3ª edição da ExpoRio Turismo é aberta em grande estilo no Complexo Lagoon
Evento reúne a cadeia produtiva do segmento turístico das 12 regiões fluminenses, e segue até o dia 30 às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas
Foi dada a largada para o maior evento do segmento turístico do Estado do Rio de Janeiro. A 3ª edição da ExpoRio Turismo 2024 foi aberta oficialmente na tarde desta última quinta-feira (27), no Complexo Lagoon, às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio, e prossegue até domingo (30), com entrada gratuita. A iniciativa apresenta os atrativos turísticos das 12 regiões fluminenses, sendo promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e pela TurisRio, com apoio da Fecomércio RJ e do Sesc RJ, e a participação do Senac RJ.
O governador em exercício, Thiago Pampolha, ao lado do secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca; do presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo; e da secretária-executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, fizeram discursos dando boas-vindas aos visitantes, enaltecendo as peculiaridades e potencialidades do Estado, com uma ampla diversidade que contribui de maneira significativa para o fomento econômico das cidades e regiões.
Com exclusividade ao Correio da Manhã, Pampolha destacou a importância do evento para o trade turístico do Rio, além das expectativas com a 3ªedição:
"A ExpoRio é uma marca que veio para ficar. Ajuda a juntar a complexidade cultural e social, e a diversidade de atrativos e ativos turísticos presentes nas 12 regiões do estado. Os municípios trazem sua gastronomia, sua cultura, sua gente, além das suas atividades econômicas. É um evento de grande relevância, e que nos traz uma expectativa grandiosa em seguir aportando investimentos no setor de turismo no Rio de Janeiro'', declarou Pampolha.
O secretário Gustavo Tutuca, também destacou o papel preponderante do encontro, que promove a exuberância do Rio e sua capacidade de atrativos:
''A expectativa é a melhor possível. Mais um ano reunindo as 12 regiões do estado, com gastronomia, artesanato, e vários debates importantes para o crescimento da cadeia turística. É um momento onde o Rio se encontra como um todo'', afirmou o gestor.
Sérgio Ricardo, presidente da TurisRio, frisou que o evento, por estar em sua terceira edição, já está bem consolidado no que tange ao aspecto de promoção turística do Rio:
''Estamos chegando ainda maiores neste terceiro ano. Maior em nível de atrações; espaço; mais barracas para o artesanato das cidades, e mais espaço para a agricultura. Além de mais eventos de peso, através da parceria que fizemos com a Fecomércio RJ. É um evento que está à altura do que o Rio merece'', disse.
Já a secretária-executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, também falou ao Correio da Manhã acerca da magnitude do evento e de sua importância para o fortalecimento da atividade turística:
''A avaliação desse evento é extremamente positiva, principalmente nesta cidade que abre as portas do Brasil para o mundo inteiro. Assim como o turismo é transversal e multidisciplinar, o Rio também é. Aqui vemos um pouco de artesanato, um pouco de gastronomia. E também muito de gente. É de gente que precisamos ir atrás'', frisou.
Espaço para networking e atrações
Durante todos os dias de atividades, a ExpoRio Turismo apresenta experiências focadas nos segmentos de Negócios, Cultura, Gastronomia, Palestras, Artesanato, Produtos rurais e Entretenimento. As 12 regiões turísticas do estado estão contempladas com espaços exclusivos. Uma área destinada a palestras e debates com especialistas do setor de turismo, negócios e eventos, promove maior interatividade e fortalece a capacidade de networking com os presentes.
Ao final de cada ação, um show com um nome de peso da música popular brasileira encerra a ExpoRio Turismo.
O cantor Mumuzinho agitou o público na abertura, cantando seus maiores sucessos. Nesta sexta-feira (28) é a vez de Toni Garrido. No sábado (29) o samba retorna ao som de Pretinho da Serrinha. Já no domingo (30), a banda Blitz sobe ao palco, encerrando a programação.