Por:

Salão Nacional do Turismo reforça a visibilidade de atrativos do país

Alckmin recebe de Gabriel David, da Liesa, homenagem das Escolas de Samba do Rio | Foto: CM

"O Salão do Turismo proporciona visibilidade ao árduo trabalho de milhares de pessoas que têm nessa atividade a sua maior fonte de trabalho e renda". Com essa fala o ministro do Turismo, Celso Sabino, resumiu bem o Salão do Turismo: Conheça o Brasil, que aconteceu de 8 a 11 de agosto, no Riocentro, no Rio de Janeiro (RJ), cujo tema central foi "Experiências do Brasil: o turismo responsável e inclusivo impulsionando o desenvolvimento sustentável" e permitiu ao público conferir de perto as diversas atrações de norte a sul do país.

Macaque in the trees
Antônio Queiroz, da Fecomércio RJ, discursa na abertura do evento | Foto: CM

Celso Sabino frisou que a realização do Salão coincide com números positivos do turismo nacional, como a alta na chegada de estrangeiros ao Brasil. "No 1º semestre deste ano, segundo a Polícia Federal, mais de 3,5 milhões de estrangeiros vieram ao Brasil, 10% a mais que no mesmo período de 2023. Grande parte desses números se deve à imagem positiva que o nosso país conquistou externamente, no governo do presidente Lula. Hoje o mundo vê o Brasil com estabilidade econômica, financeira, política e social", apontou o ministro.

O vice-presidente Geraldo Alckmin destacou a importância do aumento da geração de empregos no Brasil para o desenvolvimento do turismo. "É o setor terciário da economia, serviços, que vai segurar emprego e renda, em especial no turismo. Para ter turismo, precisa ter renda. O emprego no Brasil cresceu; nós estamos com 102 milhões de pessoas ocupadas. Isso é bom para o turismo. A renda subiu 11%, é bom para o turismo. A inflação caiu, é bom para o turismo. Então, todo apoio ao turismo!", comentou Alckmin.

Macaque in the trees
Gabriel David, da Liesa, com Marcelo Freixo, da Embratur | Foto: CM

Já o ministro Silvio Almeida pontuou a relação entre o turismo e o respeito aos direitos humanos no país. "O elemento essencial do turismo é a cultura de um povo. Sem direitos humanos não existe cultura, porque a cultura quem faz é o povo brasileiro. E sem cultura não tem turismo. Ou seja, sem direitos humanos, nós não vamos conseguir fazer do turismo uma expressão do desenvolvimento nacional, uma estratégia de desenvolvimento nacional", ressaltou.

A ministra Cida Gonçalves, por sua vez, enalteceu a contribuição das mulheres ao fortalecimento do turismo. "Quantas mulheres fazem o turismo nesse país? Quantas mulheres constroem de fato o turismo no dia a dia? Estou vendo aqui vários artesanatos, onde a maioria é composta por mulheres. Portanto, eu estou aqui porque eu acho que a importância do turismo para a vida das mulheres é fundamental", declarou.

A Secretaria de Estado de Turismo e a TurisRio apresentaram o estado do Rio de Janeiro, ocupando espaços como: estande próprio promovendo atrativos, rotas e potencialidades das 12 regiões turísticas, áreas de experiências para o Turismo de Natureza, Turismo de Praia e Sol, Turismo Rural e Turismo Religioso, além da exposição do artesanato regional.

Macaque in the trees
Delegados criam a Associação Nacional dos Delegados de Atendimento ao Turista | Foto: CM