ExpoRio exalta os destinos turísticos do interior do RJ
Expositores e prefeituras mostram as principais atrações de suas regiões
A mistura de palestras, entretenimento e lazer foi a grande marca da terceira edição da ExpoRio Turismo, que aconteceu no último fim de semana, no Complexo Lagoon, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Ao longo de quatro dias, o espaço recebeu cerca de 5 mil pessoas em cada dia, fomentando não apenas a economia, como também vivenciando experiências das 12 regiões turísticas do estado.
O secretário de estado de Turismo, Gustavo Tutuca, destacou a potência das áreas de atração para a divulgação do estado e a importância de trazer a cultura das cidades para dentro da ExpoRio Turismo.
"As atrações têm sido um grande sucesso nesses últimos dias, sobretudo para crianças e famílias, que aproveitam o fim de semana de descanso para descobrir um pouco da cultura, gastronomia, história e atrativos turísticos das nossas 92 cidades. A área de palestras tem debatido temas de relevância para o turismo nas 12 regiões turísticas, atraindo muitos interessados", ressalta Tutuca.
O sucesso das experiências fez a alegria de crianças e suas famílias, que tiraram a tarde para relaxar em meio às atrações turísticas, exibidas no Complexo Lagoon.
Saulo, que mora em Olaria, foi com a família aproveitar o evento com entrada gratuita e ficou muito contente com as atrações.
"Foi uma experiência muito incrível, eu não esperava que fosse assim, com aventura, lazer, uma área muito linda, muitas pessoas bonitas, estou me sentindo muito bem. Uma tarde muito agradável, acho que vale muito a pena", contou.
Algumas atrações também chamam a atenção das crianças como o dinossauro gigante, que abre e fecha a mandíbula. A réplica pertence ao Parque dos Dinossauros, atração turística de Miguel Pereira. O Observatório de Estrelas do Planetário, o muro de escalada e o espaço kids "Sesc Diversão" são outras opções de sucesso entre os pequenos.
Bianca, que mora em Botafogo e trabalha no Leblon, exaltou a ExpoRio por abranger as demais regiões do estado além da capital.
"Achei muito legal o evento porque tem muitas coisas que a gente não conhece, mora no Rio de Janeiro (capital), mas não conhece o turismo no Grande Rio. Eu vou muito pra Jaconé e em Saquarema eu vi que tem várias coisas legais de se fazer que eu não conhecia", disse.
O evento teve a promoção do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e da TurisRio, conta com a parceria institucional da Fecomércio RJ e apoio do Sesc RJ e do Senac RJ.
Chance de ouro
A ExpoRio Turismo 2024 foi uma chance de ouro para fazer os diferentes destinos do Rio de Janeiro chegarem a esse público ávido por consumir cultura e natureza.
Um dos destinos que aproveitou o espaço para se promover foi Angra dos Reis. Famosa por suas belezas naturais internacionalmente conhecidas, a cidade veio com a proposta de mostrar que há muito mais do que as atividades mais famosas.
O presidente da TurisAngra, Marc Olichon, destacou a importância da participação de Angra dos Reis na feira.
"Esta é mais uma excelente oportunidade de divulgar nosso destino, trocar conhecimento e fomentar o turismo em Angra dos Reis. A cada ano estamos vendo o número de turistas aumentando na cidade, e para que esse número continue aumentando, estamos nos capacitando e nos preparando para atender os visitantes da melhor forma possível", reforçou o presidente.
Expositores
A feira também trouxe uma série de barraquinhas de expositores que mostraram seus trabalhos e aproveitaram o grande fluxo de pessoas para fazer suas vendas.
A artesã Ray Pantoja foi uma das que aproveitou o festival para mostrar seu trabalho.
"Esse ano marcou nossa primeira participação na ExpoRio, mas temos dez anos de marca. Produzimos todas as joias em madeira e chegamos com muitas expectativas. O evento foi lindo, com uma estrutura incrível, e ficamos muito contentes", contou a artesã.
"O artesanato está sendo valorizada aqui no evento. As pessoas estão vendo beleza no nosso trabalho. É muito importante valorizar não apenas o artesanato, mas o artesão em si", concluiu.
Já Teresa, de Saquarema, ressaltou a importância do turismo para o artesanato.
"É ótimo ver essa vitrine que o turismo tem dado para o artesanato, porque essa arte, tanto a nível regional quanto a nível nacional, é riquíssima. Ela tem identidade. Aqui vemos artes com a cara de cada município, de cada região, de cada cidade. E é tudo feito com muito carinho e amor para que cada turista leve um pouquinho da nossa cidade como lembrança", explicou.
A artesã Helen Jordano, de Itaguaí, concordou.
"Esse apoio do turismo valoriza o artesão. O evento abre portas para que a gente conheça outros mestres, outros artesãos e chegar a novos clientes. O turismo faz do artesanato uma vitrine das diferentes culturas para o mundo. E a ExpoRio Turismo me permite mostrar o meu artesanato para o mundo", disse.
"A Prefeitura de Itaguaí dá muito apoio pra gente, tanto é que nós temos a Ita Artes. Então, em todos os eventos da cidade a Ita Artes está presente com os artesãos locais, valorizando a 'prata da casa'. É um apoio muito importante para a gente", completou.