Detran-RJ promove ações educativas em alusão ao Maio Amarelo

Iniciativas aconteceram nas Zonas Norte e Sul, e tiveram apoio do Correio da Manhã

Por Carlos Martins

Ação promovida pelo Detran-RJ no Aterro do Flamengo. Entorno do Estádio Nilton Santos (Engenhão) também recebeu campanha de conscientização

Fotos CM - Equipe do Correio da Manhã na ação do Aterro do Flamengo

Divulgação - Ação promovida pelo Detran-RJ no Aterro do Flamengo. Entorno do Estádio Nilton Santos (Engenhão) também recebeu campanha de conscientização

CM - Participantes ganharam material educativo

CM - Brindes também foram oferecidos no Engenhão

 

Conscientizar para prevenir. A frase até pode ser rotulada como clichê. No entanto, nunca será demasiada, considerando as mais diversas ações que buscam preservar o bem mais precioso que temos: a vida. Seguindo esta premissa fundamental, o Maio Amarelo apresentou novamente a sua proposta, neste ano de 2024. A campanha foi lançada oficialmente no dia 2 de maio pelo Ministério dos Transportes, através da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). E o tema escolhido, por meio de voto popular, foi "Paz no trânsito começa por você". Ações foram realizadas no decorrer do mês, com uma série de medidas desenvolvidas por órgãos que integram o Sistema Nacional de Trânsito (SNT).

O diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Luciano Lourenço, destacou, durante na abertura da campanha anual, a importância da empatia e das atitudes individuais e coletivas para garantir paz e segurança no trânsito. "Quando a gente fala de paz no trânsito, a gente fala de atitudes. Atitudes que minimamente ou majoritariamente promovem a vida."

Dados do Ministério da Saúde, que monitora as internações e as mortes no trânsito, constataram que em 2022, cerca de 34 mil pessoas perderam a vida no país em decorrência de acidentes de trânsito. Foram contabilizadas ainda 212 mil internações, gerando um custo total de R$ 350 milhões para o setor.

No Rio de Janeiro, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RJ), cumpriu sua missão ao elaborar campanhas de conscientização em diversas regiões da capital e do Estado, e que tiveram o apoio do Grupo Correio da Manhã.

Na cidade do Rio de Janeiro, a iniciativa do Detran contemplou especificamente nesta reta final, as Zonas Norte e Sul, sendo os arredores do Estádio Nilton Santos (Engenhão) e o Aterro do Flamengo, as áreas escolhidas para a abordagem da campanha, que visa a redução das mortes no trânsito, por meio da educação dos condutores de veículos. Em ambos os locais, equipes do Detran reforçaram a necessidade de um ambiente saudável no trânsito.

*Com informações da Agência Brasil