Por:

Chegada de fábricas usufruem da mão de obra agrícola local

Dentro das séries de inaugurações, em Inoã, foi aberta a primeira fábrica da rede de Açougue Vegano do município, que integra o programa Bem-Viver Alimentar, encomenda tecnológica do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), realizado em parceria com a Vegan Food, especializada em alimentos sem origem animal.

Trata-se de uma iniciativa onde serão feitas compras de jacas e aipim dos agricultores locais para produção de alimentos veganos para serem distribuídos em escolas, hospitais e no Restaurante Municipal Mauro Alemão.

Também foi entregue a Fábrica de Rações que passa a fazer parte do Centro de Inovação em Aquicultura de Maricá(Ciamar). Trata-se de uma indústria inovadora para o complexo de pescados do município que fica localizada na Fazenda Pública Joaquín Piñero.

Com expectativa de produção de 400 toneladas por ano, a Fábrica de Rações, vai produzir alimento para camarões e outros pescados, em Maricá, garantindo o controle da nutrição e a diminuição do custo.

O complexo, que já opera com a produção de camarões, é uma iniciativa da Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF).

Saneamento básico e saúde dão salto em Maricá

Dando sequência ao planejamento sanitário em Maricá, também foi entregue à população a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Inoã, que contará com cerca de 13 quilômetros de extensão, dois mil metros de linhas de recalque e três elevatórias. Após o processamento, o esgoto tratado será destinado ao rio Taquaral. Ao final, o sistema beneficiará mais de oito mil maricaenses.

Em três anos de atividades da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), a cidade deu um salto na cobertura de esgoto, que antes era de apenas 3% de rede, localizada somente no centro da cidade, para mais de 30%. A EPT Inoã vai atender mais de 60 mil maricaenses.

A Prefeitura inaugurou ainda a Unidade de Saúde da Família (USF) Milton dos Santos, no bairro Itaocaia Valley, em Itaipuaçu. O espaço fica próximo à Escola Municipal Rita Sampaio Cartaxo e é fundamental para oferecer atendimento primário qualificado a cerca de 3 mil cadastrados, que residem na região. No local, a população conta agora com a atuação de uma equipe de saúde da família completa, além de profissionais de saúde bucal e farmacêutico.

A unidade é composta por três consultórios e salas de vacinação, procedimentos, curativo, saúde bucal, espera, administrativa e dos agentes comunitários de saúde. Em outra frente, há recepção, farmácia, almoxarifado, depósito de lixo comum, depósito de lixo infectante, depósito de material de limpeza (DML), copa e banheiros — incluindo adaptados às pessoas com deficiência (PCD).