5º Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação: 'Em defesa da liberdade de expressão e da ética'

Secretários Estaduais de Comunicação assinam carta compromisso

Por

Foram eleitos presidente, vice-presidente e secretário do Conselho, respectivamente, os secretários do Rio, Igor Marques (c); de Rondônia, Rosângela Aparecida da Silva (e); e do Rio Grande do Norte, Daniel Cabral (d)

Secretários Estaduais de Comunicação de todo o país se reuniram em Brasília para o 5º Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação. O evento discutiu também políticas públicas em comunicação, Inteligência Artificial, regulamentação da profissão de jornalista, trânsito e comunicação e desinformação

Os 26 secretários e representantes de secretarias estaduais de comunicação assinaram uma carta compromisso, nesta quarta-feira (5), no 5º Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação, em Brasília. O documento prioriza a defesa intransigente da liberdade de expressão, o fortalecimento da comunicação pública, a defesa do jornalismo profissional, o combate firme à desinformação e também registrou solidariedade às vítimas da tragédia climática sem precedentes no Rio Grande do Sul.

A Carta Compromisso também defendeu a Comunicação Pública como um dos pilares da democracia, acesso à informação de qualidade, o combate à censura e à manipulação, melhores condições de trabalho para jornalistas. Ainda foi proposta ao Governo Federal a implementação de uma política de comunicação que, em parceria com os estados, priorize a prestação de serviços e responsabilidade social, destacando as peculiaridades de cada região do País.

Para o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação, André Curvello, secretário de Comunicação do Estado da Bahia, "a carta faz a defesa da comunicação pública como política para atender a população. O documento foi assinado por 26 secretários de comunicação e tudo isso consolida um processo de amadurecimento do Conselho".

No evento, também foi eleito o novo presidente do Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação. O secretário de Comunicação do Estado do Rio de Janeiro, Igor Marques, foi o escolhido e terá mandato de um ano. A secretária Rosangela Aparecida da Silva, do Estado de Rondônia, foi eleita como vice presidente. Daniel Cabral, secretário do Rio Grande do Norte, foi eleito como secretário.

Temas debatidos

O 5º Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação teve uma extensa programação. O Fórum discutiu o combate à desinformação online e o Plano de Ação da UNESCO para Regular as Plataformas de Redes Sociais com Adauto Soares, coordenador de Comunicação e Informação, e Rafael Radke, Oficial de Projeto.

Outro assunto debatido no evento foi a desinformação e o risco de violação dos direitos humanos com Jarbas Soares, Presidente do Conselho Nacional dos Procuradores Gerais do Ministério Público dos Estados e da União. Ainda foi debatido o tema das pesquisas, como ferramenta de gestão com o especialista Marcelo Tokarski, do IPRI, e Pedro Barbosa, da Opnus Pesquisa de Opinião e Mercado.

Na quarta-feira (5), foi discutida a realidade do trânsito no Brasil e seus reflexos sociais com Adrualdo de Lima Catão, Secretaria Nacional de Trânsito. O senador Eduardo Gomes (PL-TO) tratou do Projeto de Lei sobre Inteligência. Outro tema abordado no encontro foi a importância e os desafios da comunicação pública no Brasil do século XXI, por Cláudia Lemos, presidente da Associação Brasileira de Comunicação Pública.

Heloísa Renata de Santana, presidente da Associação de Marketing Promocional, abordou como utilizar o Live Marketing na comunicação Governamental. A última apresentação do segundo dia de evento foi TV 3.0, com Cristiano Flôres, diretor Geral da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão.

Participaram do encontro: os secretários André Curvello (BA) - presidente do fórum, Flávia Mignoni (ES) - vice-presidente, Igor Marques (RJ), Nayara Lessa (AC), Ilziane Launé (AP), Laice Souza (MT), Vera Oliveira (PA), Lais Vita (SP), Rosangela Aparecida da Silva (RO), Joaldo Cavalcante (AL), Thiago Cafardo (CE), Frederico Fukagawa Hozano de Souza (MS), Raimundo Nonato Bandeira (PB), Cleber Mata (PR), Rodolfo Costa (PE), Daniel Cabral (RN), Alexandre Elmi (RS), Weber Negreiros (RR), João Paulo Gomes Vieira (RR), Márcio Rocha (TO) e Cleon Nascimento (SE).

Também participaram representando seus estados a secretária-adjunta Larissa Danielle Pacheco (AM), o secretário de Comunicação Gean Carlo Carvalho (GO), subsecretária Waldirene Oliveira (MA), a secretária-adjunta Barbara Botega (MG) e o coordenador-geral de Comunicação Mussoline Guedes (PI).

Com informações do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Comunicação

Divulgação - Durante dois dias, quinta edição do fórum reuniu os representantes de Comunicação dos estados em Brasília

Divulgação - Uma das palestras do segundo dia foi do Secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão

Divulgação - Edição Nacional do Correio da Manhã sendo conferida durante o evento com os secretários em Brasília