Por:

Rio Innovation Week espera movimentar mais de R$2,6 bi neste ano

Evento terá 2,5 mil startups presentes, aproximadamente 2 mil palestrantes nas 14 trilhas e 37 conferências | Foto: Divulgação

O Rio de Janeiro volta a ser a capital da tecnologia com o Rio Innovation Week (RIW), que chega a sua quarta edição. Com o tema "Humanização em tempos de inteligência artificial", o evento, que vai até sexta-feira (16), no Píer Mauá, terá 350 expositores e tem a expectativa de gerar 20 mil empregos diretos e indiretos. Os ingressos já estão à venda, no site oficial do RIW.

Em 2023, o evento finalizou com potencial de geração de R$2,3 bilhões em novos negócios, contando com nomes significativos presentes como o cineasta Spike Lee; a ativista de direitos humanos e viúva de Nelson Mandela, Graça Machel; o fundador da Netflix, Marc Randolph; e demais nomes que marcaram a difusão de informação e tendências no ano passado, todos com foco em troca de experiências e conhecimento, novos aprendizados, e estímulos para o empreendedorismo e novos desafios de negócios.

Para este ano, pretende movimentar mais de R$2,6 bilhões em negócios, uma evolução de 15 a 20%, pelo crescimento do espaço e potencial dos parceiros, comparado ao ano passado. A expectativa é reunir 150 mil pessoas. Serão 75 mil m² de extensão, espaço que também aumentou em relação à última edição. Estarão presentes mais de 2,5 mil startups e aproximadamente 2 mil palestrantes confirmados em 28 palcos simultâneos.

"Acreditamos que a tecnologia tem o poder de ser uma força transformadora para o bem, um catalisador para o desenvolvimento humano, social e ambiental. Cada linha de código, cada avanço tecnológico, deve ser guiado por um propósito maior - o de melhorar a vida das pessoas e proteger nosso planeta. Afinal, a verdadeira medida do progresso não é o que criamos, mas como impactamos e enriquecemos as vidas daqueles ao nosso redor", comenta Fábio Queiroz, diretor do Rio Innovation Week.

Inclusão e diversidade

Visando diversidade de temas sociais, o RIW conta com 14 trilhas e 37 conferências com o fio condutor do tema principal, além de outros já presentes nos últimos anos como saúde, cultura, ESG, energia, varejo, agro, sociedade 5.0, Inteligência Artificial e Educação, entre outros. Desde 2020, estas segmentações temáticas vêm crescendo exponencialmente, uma vez que o Rio Innovation Week começou com apenas 12 palcos simultâneos.

"O Rio Innovation Week segue comprometido em construir uma sociedade onde a tecnologia seja uma ferramenta de inclusão, onde todos tenham acesso às oportunidades que ela oferece, a construir um futuro onde a inclusão seja a norma, a diversidade seja celebrada e a justiça social seja garantida", ressalta Bruna Reis, diretora-executiva.

Tendo como pilares Negócios, Conhecimento e Experiência, um número significativo dos ingressos para a maior conferência de inovação e tecnologia do mundo são reservados para democratização do acesso de forma gratuita. Para 2024, o evento já conta com 19 patrocinadores, 29 parceiros.