Por: Rudolfo Lago

Centro e direita largam na frente da disputa municipal

Eduardo Paes larga como favorito, no Rio, à reeleição em 2024 | Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Iniciado o ano de 2024, o quadro das disputas para prefeito das capitais não parece muito promissor para os partidos de esquerda, que hoje estão no poder federal no país. Levantamento feito pelo Correio da Manhã com base em pesquisas já divulgadas em cada capital do país mostra maior presença de candidatos identificados com o centro ou com a direita. O PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não está à frente em nenhuma das 26 capitais dos estados brasileiros.

Lideram, de acordo com as pesquisas, 11 candidatos identificados como de centro. E outros 11 de partidos mais identificados com a direita, incluídos aí o PP e o União Brasil, ainda que essas duas legendas integrem o governo Lula. Partidos de esquerda estão à frente em três capitais, duas com o PSB. Mas estão à frente na maior capital do país, São Paulo, com o deputado Guilherme Boulos (Psol).

As chances de reeleição dos atuais prefeitos são grandes. Segundo as pesquisas, eles lideram em 11 capitais, algumas com chances de vitória ainda no primeiro turno. É o caso, por exemplo, se a eleição fosse hoje, do Rio de Janeiro, com Eduardo Paes.

O Correio não encontrou pesquisas em Fortaleza, onde o quadro é confuso por causa da briga entre os irmãos Ciro e Cid Gomes, que gera uma indefinição sobre quem será o candidato do PDT, partido do atual prefeito, José Sarto. Também não foram encontradas pesquisas em Boa Vista.

Veja o quadro capital a capital na largada das eleições municipais:

Porto Alegre

Pesquisa Futura Inteligência em parceria com a Apex Partners, divulgada pela revista Exame em 27 de dezembro mostra o prefeito Sebastião Melo (MDB) como favorito à reeleição. Ele aparece 33,5% das intenções de voto. A ex-deputada Manuela D’Ávila (PCdoB) vem em segundo, com 13,1%. O ex-prefeito José Fortunati (União) é o terceiro, com 10,1%. O ex-ministro da Casa Civil no governo Jair Bolsonaro Onyx Lorenzoni (PL) tem 9,6%. E Edegar Preto (PT), 9,1%.

Florianópolis

O prefeito Topázio Neto (PSD) é favorito para a reeleição. Não há levantamentos recentes. Mas em maio, levantamento do Paraná Pesquisas mostrava Topázio com 33,4% das intenções de voto. O ex-prefeito Dario Berger (PSB) aparecia em segundo, com 12,3%. O vereador Pedro Silvestre (PP) era o terceiro, com 10,1%.

Curitiba

Pesquisa feita pelo Instituto Paraná Pesquisas em 14 de dezembro aponta liderança do deputado federal e ex-prefeito Luciano Ducci (PSB) e do deputado estadual Ney Leprevost (União). Segundo a pesquisa, Ducci tem 16,2% das intenções de voto, e Leprevost 16%. Em seguida, vem o ex-governador do Paraná e deputado federal Beto Richa (PSDB), com 13,5%, e o vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSD), com 12,5%.

São Paulo

Levantamento do Paraná Pesquisas de 13 de dezembro mostra o deputado federal Guilherme Boulos (Psol) em primeiro, com 31,1%, e o prefeito Ricardo Nunes (MDB) em segundo, com 25,4%. A deputada federal Tábata Amaral (PSB) é a terceira, com 8.9%. O deputado federal e ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles (PL) vem em seguida com 8,3%.

Rio de Janeiro

Paraná Pesquisas de 22 de novembro coloca o prefeito Eduardo Paes (PSD) como favorito com boa vantagem. Ele aparece com 44,4% das intenções de voto. Seu concorrente mais próximo é o deputado federal Alexandre Ramagem (PL), com apenas 9,6%.

Belo Horizonte

Pesquisa Real Big Data de 22 de novembro aponta o deputado Mauro Tramonte (Republicanos) à frente, com 18% das intenções de voto. Em seguida, vem o senador Carlos Viana (Podemos). Em terceiro, a deputada federal Duda Salabert (PDT), com 11%. Bruno Engler (PL) tem 9%.

Vitória

Embora não haja pesquisa mais recente, levantamento do Paraná Pesquisas de setembro apontava o favoritismo do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) à reeleição. Ele aparecia com 33,1%. O deputado estadual e ex-prefeito João Coser (PT) era o segundo, com 20,4 milhões.

Salvador

Pesquisa realizada no dia 27 de dezembro pela Futura Inteligência para a revista Exame mostra o prefeito Bruno Reis (União) como favorito à reeleição. Em um primeiro cenário testado, ele lidera com 41,5%. Lídice da Mata (PSB) vem em segundo. Sargento Isidório (Avante) em terceiro, com 7,7%. O vice-governador, Geraldo Júnior (MDB) tem 5,4%.

Aracaju

Pesquisa feita pelo Instituto França entre 20 e 21 de dezembro mostra a vereadora Emília Correia (Patriota) à frente, com 11.49%. Em segundo, vem a deputada federal Yandra Moura (União), com 5,65%.

Maceió

Pesquisa do Instituto Strategio no dia 27 de dezembro aponta que o atual prefeito JHC (PL) seria reeleito no primeiro turno se as eleições fossem hoje. Segundo a pesquisa, JHC teria 55,62%. Rui Palmeira (PSD) aparece em segundo, com 10,53%.

Recife

Pesquisa feita pelo Instituto Ipespe para o Jornal do Commercio no dia 27 aponta o prefeito João Campos (PSB) como favorito à reeleição. De acordo com a pesquisa, ele hoje seria reeleito no primeiro turno, com 62% das intenções de voto. Em segundo, aparece o ex-prefeito e deputado estadual João Paulo (PT), com 13%.

João Pessoa

Segundo pesquisa do Instituto 6 Sigma do dia 26 de dezembro, o prefeito Cícero Lucena (PP) é o favorito para a reeleição. Ele aparece com 31,1% das intenções de voto. O segundo colocado não tem no momento partido: é o comunicador Nilvan Pereira, com 19,2%. O terceiro é o deputado federal Ruy Carneiro (Podemos)

Natal

Não há pesquisas recentes. Em 24 de setembro, o Instituto Seta divulgou pesquisa que apontava o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo (PSD) em primeiro, com 24,5%. A deputada federal Natália Bonavides (PT) vinha em segundo, com 12,2%. E o deputado General Girão (PL) em terceiro, com 7,7%.

Fortaleza

Não foram encontradas pesquisas. O atual prefeito José Sarto deve ser candidato à reeleição, apesar da briga no seu partido, o PDT, entre os irmãos Ciro Gomes e Cid Gomes. Ciro defende a reeleição de Sarto. Já seu irmão senador defende a manutenção da aliança local do PDT com o PT, indicando um nome apoiado pelo governador Elmano de Freitas e pelo ministro da Educação, Camilo Santana. O União Brasil poderá lançar Capitão Wagner, que disputou as últimas eleições para governador, chegando em segundo. O deputado federal André Fernandes deve sair pelo PL. E o senador Eduardo Girão cogita sair pelo Novo.

Teresina

Um levantamento feito no dia 25 de junho pelo Paraná Pesquisas mostrava o ex-prefeito Silvio Mendes (União) na frente, com 52,2%. O segundo lugar era de Luciano Nunes (PSDB), com 10,9%. Em terceiro, Franzé Silva (PT). O atual prefeito, Dr. Pessoa (Republicanos) aparecia somente em quarto lugar, com 8,1%.

São Luís

Levantamento do Instituto Três Pesquisas em 12 de novembro apontava para a reeleição do atual prefeito, Eduardo Braide (PSD), com 34,4%. O deputado federal Duarte Júnior (PSB) aparecia em segundo, com 25%. O deputado federal Edivaldo Holanda Jr. (PSDB) vem em terceiro, com 6,5%.

Palmas

Pesquisa encomendada pelo SBT ao Instituto Ipex em 15 de novembro mostra a deputada estadual Janad Valcari (PL) em primeiro,com 35,1%. O ex-prefeito Carlos Amastha (PSB) aparecia em segundo, com 19.9%. Eduardo Siqueira Campos (Podemos) vinha em terceiro, com 13,2%.

Belém

Levantamento do Paraná Pesquisas em 7 de novembro aponta o deputado federal Éder Mauro (PL) como favorito, com 24%. O prefeito Edmilson Rodrigues (Psol) vem em segundo com 16,6%.

Macapá

Pesquisa do Instituto Paraná de 18 de julho mostrava o prefeito Dr. Furlan (Podemos) como favorito à reeleição ainda no primeiro turno, com 66,8%. Josiel Alcolumbre (União), irmão do senador Davi Alcolumbre (União), era o segundo com 8.7%.

Manaus

Em 14 de novembro, o Paraná Pesquisas apontou o prefeito David Almeida (Avante) à frente para a reeleição, com 38,5% das intenções de voto. O deputado federal Amon Mandel (Cidadania) vinha em segundo, com 23,3%. E Coronel Menezes (PL) em terceiro, com 11.9%.

Boa Vista

O quadro ainda está indefinido e não foram encontradas pesquisas. O prefeito Arthur Henrique (MDB) deverá ser candidato à reeleição. Os adversários ligados ao governador Antonio Denarium (PP) ainda não definiram a candidatura.

Rio Branco

Pesquisa Real Time Big Data de 2 de outubro mostra o ex-prefeito Marcus Alexandre (MDB) em primeiro, com 31%. O atual prefeito, Tião Bocalon (PP), TEM 27%. Minoru Kimpara (PSDB), tem 13%.

Porto Velho
Pesquisa do Instituto Brasil Dados em 18 de junho mostrava a ex-deputada federal Mariana Carvalho (Republicanos) em primeiro, com 25%. O deputado estadual Marcelo Cruz (Patriotas) em segundo, 12%. E o deputado federal Coronel Crisóstomo (PL) em terceiro, com 10%.

Cuiabá

Levantamento do Instituto MT Dados de 16 de outubro aponta o deputado estadual Eduardo Botelho (PSD) na liderança com 32%. Em segundo, aparece o deputado federal Abílio Brunini (PL), com 18%. Lúdio Cabral (PT) é o terceiro, com 15%.

Campo Grande

Pesquisa Ranking Brasil Inteligência de 16 de setembro aponta liderança do ex-governador André Puccinelli (MDB), com 10%. Em segundo, aparece a ex-deputada federal Rose Modesto (União), com 7.1%. O deputado estadual Lucas de Lima (PDT) é o terceiro, com 6,5%.

Goiânia

O Paraná Pesquisas em 5 de julho apontava liderança do senador Vanderlan Cardoso (PSD), com 25,8%. Adriana Acorsi (PT) aparecia em segundo, com 18,9%. E o deputado federal Major Vitor Hugo (PL) em terceiro, com 12,6%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.