Advogada se torna educadora parental

Por

Priscilla Montes é educadora parental

Em um mundo em constante transformação, a busca por realização profissional se torna cada vez mais complexa. A insatisfação com a carreira atual, a estagnação profissional ou a necessidade de novos desafios impulsionam muitos indivíduos a embarcarem em uma jornada de reinvenção: a transição de carreiras. Priscilla Montes é graduada em direito, estudou por dois anos para magistratura e trabalhou durante oito anos com o marido em um escritório de advocacia. Mas, hoje, é educadora parental e usa suas redes sociais para ensinar conteúdos sobre educação positiva.

Um dos seus maiores sonhos sempre foi ser mãe, passou por alguns tratamentos de fertilidade até que, em 2017, conseguiu realizá-lo. No entanto, a maternidade chegou como uma surpresa na rotina. Priscilla esperava que fosse conseguir dominá-la, mas se viu perdida e sem saber como lidar de início. "Eu tinha muitas certezas durante a gravidez, era cheia de planilhas de excel na geladeira e, quando meu filho nasceu, eu percebi que não sabia lidar com nada daquilo", explicou a educadora. Conforme o pequeno foi crescendo, percebeu que não queria reproduzir comportamentos violentos e gerar traumas em seu filho, por isso foi em busca de uma nova forma de educá-lo, que foi quando encontrou a educação positiva.

"Enquanto ele crescia, eu fui entendendo um pouco que eu não queria reproduzir um ciclo violento de traumas, e que eu precisava me munir e buscar um conhecimento sobre educação positiva e outras perspectivas de educação. Foi quando eu comecei a falar sobre o assunto na internet apenas para ajudar outras mães e, quando percebi, isso tinha virado um trabalho", contou Priscilla.

A pandemia foi o estopim para que a ex-advogada pudesse entender que a sua pesquisa pessoal para aprimorar a educação do filho também poderia se tornar um trabalho. As redes sociais foram os acessórios principais para que Priscilla pudesse perceber o interesse de amigas, mães e pais pelo assunto da educação respeitosa. Primeiro, começaram os stories informais, no Instagram, falando sobre hábitos específicos que poderiam ser adaptados para uma rotina mais positiva e respeitosa que funcionavam com seu filho. Com isso, Priscilla recebia mensagens pedindo mais dicas sobre o assunto e, foi aí, que entendeu a dimensão do que aquilo poderia se tornar.

Atualmente, a educadora parental trabalha com palestras, mentorias para pais e responsáveis, e produzindo conteúdo para o seu perfil falando sobre a educação positiva, dores da maternidade, estilos de vida e até mesmo, sobre sua transição de carreira. Além disso, Priscilla também estuda uma pós-graduação de Neurociências e Desenvolvimento Infantil para que tenha o conhecimento científico das novas práticas de educação.