Por:

Conselho Nacional de Turismo reafirma compromissos no setor

Reunião aconteceu no Riocentro, durante o Salão Nacional do Turismo | Foto: Roberto Castro/ Mtur

O Salão do Turismo, maior evento do setor no país, foi palco da 61ª reunião do Conselho Nacional de Turismo (CNT), na manhã de sábado (10). O ministro do Turismo, Celso Sabino, iniciou os trabalhos destacando a importância de envolver o setor em prol da proteção das mulheres. Ao lado da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, Sabino reforçou o compromisso do MTur com a Articulação Nacional pelo Feminicídio Zero.

"Pela primeira vez neste Salão, estamos com essa parceria e junção de esforços em prol da defesa do direito das mulheres de fazer turismo com segurança, de fazer turismo com a garantia de que elas vão voltar para casa só com lembranças das belezas dos destinos na bagagem", afirmou o ministro.

O objetivo da iniciativa, desenvolvida pelo Ministério das Mulheres, é estabelecer uma mobilização contínua de enfrentamento aos feminicídios em todo o país. "Nós temos a proposta de mobilizar toda a sociedade civil, empresários, governos, prefeituras e também abrir um chamamento para o setor de turismo nos ajudar nessa mobilização", comentou a ministra Cida.

O CNT, que reúne gestores públicos, privados, sociedade civil e acadêmicos, constitui um importante fórum de discussões, definindo, de modo coletivo, políticas públicas e os principais rumos do setor. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, enalteceu o papel do Conselho. "Esse Conselho é sobre elaboração conjunta, participação, e não só uma prestação de contas, mas a possibilidade de a gente trabalhar pensando cada mercado, cada produção, e nos caminhos pra fazer o turismo crescer", apontou Freixo.

A Reunião do CNT marcou, ainda, a apresentação da nova secretária executiva do Conselho, Cristiane Sampaio, que também ocupa o cargo de secretária nacional substituta de Políticas de Turismo do MTur. Cristiane destacou a continuidade dos trabalhos do fórum. "Assumo essa cadeira de mãos dadas com vocês. E o nosso compromisso, enquanto Secretaria de Políticas de Turismo, continua a ser para que a gente possa dar continuidade a tudo o que vem sendo feito e continuar conquistando e crescendo ainda mais, com o objetivo de fazer um turismo forte e consolidado", frisou a secretária.

Novidade

Para fortalecer o posicionamento do Brasil no cenário turístico, a secretária executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, anunciou uma iniciativa inédita, que será realizada a partir da edição deste ano do Salão do Turismo. "Nós vamos produzir, a partir das experiências apresentadas aqui no 8º Salão do Turismo, um livro reunindo nossos atrativos, para apresentar em todas as embaixadas do Brasil pelo mundo. Teremos esse material promocional para mostrar como o Brasil é rico e diverso", comemorou.

As discussões do CNT se pautaram pela apresentação dos resultados das câmaras temáticas do colegiado, que envolvem diferentes abordagens para o impulsionamento do turismo brasileiro.