De acordo com estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicado no final do ano passado, o número de igrejas evangélicas no Brasil cresceu nos últimos 25 anos impressionantes 228%.
Ainda segundo dados do IBGE, o segmento evangélico, nas suas várias congregações, foi o que mais cresceu nos últimos 30 anos. Em 1980, representava cerca de 6% da população geral brasileira. Segundo o último censo, são agora 22% do total de brasileiros.
Por conta de suas características, o modo como exercem a fé e a forma como isso influencia em hábitos, costumes, modo de vida, vai-se tornando também um grande mercado, para empreendimentos específicos para o segmento. São esses empreendedores o alvo especial da Expo Cristã, evento que acontecerá no Rio de Janeiro entre os dias 5 e 8 de fevereiro.
Fé Cristã
O evento é organizado por Adriana Barros, que no mundo artístico atende como a cantora Adriana Stell. “Esse evento celebra a fé cristã de uma forma única”, explica Adriana ao Correio da Manhã. “Trata-se do maior evento cristão da América Latina”, continua. “E não se destina somente a congregar fiéis na realização de cultos”. Na verdade, é um grande parque de exposições. Que une atrações para o público em geral a eventos destinados à orientação de quem queira empreender visando especialmente a comunidade cristã.
“Não é um evento evangélico”, faz questão de assegurar Adriana. “Muito menos um evento ligado especificamente a alguma congregação, a alguma igreja específica”. A despeito de qualquer disputa de cunho religioso, católicos também são cristãos. “E são muito bem-vindos”, completa a diretora-geral da ExpoCristã. “Celebramos a união e a paz. Então, todos são muito bem-vindos, de qualquer crença ou religião”.
Desde 2017
Adriana é a responsável pela organização desde 2017. E, embora ela assegure que esteja aberto a todos, a ExpoCristã atrai especialmente evangélicos das várias congregações, mais tradicionais ou neopentecostais.
Há quatro anos, o evento não é realizado. E em todas as edições anteriores, aconteceu em São Paulo. É a primeira vez que será no Rio de Janeiro. E a expectativa é de que seja o mais grandioso de todos. A projeção é que esteja presente nos quatro dias do evento cerca de 300 mil pessoas.
Riocentro
O palco será o Pavilhão 4 do Riocentro, uma área de 22 mil metros quadrados. Reunirá artistas gospel nacionais e internacionais, no Bem Festival. “Esse elenco ainda está sendo selecionado, e divulgaremos em breve”, diz Adriana.
Também estão previstas experiências submersivas. Com o uso de óculos 3D, os visitantes poderão experimentar a sensação de estar em passagens bíblicas. Poderão vivenciar a abertura do Mar Vermelho por Moisés. Ou conhecer a Arca de Noé. Ou ainda participar de um duelo entre gladiadores ou contra feras no Coliseu de Roma.
Haverá ainda espaços destinados a networking entre empreendedores e líderes do mundo cristão. Como um café da manhã com pastores. E uma sala VIP onde podem ser realizados encontros, conversas e reuniões.
“A Expo Cristã se destaca como um ponto de encontro essencial para todos que desejam vivenciar e compartilhar a mensagem e os valores do cristianismo”, diz Adriana. “O evento é uma oportunidade única para empresas, líderes religiosos e autoridades se conectarem e explorarem novas oportunidades”.
Mais informações sobre a ExpoCristã podem ser encontradas no site expocrista.com.br. Interessados em serem expositores podem entrar em contato com a direção do evento no telefone (11) 99200-6845 ou pelo e-mail [email protected].