Por:

Maratona do Rio movimenta o feriado

Provas aconteceram de 29 de maio a 2 de junho | Foto: Governo do Rio

Neste fim de semana, aconteceu a 22ª Maratona do Rio, o principal evento de corridas de rua da América Latina. Com o tema "O Brasil corre para o Rio", os organizadores acreditam que reuniram cerca de 45 mil corredores e mais de 120 mil espectadores no evento, durante os dias 29 de maio a 2 de junho, com as provas de 5K, 10K, 21K e 42K, além do desafio da Cidade Maravilhosa (21k 42k).

"O Governo do Estado tem muito orgulho em apoiar a Maratona do Rio por meio da Lei estadual de Incentivo ao Esporte. É um evento que a cada edição se consolida como uma das mais tradicionais provas de corrida de rua do mundo, atraindo um número cada vez maior de turistas e participantes. Isso demonstra o potencial do Rio de Janeiro, com toda sua estrutura e seus atrativos naturais, para sediar provas dessa grandiosidade, se consolidando como um dos principais destinos de eventos esportivos do país", afirmou o secretário estadual de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.

Os participantes tiveram o privilégio de correr por alguns dos cenários mais espetaculares do Rio, passando pela Praia de Copacabana, o Aterro do Flamengo, a Lagoa Rodrigo de Freitas e a orla da Zona Sul. O percurso incluiu um trecho da Maratona Olímpica Rio 2016 e foi completamente plano, ideal para quem busca bater recordes pessoais ou alcançar índices para outras competições.

"A Maratona do Rio é uma prova consolidada no calendário de corridas não apenas nacional, mas também internacional. Temos corredores de todos os estados do país vindo para o Rio de Janeiro. Estamos ansiosos para mais uma edição histórica da Maratona do Rio, e convidamos a todos a participaram dessa celebração do esporte que movimenta o Rio de Janeiro em todos os sentidos. Esse ano, melhoramos os percursos para trazer mais conforto aos atletas e fluidez às provas, pensando até em quebra de recordes", afirma João Traven, diretor da Spiridon e um dos fundadores da maratona.

A Maratona do Rio se destaca não apenas pela competição, mas também por ser um festival que celebra a cultura e a música. A Marina da Glória, ponto central das atividades, abrigou o Village Maratona, que recebeu uma vasta programação cultural, incluindo shows e atividades do Sesc.

Lei de Incentivo ao Esporte

Apoiada pela Lei de Incentivo ao Esporte do Rio de Janeiro, o evento promove a saúde, o esporte e a cultura, oferecendo uma experiência única para corredores e espectadores. A lei estadual é uma importante ferramenta de gestão, criada para impulsionar o desenvolvimento esportivo em todo o território por meio da renúncia fiscal de uma pequena parcela do ICMS.