saldo de gols -11); e Bahia com 41 pontos (11 vitórias e saldo de gols - 6). O risco de queda, segundo a UFMG: Bahia com 68,9%, Vasco com 24,9% e Santos com 6,2%. O time carioca tem risco menor do que o Tricolor Baiano porque joga em São Januário contra o Bragantino e depende apenas de si para escapar da degola.

Com informações de Bruno Madrid (Folhapress)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.