Com o objetivo de ampliar o conhecimento para a execução das políticas públicas da comunicação, as Secretarias Estaduais de Comunicação (as Secoms) de diversos estados irão participar nos dias 4 e 5 de junho, do 5º Fórum Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação. Para essa edição a cidade escolhida foi a capital do país, assim diversos comunicadores estarão em Brasília para o encontro que tem entre um dos principais temas a serem debatidos o uso e uma possível regulamentação da Inteligência Artificial (IA), que está desempenhando função cada vez mais importante no marketing político.
Com a oferta de novas maneiras de entender e interagir com os diversos públicos, a IA está moldando o futuro a partir de análise avançada de dados, auxiliando a segmentação de audiência personalizada, criando automações de campanhas cada vez mais direcionadas e identificando tendências a partir da análise do sentimento dos usuários das redes. Dessa maneira, utilizando a IA de maneira certa, a comunicação pode chegar com cada vez mais excelência ao público. Com isso, o fórum ganha uma importância imensa para o futuro da comunicação.
O evento terá a participação de representantes de todas as regiões do Brasil. Os convidados vão ter a oportunidade de discutir sobre as mudanças provocadas na área da comunicação pública, a partir da integração do marketing político com as ferramentas de inteligência artificial disponíveis. O professor Silvio Meira, acompanhado pela especialista em marketing digital, Rosário Pompeia, será o responsável por comandar esse momento de reflexão. Sílvio é um dos maiores especialistas em Inteligência Artificial do Brasil, e também cientista chefe de uma empresa em consultoria estratégica em negócios digitais. Tema que ainda será tratado pelo senador Eduardo Gomes (PL-TO), relator do projeto que tramita no Congresso Nacional sobre a IA.
Durante o 5º Fórum Nacional, o diretor de Relações Institucionais da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Roberto Muniz; o presidente da Associação Brasileira de Imprensa, Octávio Costa; o ministro Alberto Balazeiro, do Tribunal Superior do Trabalho; e o presidente do Conselho Nacional dos Procuradores Gerais do Ministério Público dos Estados e da União, Jarbas Soares, vão fazer parte de debates fundamentais à realidade da comunicação pública ética e eficiente, junto aos representantes estaduais.
Outro ponto de destaque será a mesa redonda que vai explorar as tendências e perspectivas para as eleições municipais deste ano. Neste momento, representantes do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI) e de um instituto de pesquisa privado vão compartilhar suas análises e insights com os participantes, em um diálogo que promete enriquecer a compreensão do cenário político em âmbito municipal, regional e estadual.
Segundo dia de evento
O Secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo de Catão vai falar com os representantes estaduais sobre a realidade do trânsito no Brasil e seus reflexos sociais. A conversa sobre a importância do Live Marketing na Comunicação Governamental será conduzida pela presidente da Associação de Marketing Promocional, Heloísa Santana, e os desafios da comunicação pública no Brasil do século XXI serão abordados pela presidente da Associação Brasileira e Comunicação Pública, Cláudia Lemos.
Outro tema central do evento será a TV 3.0, a próxima geração da televisão digital no Brasil, projetada para substituir o atual sistema de TV digital (TV 2.0). O objetivo dessa evolução é oferecer uma melhor qualidade de imagem e som, maior interatividade e um uso mais eficiente do espectro de frequências. O conteúdo será abordado pelo presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, Flávio Lara Rezende.
Programação
Os representantes estaduais também terão a chance de falar sobre a comunicação e importância das ações de preservação do meio ambiente em todos os estados, o desafio do combate à desinformação, e detalhar regras de compliance e regulamentação das profissões ligadas à comunicação pública e política. Ao final do evento, os gestores de comunicação dos Estados serão convidados a assinar uma carta-compromisso, unindo forças para melhorar, ainda mais, a comunicação pública em todo o país.