Por: Redação

Reunião Anual Internacional da Comunidade Ahmadia do Islã

Delegação brasileira contou com a participação da equipe da TVC Correio da Manhã, membros e convidados da Comunidade | Foto: Divulgação

A Jalsa Salana do Reino Unido da Comunidade Ahmadia Muçulmana foi realizada na Inglaterra, em Alton, nos dias 26, 27 e 28 de julho. O evento reuniu uma variedade de líderes religiosos, intelectuais, políticos e representantes da imprensa e de diversas nações com o objetivo de promover a paz, o entendimento inter-religioso e a solidariedade global.

O evento foi marcado por discursos inspiradores, exposições diversas e momentos de oração e reflexão espiritual. O Califa, Sua Santidade Mirza Masroor Ahmad, líder administrativo e espiritual da Comunidade Ahmadia nos mais de 200 países em que ela se encontra, fez vários discursos durante o evento, tendo dado inclusive, um sermão sobre como os hóspedes do evento e os hospedeiros devem se comportar para um bom funcionamento da reunião.

Além de diversas palestras educativas, diversos líderes políticos, religiosos e sociais fizeram breves discursos na Reunião Anual. O Rei Charles III, Rei da Inglaterra, enviou uma mensagem especial, parabenizando a Ahmadia pelo evento e demonstrando seu apreço pelo trabalho da Comunidade e a mensagem liderada pelo Califa.

Entre as exposições do evento, destacava-se a da Humanity First, ONG de ajuda humanitária da Comunidade Ahmadia. Diversas vertentes de seu trabalho foram mostradas, inclusive uma mostra do trabalho realizado no Brasil.

No evento também foram premiados alunos e alunas da Comunidade Ahmadia que se destacaram em seus estudos e foi anunciado o vencedor do Prêmio da Ahmadia do Islã pela Promoção da Paz no mundo, concedido a pessoas ou organizações que tenham se destacado na promoção da paz pelo mundo. O vencedor deste ano foi Nicolò Govoni da Itália, mas que reside atualmente no Quênia. Ele é um dos 7 membros fundadores e o presidente-diretor da ONG "Still I Rise" (Ainda Assim, Eu Me Levanto), criada em 2018 em resposta à crise de refugiados da Síria. A ONG tem o objetivo de ajudar refugiados e crianças vulneráveis ao redor do mundo na obtenção de educação digna. Ela já criou algumas escolas, incluindo a primeira escola internacional para refugiados e crianças vulneráveis da América do Sul, na Colômbia. Também já ajudou aproximadamente 50 mil pessoas e distribuiu mais de 600 mil refeições pelo mundo. A ONG recebeu 17 prêmios internacionais e foi indicada para o Prêmio Nobel da Paz.

Apesar do grande número de participantes e a diversidade encontrada, não havia policiamento ostensivo, graças à atmosfera pacífica do local. Os organizadores do evento, praticamente todos voluntários, chamaram a atenção pela dedicação ao trabalho e seu esforço pelo bem-estar dos participantes do evento. Mesmo crianças e jovens eram vistos trabalhando com vontade de servir, podendo ser percebida autenticidade em suas ações.

Para a realização do evento foi construído todo um sistema de infra-estrutura e logística, fornecendo acomodação, alimentação e transporte para todos os participantes, que numeravam em mais de 43 mil pessoas de 121 países, todos presentes no evento de forma harmoniosa e respeitosa uns para com os outros, mostrando na prática que a paz e compreensão entre os povos é possível.

Delegação Brasileira

Uma delegação brasileira composta por membros e convidados da Comunidade Ahmadia também participou do evento. Liderada pelo Presidente da Comunidade Ahmadia Muçulmana do Brasil, Imã Wasim Ahmad Zafar, a delegação também contou com a presença do Presidente do Khuddam-ul-Ahmadia (jovens) da Comunidade do Brasil, Sr. Ijaz Ahmad Zafar, o deputado estadual Serginho Fernandes, a editora do Diário de Petrópolis, Jaqueline Gomes, o jornalista Robson Albergaria, também do Diário de Petrópolis, e o repórter Erick Portella, da TVC Correio da Manhã. O Imã Ihtisham Ahmad Moman, missionário do Rio de Janeiro, também esteve acompanhando o grupo. A participação da delegação brasileira contribuiu para a diversidade cultural e religiosa da Jalsa Salana.

A delegação brasileira da Comunidade Ahmadia Muçulmana também teve a honra de se encontrar com o Califa, Sua Santidade, Mirza Masroor Ahmad, no dia 30 de julho. O encontro foi um momento memorável e emocionante, de profunda inspiração, uma vez que o Califa é mundialmente conhecido por sua liderança e pelo seu compromisso com os valores de paz e harmonia. Sua Santidade conversou com os presentes e deu orientações a todos.

Após o encontro, a delegação visitou a Embaixada Brasileira em Londres no mesmo dia, onde foram recebidos pelo Ministro-Conselheiro Alexandre Brasil e sua secretária, Sra. Renata, tendo a oportunidade de discutir as realizações da Comunidade, bem como os esforços contínuos para promover uma convivência pacífica e harmoniosa entre diferentes grupos religiosos e culturais.

A editora do Diário, Jaqueline, comentou sobre o evento e o Califa: "Fiquei impressionada com a grandeza do evento em todos os sentidos, principalmente com a estrutura, a quantidade de pessoas de vários países reunida com amor e harmonia e a organização que fez possível que tudo saísse perfeito! A atmosfera de paz, união e amor me fez sentir uma grande alegria. Nos ditos do Califa (aba) não haviam meras palavras, porém, pareciam ser falas sinceras. As sábias palavras do Califa tocaram meu coração e abriram minha mente somente para coisas boas! O amor e o respeito estiveram presentes em todos os momentos do evento. A dedicação dos voluntários foi comovente e admirável".

O deputado estadual Serginho também admirou a organização do evento: "Evento incrível, organização impecável. Um cuidado para todos. Segurança, alimentação, estrutura. Tudo perfeito. Adorei e virei mais vezes. A gente vê os mais diversos povos, lideranças e autoridades sendo tratadas da mesma maneira, compartilhando os mesmos espaços, sem quaisquer privilégios, com respeito e educação acima de tudo. É uma experiência que podemos levar ao Brasil".

O Presidente da Comunidade Ahmadia Muçulmana do Brasil, Imã Wasim Ahmad Zafar, expressou sua gratidão a Deus pela oportunidade de representar o Brasil na Jalsa Salana do Reino Unido e comentou sobre a singularidade do evento: "É um evento repleto de paz. Nós andamos e ora encontramos alguém da África, ora das Américas, ora de outro lugar. Todos amigáveis e em paz e harmonia. Isso é algo que não vemos em qualquer outro lugar do mundo. Toda essa união e harmonia ocorre através do sistema de Califado", disse o Imã Wasim.

 

O Islã e a Ahmadia

A Comunidade Ahmadia é um ramo pacífico do Islamismo e foi fundada em 1889, buscando, incansavelmente, propagar a mensagem de paz, tolerância e amor através de suas atividades religiosas e humanitárias desde então. Ela foi estabelecida por Hazrat Mirza Ghulam Ahmad, quem declarou ser o messias prometido e imã mahdi para essa época, cumprindo metaforicamente as profecias sobre a segunda vinda de profetas anteriores, como a segunda vinda de Jesus, por exemplo. Tendo começado na Índia, a Ahmadia rapidamente se espalhou pelo mundo inteiro, apesar de enfrentar perseguição em diferentes países do mundo.

Uma característica distintiva da Comunidade Ahmadia é seu Califado, uma linhagem contínua de líderes espirituais que guiam os membros em questões de fé, moralidade e engajamento social. O atual Califa da Comunidade Ahmadia, Sua Santidade Mirza Masroor Ahmad, assumiu a liderança em 2003 e dirige a Ahmadia em todo o mundo a partir da sede em Tilford, na Inglaterra.

O Califado da Comunidade Ahmadia exerce um papel fundamental na promoção dos valores essenciais da paz, justiça e igualdade. O Califa é uma figura respeitada não apenas entre os membros da Comunidade Ahmadia, mas também entre líderes religiosos e autoridades governamentais em todo o mundo. Sua liderança espiritual transcende fronteiras e busca unir pessoas de diferentes origens culturais e religiosas em prol de um objetivo comum: um mundo livre de conflitos e ódio.

À medida que o mundo enfrenta desafios complexos e divisões profundas, a mensagem de paz da Comunidade Ahmadia do Islã e a liderança espiritual do Califa continuam a oferecer um farol de esperança e uma visão de um futuro harmonioso e inclusivo. Em um momento em que a coexistência pacífica é mais crucial do que nunca, a Comunidade Ahmadia destaca-se como um exemplo notável de como a fé pode ser uma força unificadora e transformadora para o bem de toda a humanidade.

No Brasil, a Comunidade Ahmadia do Islã é dirigida pelo Imã Wasim Ahmad Zafar, presidente e chefe-missionário da Ahmadia no país e tem sua sede em Petrópolis-RJ, na Estrada da Saudade, 215, onde tem sua mesquita Baitul Awal, aberta para aqueles que queiram conhecer o espaço ou aprender sobre a religião. Há também uma filial no Rio de Janeiro, onde o Imã Ihtisham está nomeado como missionário. O contato com a Comunidade pode ser feito pelo (24) 2242-1385, whatsapp, (24) 99906-0929, ou e-mail, [email protected]. Mais informações pelas redes sociais (facebook, instagram, twitter e threads) @ahmadiabr e www.ahmadia.org.br.