Por: Raphaela Cordeiro

Linha Verde registra aumento de denúncias

Alguns animais precisam ser encaminhados para cuidados veterinários | Foto: Divulgação/SEAS

Por Raphaela Cordeiro

As cidades de Petrópolis, Nova Friburgo e Teresópolis apresentaram aumento no número de denúncias de crimes ambientais nos três primeiros meses deste ano. Os crimes mais comuns registrados nestas cidades foram o de maus-tratos a animais, desmatamentos florestais e a guarda e comércio de animais silvestres. Os dados são do Linha Verde, o programa de denúncias ambientais do Disque Denúncia.

A cidade de Petrópolis soma, nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2024, 83 denúncias feitas ao Linha Verde. O número é maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram 74 denúncias. Entre os crimes mais comuns neste ano, o de maus-tratos a animais disparam na frente, com 26 denúncias registradas. Em seguida está o desmatamento florestal com 18 ocorrências e a construção irregular, com 17. As regiões da cidade que mais apresentaram casos de crimes ambientais foram Posse (7), Itaipava (6) e Araras (5).

Em Nova Friburgo, o programa recebeu 60 denúncias neste ano, frente a 51 registros no mesmo período de 2023. Os casos de desmatamento florestal se destacam, somando 22 denúncias. No ano passado, este tipo de crime também esteve na frente, somando 71 casos ao longo de todo o ano. Outro crime comum na cidade é a guarda e comércio de animais silvestres, que somam 16 ocorrências nos primeiros meses deste ano. Nos 12 meses do ano passado, foram 29 ocorrências deste tipo. A maior parte dos crimes foram registrados nas regiões de Cascatinha (5) e Conego (4).

De acordo com os dados do Linha Verde, a cidade de Teresópolis já soma 51 denúncias. O número representa mais do que o dobro do que foi registrado nos três primeiros meses do ano passado, um total de 25 denúncias. Até o momento, o crime mais comum na cidade é o desmatamento ambiental, com 14 ocorrências. No ano passado, foram 49 denúncias deste tipo. Em seguida, já foram atendidos 12 casos de maus-tratos a animais e 9 de extração irregular de árvores. As regiões da cidade que mais apresentaram casos de crimes ambientais foram Albuquerque (12) e Pimenteiras (3).

 A população de todo o Estado do Rio pode denunciar crimes contra o meio ambiente ao Linha Verde, do Disque Denúncia através do telefone (21) 2253-1177 e 0300 253 1177,- ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.