Por:

Aeroportos brasileiros entre os mais pontuais do mundo

Congonhas, em SP, está entre os destaques. Além de outros dois em Brasília e no Rio | Foto: Marco Ambrosio/Ato Press/Folhapress

IOs aeroportos brasileiros estão mais pontuais do que nunca! Uma pesquisa da empresa de estatística aeroportuária Cirium revelou os aeroportos mais pontuais do mundo em maio de 2024. Dividindo os espaços aeroportuários em quatro categorias: Globais, Grandes, Médios e Pequenos, a pesquisa destacou diversos aeroportos brasileiros, com ênfase para o Aeroporto Internacional de Brasília, Congonhas, em São Paulo e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, cada um em uma categoria de tamanho específica.

Dentre os chamados Globais, que oferecem de 25 a 40 milhões de assentos e atendem pelo menos três regiões do mundo, o único representante brasileiro da categoria, o Aeroporto de Guarulhos -SP (GRU) ficou com a sexta posição, garantindo 84,80% de pontualidade. Já na categoria grandes aeroportos, com 25 a 40 milhões de assentos, mas sem atender a pelo menos três regiões do mundo, o aeroporto de Congonhas (SP) ganhou a segunda posição de mais pontual do mundo com 88,53%. Guarulhos também aparece nesta última categoria, mas em nono lugar.

Dentre os médios, com 15 a 25 milhões de assentos oferecidos, os brasileiros tiveram ainda mais destaque. O Aeroporto Internacional de Brasília (BSB) ficou em primeiro lugar, com 93,40% de pontualidade, seguido por Santos Dumont (SDU), no Rio de Janeiro, com 92,96%. Viracopos (VCP), em Capinas, ganhou a sexta posição da categoria, com 85,53% de pontualidade.

Já na categoria dos pequenos aeroportos, com 5 a 15 milhões de assentos, cinco terminais brasileiros ficaram entre os 20 mais pontuais, destacando o Galeão (GIG), no Rio de Janeiro na oitava posição com 89,62% de pontualidade, seguido por Salvador (SSA), com 89,56%; Curitiba (CWB), com 89,33%; Fortaleza (FOR), 87,80% e Belo Horizonte (CNF), com 87,51% de pontualidade.

Mais de 3,7 milhões

Ainda conforme dados do Ministério do Turismo, a movimentação de passageiros em voos dentro do Brasil continua crescendo em 2024. De janeiro a maio deste ano, mais de 36,7 milhões de viajantes circularam pelo país. No ano passado, o registro para o mesmo período foi de 36,6 milhões. Apenas em maio, 7,1 milhões de passageiros passaram pelos aeroportos brasileiros.

Os dados estão disponíveis no relatório de demanda e oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que está atualizado com os números do setor até o mês de maio de 2024. O número de assentos ofertados pelas companhias aéreas nesse período foi de 47.557.449.

O MTur desenvolve várias ações para estimular o brasileiro a viajar mais pelo país. Uma delas é o "Conheça o Brasil: Voando", uma parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos, Abear e empresas aéreas. O programa envolve, por exemplo, o aumento da oferta de voos e a opção de "stopover", já disponível em cidades como São Paulo (SP) e Brasília (DF). Na modalidade, com a mesma passagem, o turista visita um local intermediário antes de seguir ao destino final.

Já o "Conheça o Brasil: Realiza" permite o acesso de correntistas do Banco do Brasil a uma linha de crédito voltada à aquisição de serviços turísticos, com condições diferenciadas. O trabalho do MTur também engloba o "Conheça o Brasil: Cívico". A iniciativa, que motiva estudantes, professores e pesquisadores a visitarem destinos conectados à história nacional, tem um projeto-piloto desenvolvido em Brasília (DF) e cidades do entorno da capital.

Internacionais

A movimentação de passageiros internacionais teve a melhor marca para o mês de maio na história. Foram mais de 1,9 milhão de passageiros em voos internacionais no período, 18,2% a mais que o registrado em maio de 2023. Os dados relativos à oferta de assentos internacionais, medida em assentos por quilômetro ofertados (ASK), também são positivos, com um aumento de 14,4% em relação a maio de 2023.

Para atrair mais voos internacionais para o Brasil, o governo federal lançou o Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI). A iniciativa é fruto de uma parceria entre os Ministérios do Turismo, de Portos e Aeroportos e a Embratur, que atuaram em dois eixos: ampliação da oferta de assentos regulares em voos internacionais e melhoria da experiência dos turistas em aeroportos brasileiros.

Na primeira etapa, foram criados mais de 70 mil novos assentos ligando destinos internacionais ao Brasil. Espera-se que, ao fim dessa nova rodada, pelo menos 10.956 novos assentos sejam disponibilizados, totalizando assim 81.100 assentos.

Com informações de Paula Rosa e Cláudia Bispo (MTur)