Por: Redação

BR-040 e radar banda X: pressão da sociedade impulsiona ação dos governos

Presidente da CDL, Cláudio Mohammad, representa o movimento Petrópolis 2030 | Foto: Divulgação

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) fez uma série de vistorias na Região Serrana Fluminense. O objetivo é otimizar a instalação de dois radares meteorológicos banda x, que irão ajudar na identificação e no rastreio de tempestades à distância. A próxima visita está prevista para esta semana, no município de Cordeiro. Lá, os técnicos irão vistoriar um terreno que possa atender à cidade de Nova Friburgo. A previsão é que as vistorias se encerrem até o final do mês e o local seja decidido até junho.

A medida, é em resposta a uma cobrança dos municípes, especialmente, de Petrópolis, devido à necessidade de melhorar as previsões climáticas, para evitar novas catástrofes. Outra cobrança da sociedade civil organizada é a revitalização da rodovia BR-040, que liga Petropolis ao Rio de Janeiro. Na última chuva, em março desde ano, a rodovia ficou mais de 10 horas fechadas devido à instabilidade climática e de infraestrutura da pista. As duas ações, que fazem parte de uma lista de 20 projetos propostos pelo Movimento Petrópolis 2020, que consideram essenciais para destravar a economia da cidade, e começam a serem solucionadas.

O governo do Estado vai investir R$ 34 milhões na compra e instalação de dois radares com a tecnologia alemã que é capaz de prever temporais com até quatro horas de antecedência, em Petrópolis e Friburgo. Já sobre a BR-040, o Tribunal de Contas da União deu ultimato ao governo federal para que licite o trecho entre Rio e Juiz de Fora, principal acesso a Petrópolis, e que a nova concessão cumpra obras como a nova pista de subida da serra.

"Esses movimentos recentes não surgiram por mero impulso administrativo, mas, sim, como resultado direto da pressão e do engajamento da sociedade como o Movimento Empresarial 2030. Ser essa voz que representa a coletividade, sobretudo empresarial, é importante para que a cidade saia da inércia", pontua Cláudio Mohammad, presidente da CDL Petrópolis, uma das 26 entidades que compõe o grupo.

O Tribunal de Contas da União deu prazo de 60 dias para apresentação do edital de licitação e subsequente lançamento do certame pelo Ministério dos Transportes. Este desdobramento pressupõe uma aceleração considerável dos processos licitatórios paralisados frente à tendência do governo federal, já expressada publicamente, em renovar contrato com a atual empresa gestora da rodovia.

Já o radar banda x, ganhou visibilidade com cobranças dos empresários, legisladores e tomou impulso em ser incluído em um protocolo de ações elencados pelo Ministério Público do Estado com medidas de prevenção, preparação e resposta a desastres naturais, iniciativa obrigatória para Petrópolis. O equipamento possui um alcance de 100 km de raio capaz de identificar com antecedência a formação de precipitações prevendo intensidade, turbulência, velocidade dos ventos e direção das tempestades.

"Essas ações, embora distintas em sua natureza, convergem em sua relevância para as estratégias empresariais futuras. A exigência do TCU em relação à BR-040 promete impactar não apenas o setor rodoviário, mas também o ambiente de negócios, influenciando as projeções de investimento e desenvolvimento econômico. Da mesma forma, a implementação do radar banda X representa uma resposta proativa aos desastres climáticos e dá segurança à população e a investidores", analisa Cláudio Mohammad.