Por: Redação

Marca de roupas faturou R$ 10 milhões em três anos

A trajetória de Luana começou em Mogi das Cruzes, São Paulo, quando ela tinha entre 16 e 17 anos | Foto: Reprodução

Luana Amy, CEO da Las Clothing, marca de roupas, que viralizou nas redes sociais e se transformou em um dos maiores cases de marketing de influência dos últimos tempos. Com apenas 3 anos, a loja teve um faturamento acumulado de 10 milhões (em agosto de 2023). Em abril de 2023, utilizando uma estratégia inovadora de marketing de influência, ela obteve 533 mil vendas finalizadas. O sucesso é tão grande que a empresária passou a ser requisitada para palestras e eventos para “falar” sobre suas estratégias.

A trajetória de Luana começou em Mogi das Cruzes, São Paulo, quando ela tinha entre 16 e 17 anos. Inicialmente, ela criava roupas para si mesma e as produzia com a ajuda de costureiras. Vendia itens em brechós e fazia freelances de assessoria de influência, produzindo conteúdos para perfis de influenciadoras digitais demonstrando desde cedo o espírito empreendedor.

O ponta pé inicial seria apenas o começo para criar e fundar a Las Clothing. Com design próprio, focado no público da geração Z, que conversa com a empresária de igual para igual, a empresa começou de forma espontânea, ainda quando ela era estudante e tinha o sonho de estudar medicina na USP. Luana estudava para a Fuvest, o vestibular da Universidade de São Paulo, um dos mais concorridos do país. Isso acontecia em paralelo à produção de roupas. A divulgação das peças era feita em sua própria conta e despertava a curiosidade das pessoas. A marca é uma abreviação do seu nome e foi registrada oficialmente, com CNPJ, em 2020. Quando Luana tinha apenas 18 anos. Começando do zero e sem investimento inicial.

O contato com o ambiente de negócios fez a jovem mudar os planos. Desistiu de prestar medicina e em 2020 entrou na faculdade de marketing, na USP. Em 2021, aos 19 anos, faturou o seu primeiro milhão. Segundo a empresária, foi na pandemia que as vendas aumentaram muito.

A Las Clothing se destaca por seu compromisso com a humanização, criando uma conexão emocional com os clientes através de peças clássicas, colecionáveis, confortáveis e com estética clean. A marca foca em itens atemporais, mantendo um desejo contínuo entre suas clientes, que são extremamente fiéis e consomem todas as coleções. Por mês, recebe uma média de 2.500 pedidos com preço médio de R$ 279. Um dos carros chefes de marca é o Kimono Tricot.

O que fomenta o desejo de seu público é a influência que Luana possui. Com uma linguagem autêntica e carinhosa, a empresária se comunica diretamente com suas seguidoras. O que fez com elas, fiéis, se interessassem não apenas pelas roupas, mas pelo lifestylist da jovem.

“Eu percebi que, espontaneamente, por ser da mesma idade das minhas clientes, eu exercia também uma certa influencia. Pensei em uma forma de colocar a rotina da empresa, a minha rotina e me aproximar mais delas. E foi assim que criamos o grupo fechado. Ali eu comecei a compartilhar a minha vida, além da marca. Mas, sempre mantendo a conexão com o que acreditamos. Eu postava sobre skincare, minha unha da semana, os produtos de outras marcas que eu realmente consumia. Era natural, mas feito de forma estratégico, sempre pensando nessa conexão real com as meninas”, explica Luana.

O primeiro grupo, chamado de LAS Club, que atualmente conta com 16 mil meninas, obteve esse nome estrategicamente, já que era também o escolhido para o lançamento da nova coleção. Essa estratégia de marketing de influência viraliza conteúdos de forma orgânica e natural. E acabou despertando o interesse de outras marcas em parcerias com Luana. Que não se considera uma influenciadora digital, mas reconhece sua relevância.

“Um dia, espontaneamente, uma marca de cosméticos entrou em contato comigo e me ofereceu um cupom de desconto para as meninas que me acompanhavam no grupo. Despretensiosamente, aceite. Até porque era realmente um produto que eu usava, considerava bom e indicava. Então, pensei que seria legal gerar mais esse benefício para quem estava ali me acompanhando. Em um dia a empresa me ligou para fechar uma parceria maior. Os cupons haviam sido um sucesso. Ali eu entendi que muito além de uma empresária, eu conseguia conversar com o meu público diretamente e influenciar positivamente. E comecei a pensar como eu poderia trazer essa estratégia para a Las Clothing”, comenta a CEO.

Outra estratégia utilizada pela empresária para promover a marca foi a seleção cuidadosa das influenciadoras digitais que representariam a empresa. Sempre antenada, ela estuda o perfil das influenciadoras por no mínimo seis meses, assegurando que elas realmente tenham relevância para a loja. Esse cuidado resulta em parcerias autênticas e um marketing de relacionamento eficaz. O Influencer Marketing, utilizado por Luana, tem como objetivo de trabalhar com esses produtores de conteúdo, conhecidos como influenciadores digitais, é criar uma ponte entre sua marca e o público influenciado por eles, impactando positivamente na sua estratégia de marketing digital.

Porém, sabendo da influência na decisão de compra que essas meninas possuem, Luana não investe apenas em campanhas pagas (publis) e sim em relacionamento com elas, através de Estratégias Virais e Exclusivas Para comemorar os três anos da marca, a empresa enviou uma caixa comemorativa para 50 influenciadoras selecionadas cuidadosamente pela CEO.

O mimo apresentava uma versão exclusiva do Kimono de Tricô, em uma cor rosa, com uma polaroid do mesmo tom, personalizada, criada apenas para elas. Ao receberem o mídia kit, espontaneamente, as influenciadoras postaram nas redes sociais. Esse pré-lançamento gerou um enorme engajamento, levando o produto a esgotar em uma hora após o lançamento oficial. A loja teve um faturamento acumulado de 10 milhões (em agosto de 2023), devido a estratégia comemorativa, no dia do lançamento obteve 533 mil em vendas finalizadas.

Em abril de 2024, ela inovou a estratégia com uma nova abordagem. O que ela chamou de “Spoiler” da coleção, em uma brincadeira com o fato de somente as influencers terem acesso a dois novos modelos de tricôs, antes de qualquer lançamento da marca. Exclusivo, novamente a “estratégia” viralizou. E trouxe um engajamento espontâneo, aumentando as vendas de um ano para o outro.

“Estávamos comemorando 4 anos da marca. Eu queria uma conexão real com as influencers e surpreender, uma vez que a estratégia do ano anterior já havia sido um sucesso. Criei uma caixa, totalmente personalizada. Com logo da nova coleção. Com o nome que cada uma delas gosta de ser chamada, não o nome do perfil. Com um perfume de ambiente da Las Clothing e um mascote (um ursinho). Além de peças exclusivas e nunca antes divulgadas. Elas receberam esse presente com o carinho da marca. Muito além do objetivo da venda em si. A minha ideia é essa conexão real com elas e com as seguidoras”, explica Luana.

Apesar do sucesso, Luana mantém uma visão humilde e reconhece a importância de continuar aprendendo e se atualizando. Para os próximos dois anos, ela planeja focar na reestruturação interna da empresa, garantindo uma base sólida para futuras expansões e colaborações. Além disso, ela já pensa em preparar a marca para atender novas gerações, mantendo sempre o cuidado com o relacionamento e a personalização no atendimento. A marca estuda ainda futuros collabs com outras empresas.