Por:

Destaques dos quatro grandes do RJ na Copinha

Torneio em homenagem à cidade de São Paulo já está em curso e terá final jogada no próximo dia 25 de janeiro | Foto: Divulgação/ FPF

Por Folhapress

A Copa São Paulo de Futebol Júnior, a tradicional Copinha, começou na terça-feira e se estenderá até o dia 25 de janeiro, data que marca o aniversário da cidade de São Paulo. Por enquanto, o palco da final ainda não está definido, apesar da Federação Paulista de Futebol dizer que será no Pacaembu, mesmo com os responsáveis pela reforma dizendo não haver tempo hábil para liberar as arquibancadas a tempo do jogo decisivo.

Na primeira fase, que acontece entre os dias 2 e 11, serão 128 times separados em 32 grupos, terminando com 64 classificados. Entre os dias 12 e 13, acontece a segunda fase, que trará os 32 classificados. Entre 14 e 15, a terceira fase vai revelar os 16 times classificados. As Oitavas de Final serão realizadas entre os dias 16 e 17, com oito equipes se classificando. Nas Quartas de Final, entre os dias 18 e 19, quatro times passam de fase. Eles se enfrentam na Semifinal, entre 21 e 22. Os dois finalistas se enfrentam em jogo único no dia 25, em estádio a definir.

Em meio a essa indecisão, o futebol carioca será representado por cinco times: Botafogo, Flamengo, Fluminense, Portuguesa e Vasco da Gama. As principais esperanças de títulos estão nos badalados elencos dos chamados 'Quatro Grandes'. Para quem vai acompanhar o torneio, o jornal separou os principais destaques desses times na competição.

BOTAFOGO

Kawan

O zagueiro de 20 anos já teve oportunidade de trabalhar com o elenco profissional, quando teve contato com o então técnico Luís Castro e com o zagueiro Victor Cuesta, a quem tem como inspiração.

Bernardo Valim

O meia de 17 anos tem passagens por seleções de base e chegou a integrar o elenco profissional quando o Botafogo fez amistosos em Londres, no ano passado. Ele é apontado como joia e se destacou na disputa do Carioca sub-20.

Kayke

O atacante de 17 anos está no Botafogo desde 2019, e foi o artilheiro da Copa Rio do ano passado, com 10 gols. Em julho, assinou contrato profissional com multa rescisória de 20 milhões de dólares para clubes estrangeiros

Fabiano

O atacante tem 17 anos e disputou a edição da Copinha do ano passado. Artilheiro no sub-17, é um das esperanças para o setor ofensivo alvinegro. Ele já foi convocado para seleção de base e tem contrato com multa de 50 milhões de dólares.

Rafael Lobato

O também atacante tem 17 anos e foi líder de assistências do time sub-17 em 2022, sendo um dos destaques da equipe na temporada. No ano passado, atuou pelo sub-20 e teve boas atuações.

Elenco Alvinegro

Goleiros: Cristiano, Heitor, Joaquim e João Marcelo

Zagueiros: Peixoto, João Lucas, Kawan, Otávio e Serafim

Laterais: Devid, Gregory, João Cintra, Luís Octavio e Ramon

Meio-campistas: Andrezinho, Bernardo Valim, Gabriel Cunha, Justino, Kaue Leonardo, Kaike Bruno, Rhuan e Sapata

Atacantes: Fabiano, João Guilherme, Kayke, Vargas, Rafael Lobato, Rafael Porfírio, Yarlen e Waldemir.

FLAMENGO

Dyogo Alves

Herói na conquista Brasileiro sub-20, com vitória sobre o Palmeiras, o goleiro foi um dos sobreviventes do incêndio no CT Ninho do Urubu, em 2019. Ele teve de ser hospitalizado e, à época, era conhecido como Francisco Dyogo - ele "mudou" o nome por conta de Diego Alves, ex-goleiro do Flamengo e ídolo do jovem. Durante a temporada passada, foi inscrito para a Libertadores nas oitavas de final.

Lorran

O meia-atacante é apontado como um dos principais nomes da equipe e é o jogador mais jovem a fazer gol pelo profissional do Flamengo - com 16 anos, 6 meses e 20 dias, superando Vinícius Jr., que marcou com 17. Ele, porém, não vai ficar até o final da Copinha. Vai retornar mais cedo junto a outros companheiros para o Carioca, quando o elenco principal vai estar nos Estados Unidos.

Rayan Lucas

O volante foi campeão do Brasileiro sub-20 do ano passado e também chega à Copinha como um dos nomes a serem observados. Ele já frequentou o elenco profissional, e é outro que não vai ficar até o final do torneio devido à participação no Carioca.

Petterson

O atacante de 19 anos foi um dos destaques do setor ofensivo rubro-negro no Brasileiro sub-20 do ano passado, quando foi vice-artilheiro, com sete gols. O nome do jogador já foi alvo de especulação em clubes como o Barcelona, da Espanha.

Elenco Rubro-Negro

Goleiros: Dyogo Alves, Caio Barone, João Vitor Cangane e Lucas Furtado

Zagueiros: Diegão, Darlan, Carbone, Iago e João Victor Cunha

Laterais: Daniel Sales, Lucyan, Felipe Brian, Zé Welinton e Germano

Meio-campistas: Rayan Lucas, Jean Carlos, Caio Garcia, Daniel Rogério, João Victor Alves e Lorran

Atacantes: Werton, Petterson, Felipe Teresa, Felipe Lima, Pedro Estevam, Menegatti, Wallace Yan, Weliton, João Victor Silva e Rodriguinho.

FLUMINENSE

Esquerdinha

O lateral-esquerdo, de 17 anos, fez parte da campanha do título da Libertadores. Ele foi titular no duelo The Strongest, na Bolívia. Em novembro, defendeu o Brasil na Copa do Mundo sub-17.

Riquelme Felipe

Batizado em homenagem ao meia argentino, o jogador foi o camisa 10 da geração que ficou conhecido como "Esquadrilha 07". Com convocações para seleções de base, ele tem contrato com multa de 50 milhões de euros. Riquelme Felipe foi o autor de um dos gols na vitória por 2 a 0 sobre o Boavista, último teste antes da Copinha.

Agner

O meia foi um dos destaques da geração 2005, e chegou a ser relacionado no elenco profissional para jogos no Carioca do ano passado. Em julho, assinou renovação de contrato com multa de 80 milhões de euros.

João Lourenço

O atacante de 18 anos chegou ao Flu quando tinha apenas 9. Ele fez a estreia como profissional no duelo com o Boavista, em janeiro, pelo Carioca do ano passado. Em novembro assinou vínculo com multa de 50 milhões de euros.

Matheus Reis

O atacante é outro integrante da "Esquadrilha 07", e foi campeão do Sul-Americano sub-17 com a seleção brasileira, no ano passado. Filho do ex-jogador Elias, ele nasceu no México, mas veio ainda cedo para o Brasil com a família.

Elenco Tricolor

Goleiros: Álvaro, Antônio Carlos, Dayvisson Henrique e Gustavo Felix

Laterais: Esquerdinha, Júlio Fidelis, Léo Jance e Miguel Sampaio

Zagueiros: Caio Amaral, Davi Schindt, Gustavo Cintra e Loiola

Meio-campistas: Agner, Davi Melo, Fabinho, Freitas, Henrique, Hiago, Isac Martins, Isaque, Luis Fernando, Luiz Freitas e Riquelme Felipe

Atacantes: Crysthyan Lucas, Enzo, João Lourenço, Kelwin, Gustavo Lobo, Marcão e Matheus Reis.

VASCO DA GAMA

Paulinho

O lateral direito foi um dos destaques na campanha da Copa do Brasil sub-17, em 2022, e iniciou o processo de transição ao profissional em janeiro do ano passado. Ele já foi chamado por Ramon Menezes para treinos da seleção sub-20. Natural de Tefé, no interior do Amazonas, chegou ao Rio de Janeiro aos oito anos após ser aprovado em uma peneira.

Lucas Eduardo

O meia viveu boa temporada em 2023, quando foi o vice-artilheiro do sub-20 com oito gols em 26 jogos. Ele estreou profissionalmente no duelo com o Madureira, pelo Carioca. Uma curiosidade extracampo é que ele participou do ensaio fotográfico que marcou os 100 anos dos Camisas Negras, em agosto do ano passado.

JP

João Pedro Murilo, o JP, chega à Copinha com contrato profissional recém-renovado. O meia, de 18 anos, se destacou pelo sub-17 na temporada 2022, quando disputou 40 jogos, deu 11 assistências e fez seis gols. Ele disputou a Copinha do ano passado. Em maio, foi convocado para a seleção brasileira sub-20.

Estrella

O meia-atacante Guilherme Estrella integrou a geração 2005, é apontado como uma das joias do Cruz-Maltino e integrou o elenco campeão do Carioca sub-20 do ano passado. Em 2022, ficou fora da decisão da Copa do Brasil sub-17, contra o Palmeiras, devido a uma lesão no braço no jogo de ida.

Elenco Cruz-Maltino

Goleiros: Allan Vitor, Lecce, Phillipe Gabriel e Victor Alemão

Laterais: Breno, Pablo, Paulinho, Leandrinho e Vitor Manoel

Zagueiros: João Gabriel, Luiz Gustavo, Lyncon, Roger, Victão e Wanyson

Meio-campistas: Estrella, Guga Maia, Igor, JP, Kaio Santos, Lucas Eduardo, Matheus e Ramon

Atacantes: Alexandre, Bruno Lopes, Léo Jacó, Lukas Zuccarello e Paixão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.