A atividade turística brasileira continua registrando crescimento em 2024. No mês de abril, os segmentos ligados ao turismo registraram faturamento de R$ 15,7 bilhões, uma alta de 4,7% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Os números foram divulgados nesta quinta-feira (04.07) pela FecomercioSP.
Segundo o levantamento, as empresas de transporte aéreo puxaram o crescimento do setor no quarto mês do ano, com um faturamento de R$ 3,73 bilhões, 3,7% maior do que o mesmo período de 2023. Ao comemorar os bons números, o ministro do Turismo, Celso Sabino, ressalta que o governo federal tem trabalhado para ampliar a conectividade no país.
"Estamos trabalhando, por meio do programa Conheça o Brasil: Voando, para que os nossos destinos contem com uma conectividade aérea cada vez maior e diversa, facilitando a chegada dos visitantes aos atrativos diversos do Brasil", enfatizou o ministro.
Em termos de porcentagem, o setor de locação de meio de transportes foi o que mais cresceu em faturamento no quarto mês do ano, com o registro de R$ R$ 2,2 bilhões, e alta de 11,9% em relação ao ano passado. O acumulado do ano já computa 12,3%.
Também tiveram altas importantes as atividades relacionadas ao alojamento (9,6%); alimentação (3,3%); atividades culturais, recreativas e esportivas (5,6%); agências, operadoras e outros serviços (5,4%) e os transportes aquaviários (5,1%).
O segmento rodoviário de passageiros registrou retração de 1,2% na comparação com 2023 e acumulando perda de 9,6%, nos quatro primeiros meses do ano. Segundo a FecomercioSP, esse desempenho está relacionado à base de comparação, já que, em 2022, o setor cresceu 30%.
Na avaliação regional, Amazonas e Espírito Santo foram os principais destaques do mês, com aumento de 13,9% e 13,4%, respectivamente. Na sequência vem o Maranhão, com alta de 12%, Sergipe, de 10,6% e Santa Catarina, com 9% de crescimento. Por outro lado, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul sofreram quedas de 10,2%, 5% e 2,9%, respectivamente.
Conheça o Brasil
O Ministério do Turismo desenvolve várias ações para estimular o brasileiro a viajar mais pelo país. Uma delas é o "Conheça o Brasil: Voando", parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos e empresas aéreas. O programa envolve, por exemplo, o aumento da oferta de voos e a opção de "stopover", já disponível em cidades como São Paulo (SP) e Brasília (DF). Na modalidade, com a mesma passagem, o turista visita um local intermediário antes de seguir ao destino final.
Já o "Conheça o Brasil: Realiza" permite o acesso de correntistas do Banco do Brasil a uma linha de crédito voltada à aquisição de serviços turísticos, a partir de condições diferenciadas. O trabalho do MTur também engloba o "Conheça o Brasil: Cívico". A iniciativa, que motiva estudantes, professores e pesquisadores a visitarem destinos conectados à história nacional, tem um projeto-piloto desenvolvido em Brasília (DF) e cidades do entorno da capital.
Capacitação
rofissionais da linha de frente do atendimento a visitantes estrangeiros no Brasil têm a oportunidade de aprimorar a comunicação junto a esse público e elevar a qualidade dos serviços prestados. De forma totalmente gratuita, o Ministério do Turismo disponibiliza o curso "Would You Like" que por meio de vídeos ilustrativos e didáticos, permite que trabalhadores, mesmo os de baixa escolaridade, aprendam expressões básicas do idioma em até seis meses.
O público-alvo do método engloba artesãos, garçons, comerciantes de rua de alimentos e bebidas, comerciantes de mercados municipais, condutores de turismo náutico, condutores de pesca esportiva, profissionais de Centros de Atendimento ao Turista (CATs), bugueiros, atendentes de quiosques de praia, taxistas, motoristas de aplicativos e funcionários de meios de hospedagem. O curso de inglês "Would You Like" do Ministério do Turismo proporciona uma aplicação específica, direta e de fácil aprendizagem.