Por: Gabriel Rattes

Atletas de Petrópolis fecham 2023 com bons resultados

Atletas tiveram destaques estadual, nacional e internacional | Foto: Reprodução

O município de Petrópolis é considerado por muitos um celeiro de atletas. Daqui já saíram grandes nomes nacionais e internacionais. O ano de 2023 foi marcado por diversos títulos para a cidade: no hóquei de patins, título em Campeonato Brasileiro; no kickboxing, quatro cinturões estaduais; no futebol de campo, acesso para a A2 do Carioca; no futsal, título Estadual e participação em campeonato nacional.

 

Macaque in the trees
A Casa de Portugal conta com um projeto gratuito de Hóquei de Patins | Foto: Divulgação

Hóquei de Patins

Superação é a palavra que define o ano de 2023 para o treinador da seleção brasileira de hóquei de patins, Ricardo Bouchardet. Base da equipe nacional toda composta por atletas petropolitanas. “Vencemos o brasileiro feminino, participamos dos brasileiros de base com times femininos e nossa escola aumentou muito com novas crianças”, enfatizou Ricardo que também é criador e treinador do projeto gratuito de hóquei de patins da Casa de Portugal.

No ano de 2023 a equipe da Casa de Portugal participou do Campeonato Brasileiro Feminino nas categorias de base. No sub 14 e 16 conseguiu alcançar a quarta colocação, no sub 19 ficou em terceiro lugar e na categoria adulta se sagrou campeã da competição.

Para o ano de 2024, Ricardo afirma que pela Casa de Portugal pretende defender o título no feminino, remontar o elenco masculino com pessoas novas e participar de todas as competições de base. A equipe também irá participar do Sul-americano de Clubes (competição internacional).

Já com a seleção brasileira, em março irão disputar o Pan-Americano de Seleções na Colômbia e em setembro irão disputar o Mundial em Novara, na Itália. “Acredito que temos condições de fazermos boas participações, tanto a nível nacional como internacional. Todos estamos focados nos treinos, e máxima dedicação”, afirma Bouchardet.

Macaque in the trees
Na B1, o Serrano venceu o Barra da Tijuca nas semis, e então garantiu o acesso para a Série A2 em 2024 | Foto: Gladstone Lucas/Serrano FC

Futebol de Campo

Para o ex-atleta e Diretor de Futebol do Serrano Futebol Clube, Octavio Vasconcellos, a palavra que marcou o ano do clube foi confiança. O Leão da Serra disputou o Campeonato Carioca B1 em busca do acesso para a Série A2 e também participou da Copa Rio em busca da classificação para uma competição de âmbito nacional.

Na B1, o Serrano venceu o Barra da Tijuca nas semis, e então garantiu o acesso para a Série A2 em 2024. Já pela Copa Rio, o Leão conseguiu alcançar a semifinal. No entanto, após um empate por 1x1 contra a Portuguesa no primeiro jogo, perdeu o segundo por 3x2, não conseguindo se classificar para a final.

Para Octavio, a expectativa é a melhor possível para 2024. “Vamos montar uma equipe para ser campeã na série A2 e conseguir o acesso. E também chegar à final da Copa Rio. Nas categorias de base, vamos continuar formando atletas cada vez mais competitivos”, disse.

Macaque in the trees
Cinco atletas da academia Team Lacerda conseguiram se classificar para o campeonato brasileiro de Kickboxing | Foto: Divulgação/Team Lacerda

Kickboxing

“Uma palavra que define o ano de 2023 para a Academia Team Lacerda é gratidão. Essa palavra define nosso ano pois somos gratos a Deus primeiramente e também a todos que fazem parte da equipe: treinadores, atletas e patrocinadores”, afirmou o atleta e treinador da academia de lutas Team Lacerda, Victor Sabadini Lacerda.

Neste ano, a academia conseguiu classificar cinco atletas do kickboxing no ranking de pontuação para participar do campeonato brasileiro em 2024. Para o próximo ano, Victor afirma que o objetivo é a vaga na seleção brasileira para disputar eventos internacionais (sul-americano, pan-americano e mundial). A academia também firmou uma parceria com um dos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro para o taekwondo. “Com essa parceria será mais fácil nossos atletas que estiverem em alto rendimento participarem de grandes eventos seletivos nacionais e internacionais”, explicou.

Macaque in the trees
Equipe foi campeã invicta do torneio Start de Vôlei sub 15 feminino, em Cachoeiras de Macacu | Foto: Divulgação/Redes Sociais

Vôlei

O gestor e treinador da CBDV, Diogo Batista, afirma que 2023 foi um ano de crescimento para o clube. “Em termos de alcance, com atletas de todas as regiões da cidade, inclusive de fora do município, rendimento de atletas, com 4 aprovações para equipes da Federação de Volleyball do Rio de Janeiro e em resultados em competições”, disse Batista.

Ao todo, a equipe de vôlei disputou 11 competições em 2023, sendo pódio em 7 delas, uma marca expressiva. “Em 2021 iniciei a equipe com apenas uma categoria, o adulto feminino. Hoje, contamos com 3 equipes de categorias de base e 2 adultas, feminina e masculina”, enfatizou.

Para 2024, o gestor explica que o principal objetivo é ampliar o alcance, selecionando mais atletas para as equipes de aprimoramento e competição. “Participar de maneira competitiva no Municipal adulto da LPD e também com a categoria de base. Consolidar a nossa participação na LIVERJ na categoria de base, pela terceira temporada consecutiva, retornar ao Campeonato Regional com a categoria de base e adulto, além de outros torneios que surgirão ao longo da temporada, dentro e fora do Estado”, afirmou.

Macaque in the trees
A academia iniciou em 2023 dois projetos para estimular as pessoas a terem uma vida mais saudável | Foto: Divulgação/Fight Corner

Artes Marciais

A palavra do ano para a Academia de Lutas Fight Corner foi revolução. “Revolucionamos os pensamentos relacionados à prática de lutar. Muito além de um esporte de contato, a luta se tornou uma filosofia de vida e parte da rotina de muita gente. Sem carregar nenhum estereótipo, diferentes públicos aprenderam e desenvolveram benefícios físicos e mentais que se estendem para além do tatame. Para muitos alunos, a luta foi o ponto inicial para descobrir capacidades que nem imaginavam ter”, explicou o sócio-proprietário, lutador e professor, Matheus Farias.

A academia iniciou em 2023 dois projetos para estimular as pessoas a terem uma vida mais saudável. Ao todo, 35 pessoas ingressaram nos projetos. Sendo 20 no Fight Fitness (projeto que auxilia na perda de peso e melhor condicionamento físico) e 15 no Fight Kids (com aulas que influenciam diretamente no desenvolvimento motor e tempo de resposta das crianças).

“Em 2024, queremos impactar ainda mais vidas, ampliando nosso alcance para aqueles que buscam melhorar sua saúde e bem-estar por meio da prática regular de atividade física. Acreditamos no poder transformador das artes marciais, uma vez que em 2023 testemunhamos o sucesso como uma ferramenta eficaz no combate a condições como diabetes, obesidade, hipertensão, ansiedade e depressão”, completou Farias.

Na academia também têm atletas de alto rendimento que participam de competições nacionais e internacionais. Todos eles já estão em fase de treinamento para disputar torneios em 2024.

Macaque in the trees
O Palmeira FC conseguiu vencer o Campeonato Municipal de Futsal em todas as categorias disputadas (sub 9, 11, 13 e 15) | Foto: Divulgação/Palmeira FC

Futsal

Para o vice-presidente de esportes do Palmeira Futebol Clube, Vinícius Leonardes, o ano de 2023 foi brilhante. A equipe conseguiu vencer o Campeonato Municipal de Futsal em todas as categorias disputadas (sub 9, 11, 13 e 15). Tendo o melhor ataque da competição em todas elas e dois artilheiros, João Vitor Zappala com 23 gols no sub 11 e Gabriel de Souza Dias com 12 gols no sub 15.

“A expectativa para 2024 é continuar tentando oportunizar nossos atletas, e melhorando a cada dia as condições de nosso trabalho com essa ‘mulekadinha’. Ganhar todas as categorias em 2023, veio como um prêmio para o trabalho realizado por todo clube, comissão, responsáveis e atletas”, afirmou Vinícius.

Macaque in the trees
No segundo semestre de 2023, o EC Corrêas se sagrou campeão Estadual em cima da Liga Mageense de Futsal | Foto: Divulgação/EC Correas

Futsal Adulto

Futsal adulto: No futsal também tivemos o Esporte Clube Corrêas sendo destaque Estadual e Nacional na categoria profissional. No início do ano, o clube participou da Taça Brasil de Futsal, segunda maior competição da modalidade no país. Os “Reds da Serra” conseguiram a vaga, após vencer o Vasco da Gama em 2022, na Supercopa de Futsal (competição no qual disputam os campeões do Estadual e Carioca do ano). Na Taça Brasil, o Corrêas não conseguiu avançar para o Mata-Mata, terminando em terceiro do grupo B. Ficando atrás somente dos dois clubes que viriam disputar a final da competição.

Já no segundo semestre de 2023, o clube se sagrou campeão Estadual em cima da Liga Mageense de Futsal. Neste mês de dezembro, os dois clubes se enfrentaram novamente, mas pela decisão da Supercopa de Futsal, já que o Magé havia sido campeão Carioca no primeiro semestre. Após perder por 6x4, o clube de Petrópolis não conseguiu a classificação para a Taça Brasil de 2024.

“Somos a 1?/2? melhor equipe do estado. Variando entre essas duas posições de semestre em semestre com o Mage Futsal. A meta para 2024 é se manter no topo”, afirmou o presidente do clube, Alex Tinoco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.