Por:

Entrada de turistas no Brasil cresce 14,8% em maio

Desde 2020, país não registrava a entrada de tantos turistas no quinto mês do ano | Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O mundo voltou a olhar o Brasil e reconhecer seu potencial turístico. É o que demonstra o mais recente dado de turistas estrangeiros que visitaram o país. Segundo levantamento do Ministério do Turismo, em parceria com a Embratur e com a Polícia Federal, no mês de maio, 335.652 viajantes internacionais estiveram em solo brasileiro, um crescimento de 14,8% na comparação ao mesmo mês no ano anterior. Desde 2020, o país não registrava a entrada de tantos turistas no quinto mês do ano.

O crescimento não se limita apenas a maio. No acumulado dos primeiros cinco meses primeiros meses de 2024, o Brasil já recebeu 3,2 milhões de turistas internacionais. Este número é 8,6% superior ao registrado entre janeiro e maio de 2023, quando o país foi destino para 3.005.505 visitantes.

O aumento no fluxo de turistas internacionais é um incremento financeiro importante para a economia brasileira, especialmente em setores como hotelaria, gastronomia e transporte, que dependem diretamente do turismo, como ressalta o ministro do Turismo, Celso Sabino.

"Com esses números promissores, o Brasil reforça a imagem de estar no topo da lista de destinos mais desejados na América Latina. E a expectativa é que o setor continue a crescer nos próximos meses, principalmente com a realização de eventos importantes, como a reunião do G20 e o Rock in Rio. Uma movimentação turística que impacta no desenvolvimento econômico e na geração de empregos no país", destacou.

A Argentina segue sendo o principal país emissor. Desde o início do ano, 1,1 milhão turistas do país vizinho vieram ao Brasil. Em seguida, aparecem os Estados Unidos, que enviaram 298 mil viajantes internacionais, seguidos do Chile, com mais de 294 mil turistas chegando em solo brasileiro.

O governo federal tem desenvolvido uma série de ações para impulsionar o Brasil como destino para viajantes internacionais, como a melhoria na infraestrutura turística, a ampliação da conectividade aérea e a realizações de campanhas promocionais em potentes mercados turísticos, principalmente no fortalecimento da participação brasileira em grandes eventos e feiras internacionais.

Outra recente iniciativa para atrair mais turistas estrangeiros é o Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI) que prevê parcerias público-privadas com companhias aéreas e aeroportos com foco na ampliação do número de voos internacionais para destinos brasileiros. Na primeira rodada do programa, houve um aumento na oferta de mais de 70 mil assentos em voos internacionais para o Brasil. A expectativa que o crescimento represente 21 mil visitantes a mais, gerando uma receita de aproximadamente US$ 25 milhões.

Não Cancele, Reagende!

O MTur lançou, no último sábado (15), em evento musical de Brasília, o movimento "Um Novo Destino", voltado para a reconstrução do Rio Grande do Sul, por meio do turismo. Com o apoio de artistas e produtores culturais, o MTur fez ativações durante as apresentações do Funn Festival 2024, que acontece todos os finais de semana na capital federal. A primeira ativação aconteceu no sábado, nos shows dos cantores Leonardo e César Menotti e Fabiano, quando foi exibido o vídeo "Não Cancele, Reagende", com o objetivo de conscientizar o público sobre a importância de manter o turismo local ativo. O evento também contou com participação de dança tradicional gaúcha da artista Ana Terra, durante a troca de palco.

"Além das doações voluntárias, não podemos esquecer que o Rio Grande do Sul tem atrativos e cultura únicos. Por isso, é importante não cancelar e sim reagendar as viagens para o estado. Contamos com o apoio de cada brasileiro para fortalecer e revitalizar o turismo gaúcho, promovendo a economia local e preservando nossa rica cultura", disse o ministro do Turismo, Celso Sabino.

A próxima ativação terá uma churrascada ao som de músicas e danças gaúchas no palco da Vila Gastronômica do local. Também estará disponível, durante toda a programação do festival, o "QR Code SOS Rio Grande do Sul", permitindo que os visitantes façam doações voluntárias para apoiar a reconstrução do turismo no estado.

Em um esforço conjunto do Governo Federal para ajudar o Rio Grande do Sul a contornar dificuldades provocadas pelas chuvas, o Ministério do Turismo vem adotando ações para auxiliar a manutenção e a recuperação do setor no estado. Uma delas é a disponibilidade de R$ 200 milhões do Fundo Geral de Turismo (Novo Fungetur), voltados à concessão de financiamentos com condições especiais a atividades turísticas prejudicadas.

O MTur também desenvolve, nas redes sociais oficiais da Pasta, a campanha "Não Cancele, Reagende!", que incentiva visitantes a reprogramarem viagens ao estado. Outra iniciativa é a articulação, junto ao Ministério de Portos e Aeroportos, de uma malha aérea emergencial para o Rio Grande do Sul.

Também está sendo planejada a promoção de destinos gaúchos no Salão Nacional do Turismo, marcado para agosto, no Rio de Janeiro (RJ), bem como em feiras internacionais do setor, com a FIT, da Argentina, um dos maiores emissores de turistas estrangeiros para o estado.

Com informações de Fábio Marques e Paula Rosa (MTur)