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'A solução completa para as finanças internacionais'

Eduardo Baer, Chief Operating Officer da Nomad explica o futuro da empresa | Foto: Mariana Pekin

Por Guilherme Cosenza

A Nomad foi a fintech que obteve o maior destaque em 2023. A empresa nasceu em 2019 e tem como foco facilitar a vida financeira de brasileiros que vão para fora do país, inicialmente, na conversão da moeda nacional para o dólar de maneira mais simples, rápida e econômica. Mas hoje já possui serviços extensos e vem sendo usado não só para quem quer viajar para o exterior, mas também para brasileiros que moram fora do país e até para quem deseja investir em ações na Bolsa de Valores Americana.

A ideia criada por três empreendedores ganhou força unindo um dos maiores anseios de brasileiros no exterior com a inovação tecnológica dos bancos digitais. Para entender melhor como a Nomad atingiu esse patamar, conversamos com Eduardo Baer, Chief Operating Officer da Nomad. Acompanhe:

Como foi criada a Nomad?

A ideia surgiu em conversas entre os empreendedores Patrick Sigrist, idealizador e fundador do iFood, Eduardo Haber com mais de 20 anos no mercado financeiro e Marcos Nader, fundador da Comprova. Ao se encontrarem no Vale do Silício, onde estavam morando, começaram a conversar sobre as dificuldades encontradas por brasileiros nos EUA e as novas possibilidades que a tecnologia poderia impulsionar. Com a visão compartilhada de que o brasileiro precisava se inserir mais no mundo financeiro global, mesmo com todas as dificuldades regulatórias existentes no Brasil e nos EUA, os empreendedores apostaram em criar uma solução financeira e tecnológica para dar acesso a todos brasileiros a este mundo financeiro global, criando a primeira conta digital americana para brasileiros com vários benefícios nunca antes oferecidos.

Quais as dificuldades enfrentadas para se solidificar no mercado com diversas fintechs e um serviço que outros bancos também fazem?

Ainda que tenhamos apenas três anos de existência, temos apresentado crescimento expressivo, multiplicando a receita da empresa em três a quatro vezes a cada ano. Acreditamos que esse resultado positivo se deve a termos o cliente no centro de tudo e buscar oferecer uma experiência simples e descomplicada para viajar e investir fora do Brasil. Vemos a concorrência com bons olhos, visto que nos estimulam a seguir focados em nossa missão, e buscando oferecer novas soluções aos pontos de dor existentes de nossos clientes. Com base nisso, temos planejado um calendário robusto de lançamentos e evoluções de produto ao longo de 2024. Somado a isso, a Nomad terá mais investimentos em mídia e comunicação para gerar maior conhecimento e consideração da marca para apoiar o crescimento e entregar nosso plano ambicioso de novas contas.

Qual a maior dificuldade de ser um banco brasileiro trabalhando com uma moeda internacional?

Sendo pioneiros no mercado, o primeiro passo foi buscar parceiros sólidos nos EUA para viabilizar nossa operação. Possuímos sede nos EUA, somos membros do FDIC, o que permite que a carteira de nossos usuários seja assegurada em até USD 250 mil por cliente. Essa expertise adquirida nos permite expandir nosso portfólio de produtos para todos que buscam uma conta global. O próximo grande desafio é aumentar o nosso market share para o cartão de débito internacional, uma opção vantajosa em comparação com o uso do cartão de crédito ou moeda em espécie. E, também, criar uma nova categoria de investimentos para brasileiros nos EUA, que é um mercado mais estável que o nosso e uma ótima forma de diversificação como forma de proteção de patrimônio.

Entre as inovações temos a compra de dólar e o parcelamento com o cartão de crédito brasileiro e a possibilidade de investir na bolsa americana. O que podemos esperar de novidades para 2024?

Com plano de crescimento para este ano, pensando em onde a Nomad quer chegar, queremos ser a solução completa para tudo o que diz respeito a finanças internacionais para as pessoas. Com base nessa visão, temos diversos lançamentos planejados ao longo do ano, que trarão desde melhorias de produto para quem utiliza para viajar e investir, como também para quem mora ou trabalha fora do país e recebe em dólar. Alguns dos lançamentos planejados ainda para o 1º semestre envolvem participar da jornada do viajante de maneira mais antecipada e em gastos como passagem e hospedagem, que normalmente são feitos alguns meses antes e em reais, além de oferecer novas opções de compra de dólar que permitirão ainda mais economia.

Ano passado a Nomad conseguiu o maior aporte das fintechs. Como vem sendo utilizado os US$ 61 milhões para o desenvolvimento da empresa?

O aporte está sendo utilizado para expansão da nossa plataforma de investimentos global e lançamento de novos produtos, inclusive na área de crédito. Queremos crescer e ajudar a impulsionar uma maior inclusão financeira global para os brasileiros.

Atualmente quantos clientes a Nomad possui? E Funcionários?

A Nomad tem mais de 1,3 milhão de contas abertas, aumento de 160% em relação ao mesmo período do ano passado. Contamos com cerca de 430 colaboradores e seguimos contratando, o que reflete nosso momento de expansão e nos permite continuar focados em entregar a melhor experiência para nossos clientes atuais e potenciais.

Existe a possibilidade de a Nomad passar a trabalhar com o real e se transformar em um banco digital como Nubank e Digio?

Queremos ser a melhor solução para tudo o que diz respeito a finanças internacionais, entendendo pontos e dor dos consumidores e identificando oportunidades para inovar através de novos produtos e serviços. Se avaliarmos que existe um potencial para chegar nessa visão por meio da moeda brasileira, essa expansão será considerada.

Estamos vivendo uma instabilidade da moeda americana, o dólar vem oscilando com mais frequência. Qual o melhor momento para que a pessoa de fato compre seus dólares?

O dólar é uma moeda forte e a economia norte-americana possui bons fundamentos. Porém, tendo em vista as suas variações constantes, acreditamos que o ideal é comprar com recorrência, seja para investir ou viajar. Comprando com recorrência, o consumidor não precisa fazer o câmbio dos valores de uma única vez, ou seja, seu gasto vai ser espalhado ao longo do tempo, o que permite aproveitar os momentos de queda da moeda e ir montando a sua reserva com tranquilidade. Comprar dólar por meios digitais, como, por exemplo, a conta global Nomad, é uma boa forma de comprar a moeda. A transação é concluída em instantes e quando quiser, direto no app e pagando a melhor cotação, pois usamos o dólar comercial como base para nossas transações.

Por que as pessoas devem optar por fazer seus investimentos em dólar na bolsa americana do que no real nas bolsas brasileiras?

Deixar uma parte do patrimônio em moeda forte é uma estratégia de diversificação que reduz o risco da carteira. O mercado norte-americano é o mais eficiente do mundo e o dólar a moeda mais forte. Entrar nesse mercado é ter a possibilidade de investir em produtos de investimento referência no mundo todo, em setores e empresas igualmente desejadas. A conta de investimentos da Nomad tem como foco a simplicidade e a descomplicação de poder investir em um mercado extremamente sólido. Ela permite ao brasileiro negociar ações de grandes corporações internacionais listadas nas principais bolsas americanas de forma simples e rápida - pelo próprio aplicativo, que é intuitivo e rápido - com o suporte e atendimento em português oferecido pela Nomad. O valor mínimo para investimento tanto em ações como também nos ETFs (Exchange Traded Funds, ou fundos de índice) internacionais parte de US$1 dólar.

Quais os reais benefícios que os clientes Nomad possuem que não encontram nas concorrentes?

Somos os únicos a ter soluções integradas para quem quer viajar e investir fora do Brasil. Nosso cartão de débito internacional é uma opção vantajosa em comparação com o uso do cartão de crédito ou moeda em espécie fora do país. Permitimos o parcelamento do valor das remessas e os clientes podem adicionar de US$100 a US$1500 de forma parcelada em sua conta Nomad. A Nomad marca presença em mais de 180 países de todos os continentes globais. Nesses locais, é possível realizar compras presenciais ou virtuais, além de fazer saques em caixas eletrônicos (ATMs). Na lista, figuram nações como Estados Unidos, França, Alemanha, Itália, Noruega, Portugal, Chile, Canadá, Austrália, entre outros.

Como funciona o programa de fidelidade?

Outro benefício exclusivo da Nomad. Além de economizar na hora de viajar e realizar compras internacionais, o cliente participa do programa de fidelidade Nomad Pass, que possibilita a ele pagar as menores taxas do mercado ao juntar mais pontos no programa, através da conversão de reais para dólares. Já na plataforma de investimentos, a Nomad não cobra taxas de corretagem e serviço. Contamos, ainda, com o Nomad Lounge, grande diferencial da Nomad em relação à concorrência - trata-se da nossa sala VIP no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na melhor localização, ao lado do portão de embarque 303, com vista privilegiada para a pista de pouso, no terminal 3.

A Nomad possui salas vips em quais aeroportos? Qual a importância de trazer um espaço especial como esse aos clientes?

Atualmente temos o Nomad Lounge, nossa sala VIP no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na melhor localização, ao lado do portão de embarque 303, com a vista privilegiada para a pista de pouso, no terminal 3. Somos a primeira fintech a ter uma Sala VIP no aeroporto de maior circulação do Brasil, como o de Guarulhos, e isso é só mais um passo para garantir proximidade com nossos clientes e acompanhá-los em toda a sua jornada de viagem. Queremos que o espaço exclusivo proporcione momentos memoráveis aos clientes antes de embarcarem para os seus destinos.

A Nomad fez questão de incluir todos os seus funcionários no telão da Nasdaq. Qual o real o motivo desse feito e qual a importância para empresa de prestar essa homenagem aos seus colaboradores?

O objetivo foi prestar uma homenagem a todos aqueles que constroem a Nomad com tanto orgulho, todos os dias. São nossos colaboradores, com seu comprometimento, que fazem a empresa ser ágil e inovadora, e proporcionam um atendimento de alta classe para os nossos clientes. A Nomad é uma empresa feita por pessoas para pessoas.

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