Por: Mayariane Castro

Junho vermelho: é hora de doar sangue

Doar sangue é importante ato de solidariedade. Saiba como fazer para doar | Foto: Thomaz Silva/Agência Brasil

Em meio a tantas cores, a primeira que aparece no arco-íris é o vermelho. Esta cor é a que representa uma das lutas mais importantes. Junho vermelho, mês de conscientização sobre a importância da doação de sangue, que é comemorado junto ao dia mundial do doador de sangue, no dia 14 de junho.

Para marcar o mês, a Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) e o Boulevard Shopping fizeram uma parceria para uma edição especial da Linha Vermelha, transporte gratuito para doadores. Entre os dias 11 e 27 deste mês, uma van fará o trajeto entre o shopping e o Hemocentro, na Asa Norte, para facilitar o deslocamento.

A ação faz parte da campanha Junho Vermelho: Unidos pela Vida, do Hemocentro de Brasília. Para celebrar a data e incentivar a população a doar sangue para colaborar com o aumento dos estoques de sangue, o Hemocentro também promoverá palestras sobre doação de sangue, formação de multiplicadores e de organizadores de grupos de doação, além de distribuição de brindes.

Segundo dados divulgados pelo próprio Hemocentro de Brasília, atualmente o estoque se encontra abaixo do adequado para os tipos sanguíneos O , O- e B. Para manter o estoque sanguíneo, é necessário o mínimo de 180 bolsas coletadas diariamente e que a corrente de doações se mantenha constante, o que, no entanto, não vem acontecendo.

Celebração

Fernanda Karen, 24 anos, é analista de Comunicação e conta com uma tradição incomum, mas muito nobre, para comemorar o seu aniversário. Todo ano, ela reúne seus amigos e faz a eles um único pedido: que doem sangue com ela como presente de aniversário. Aqueles que não podem estar presentes no dia marcado se comprometem a estar em uma nova data e mandar comprovação de que a doação foi feita.

Suas motivações para doação são mais que especiais. “Minha mãe é paciente renal e precisou de uma transfusão de sangue. Algum tempo depois, vi um anúncio no hemocentro falando sobre a baixa no banco de sangue. Como minha mãe recebeu ajuda, senti que poderia, de certa forma, continuar essa corrente e ajudar outra pessoa. Coincidentemente, era a semana do meu aniversário. Então, aproveitei para pedir aos meus amigos que doassem sangue como presente. Estamos no quinto ano doando regularmente”.

Ela diz que são muitas memórias e situações nas quais ela esteve presente diretamente na doação de sangue e no Hemocentro. Quando questionada sobre qual seria sua memória favorita e mais importante em relação a isso, Fernanda responde que foi doar sangue acompanhada de sua mãe, agora sem problemas renais, porque ela foi a causa inspiradora de toda a situação para Fernanda. A analista enfatiza o que doar sangue significa para ela

“Doar sangue significa solidariedade e gratidão. É uma forma de retribuir a ajuda recebida e de manter uma corrente de apoio a quem necessita. A doação de sangue se transforma em um ato altruísta, simbolizando a continuidade da vida e a conexão entre as pessoas. No caso específico do aniversário, tornou-se uma tradição significativa, onde a celebração pessoal se alinha com um gesto de generosidade, beneficiando aqueles que dependem dessa doação para sobreviver”, diz Fernanda.

Como doar

A edição especial da Linha Vermelha estará disponível às terças e quintas, com horários de saída do shopping às 9h30 e às 14h30. A van buscará os candidatos à doação no Ponto Vermelho, local marcado e sinalizado dentro do Shopping Boulevard. Para realizar agendamento de doações, é possível fazer através do site Agenda DF ou ligando para o telefone 160 para checar disponibilidade de vagas.

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Para quem passou por cirurgia, exame endoscópico ou adoeceu recentemente, como covid-19, é preciso checar informações diretamente com o hemocentro para checar aptidão. Pessoas que fizeram tatuagem precisam esperar um ano para poder doar. Pacientes diagnosticados com dengue clássica devem esperar 30 dias, e para dengue hemorrágica, o prazo é de seis meses.

Como parte da campanha Junho Vermelho, o Hemocentro de Brasília realizará três visitas externas com a unidade móvel neste mês. A primeira ação aconteceu na sexta-feira passada (7), na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no Gama. Em 14 de junho, no Dia Mundial do Doador de Sangue, a ação será feita no Palácio do Buriti, como parte da campanha “Mulheres no Poder Doando Sangue e Salvando Vidas 2024”. No dia 27, a Presidência da República receberá a unidade móvel de coleta externa, no Palácio do Planalto.