Chegada de fábricas usufruem da mão de obra agrícola local

Agenda do dia do aniversário da cidade começou com missa solene na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo

Por

Dentro das séries de inaugurações, em Inoã, foi aberta a primeira fábrica da rede de Açougue Vegano do município, que integra o programa Bem-Viver Alimentar, encomenda tecnológica do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), realizado em parceria com a Vegan Food, especializada em alimentos sem origem animal.

Trata-se de uma iniciativa onde serão feitas compras de jacas e aipim dos agricultores locais para produção de alimentos veganos para serem distribuídos em escolas, hospitais e no Restaurante Municipal Mauro Alemão.

Também foi entregue a Fábrica de Rações que passa a fazer parte do Centro de Inovação em Aquicultura de Maricá(Ciamar). Trata-se de uma indústria inovadora para o complexo de pescados do município que fica localizada na Fazenda Pública Joaquín Piñero.

Com expectativa de produção de 400 toneladas por ano, a Fábrica de Rações, vai produzir alimento para camarões e outros pescados, em Maricá, garantindo o controle da nutrição e a diminuição do custo.

O complexo, que já opera com a produção de camarões, é uma iniciativa da Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF).

Saneamento básico e saúde dão salto em Maricá

Dando sequência ao planejamento sanitário em Maricá, também foi entregue à população a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Inoã, que contará com cerca de 13 quilômetros de extensão, dois mil metros de linhas de recalque e três elevatórias. Após o processamento, o esgoto tratado será destinado ao rio Taquaral. Ao final, o sistema beneficiará mais de oito mil maricaenses.

Em três anos de atividades da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), a cidade deu um salto na cobertura de esgoto, que antes era de apenas 3% de rede, localizada somente no centro da cidade, para mais de 30%. A EPT Inoã vai atender mais de 60 mil maricaenses.

A Prefeitura inaugurou ainda a Unidade de Saúde da Família (USF) Milton dos Santos, no bairro Itaocaia Valley, em Itaipuaçu. O espaço fica próximo à Escola Municipal Rita Sampaio Cartaxo e é fundamental para oferecer atendimento primário qualificado a cerca de 3 mil cadastrados, que residem na região. No local, a população conta agora com a atuação de uma equipe de saúde da família completa, além de profissionais de saúde bucal e farmacêutico.

A unidade é composta por três consultórios e salas de vacinação, procedimentos, curativo, saúde bucal, espera, administrativa e dos agentes comunitários de saúde. Em outra frente, há recepção, farmácia, almoxarifado, depósito de lixo comum, depósito de lixo infectante, depósito de material de limpeza (DML), copa e banheiros — incluindo adaptados às pessoas com deficiência (PCD).