Por: Mia Andrade

Por que Norte e Nordeste se destacaram no Enem?

129 dos 164 alunos da escola fizeram mais de 900 no Enem | Foto: Escola Giffoni

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 foram divulgados no dia 15 de janeiro e desde então, estudantes brasileiros têm buscado formas de ingressar no ensino superior. Segundo os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o desempenho dos participantes da região Nordeste se destacou de forma surpreendente: dos 60 candidatos que atingiram a pontuação máxima de 1 mil na redação, 25 são provenientes de estados nordestinos. No Norte, chamaram também a atenção algumas escolas e estados específicos (leia matéria abaixo).

Dentre os estados do Nordeste, o Piauí e o Rio Grande do Norte se destacam com seis estudantes alcançando a nota máxima. Em seguida, Bahia e Ceará com quatro; Sergipe com três e Pernambuco com dois. Além disso, a região contou com mais inscritos no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) de 2024, com 1 milhão de inscrições.

Além da obtenção da nota máxima no Enem, outros critérios são considerados na seleção de estudantes para ingresso em faculdades federais. Um feito notável foi alcançado por uma escola pública no Ceará: dos 164 alunos do terceiro ano que participaram do Enem, 129 estudantes obtiveram pontuações de 900 ou mais na redação. Localizada no município de Acaraú, a Escola de Educação Profissional Marta Maria Giffoni de Sousa evidencia um patamar elevado no ensino do Nordeste.

RedLab

Em 2018, a escola desenvolveu o projeto RedLab, um laboratório de redação, em que acontecem atividades propostas de escrita, leitura e oralidade a partir de oficinas que acontecem desde a primeira série.

A coordenadora pedagógica do colégio, Rosilene Costa, afirma que a mobilização e motivação dos professores foram prioritárias para que o projeto saísse do papel. "A nossa primeira perspectiva foi incentivá-los, motivá-los e principalmente mobilizá-los para que eles conseguissem entender a matriz de correção do Enem e pudessem dar uma devolutiva, um feedback ao estudante a partir dos textos produzidos", explicou.

As formações continuadas, que ocorrem desde 2018, têm sido um alicerce para os professores pudessem auxiliar os estudantes da melhor forma. "O trabalho é construído de forma integrada e coletiva, projetando ações anuais relacionadas a leitura, escrita e oralidade. O RedLab oferece atividades desde o primeiro ano do ensino médio, progredindo para oficinas específicas de cada competência ao longo dos anos. Os resultados são frutos de um trabalho pedagógico construído de forma coletiva e integrada", reforça Rosilene.

A coordenadora destaca que o apoio do governo do Ceará também contribuiu para que a escola e os estudantes fossem amparados. "A plataforma Enemix e o concurso Redação Juntos Chego aos Mil, ambos do governo, ajudaram a consolidar a produção textual. Os projetos proporcionam estratégias para consolidar essa produção do texto dissertativo, argumentativo cobrado pela redação".

Feedback

O projeto também contou com feedbacks de personalidades, que impulsionam os estudantes e mostraram o desempenho ao longo das redações. "Quando o aluno tem um feedback daquilo que foi bom e foi negativo no seu texto, a tendência é melhorar. Todos os professores, tanto da base técnica como da base comum, são formados para que eles possam dar o feedback a partir das correções que eles fazem da redação. O resultado se torna claro", explica a professora.

Para Rosilane, os resultados positivos não surpreendem, uma vez que a escola já obteve omelhor desempenho em redação no estado do Ceará e o segundo melhor no país. Os protagonistas dessa história são os nossos estudantes das terceiras séries, que realmente se dedicaram, se esforçaram, projetaram as suas notas e as suas metas, abraçaram o projeto RedLab, a professora de língua portuguesa, que é uma professora fenomenal, o conjunto completo de professores", enaltece.

 

Dedicação

O estudante Anacleto Pablo da Silva Santos, 18 anos, participou do RedLab e foi um dos 126 estudantes a atingir uma nota superior a 900 na redação do Enem. Sua nota chegou a 980. Anacleto conta que seus estudos se baseiam na análise de estruturas de redações anteriores, principalmente se dedicando na diversificação de repertórios. "Eu percebia que todas tinham um padrão. O projeto nos ajudou a entender como funciona a estrutura das redações e de que forma nós poderíamos aplicá-las a cada tema", destacou.

O estudante conta que fazia parte da modalidade integral e que, por isso, se dedicou a estudar apenas nos períodos em que estava na escola. "Moro em Jijoca e frequento uma escola em Acaraú. A maior parte do meu tempo era dedicada à escola e o período restante era reservado ao lazer, não aos estudos. Assim, toda a aquisição de conhecimento e estudo estava concentrada nas aulas voltadas para o vestibular. Apesar do tempo livre ser limitado, era inteiramente reservado ao lazer".

A abordagem tranquila de Anacleto o ajudou a lidar com o desafio de estudar para o exame e manter o foco. "Eu tentava lidar com aquilo da forma mais calma possível. Fazia algumas redações, porém não fazia tantas em excesso, porque eu sabia que aquilo ali só ia me preocupar cada vez mais. Fiz o possível para evitar ansiedades desnecessárias", relatou.

O estudante afirma que o apoio dos professores e colegas também o ajudou a manter os estudos. Apesar de ter pensado em desistir diversas vezes ao longo do processo, o apoio dos colegas e da escola o ajudou a persistir no sonho de cursar Engenharia da Computação. "As professoras falavam com detalhes onde estava o erro e você ia persistindo até acertar e ao longo do tempo no laboratório você ia vendo sua nota aumentando, o que me ajudou a chegar no resultado. Com essa nota consigo entrar na Universidade Federal do Ceará", conta.

Anacleto acredita que o futuro da educação no Nordeste é promissor e seu desempenho e dos colegas demonstra isso. "Se já está muito bom atualmente, o futuro é esperado que melhore cada vez mais. Vemos isso no Enem, nas Olímpiadas de Matemática, História, Português. E tenho certeza de que os resultados serão ainda melhores, pois o nordestino é um ser que luta por aquilo que quer e luta para sempre melhorar". 

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