A relação entre inovação e tradição na educação básica

II Congresso da Rede Jesuíta debaterá como as tecnologias podem qualificar o ensino

Por

Educadores, famílias e estudantes vão debater o futuro da educação jesuíta no Brasil

Em comemoração aos seus dez anos, a Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) realiza, de 6 de 9 de agosto, o II Congresso RJE | VII Congresso Inaciano de Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e no Colégio Santo Inácio.

Com o tema "Tradição em Inovar", o evento reunirá representantes das 17 unidades de educação básica da Rede, educadores, famílias e estudantes para proporcionar uma experiência de aprofundamento na tradição educativa jesuítica e inspirar novos rumos de inovação pedagógica.

No mundo, a Rede Jesuíta congrega mais de 2 milhões de estudantes em 817 instituições. No Brasil, são 17 instituições e mais de 25,5 mil estudantes.

Entre as unidades da RJE, presente em nove estados do país, estão instituições como o próprio Colégio Santo Inácio do Rio, o Colégio Anchieta (RS), o Colégio Antônio Vieira (BA), o Colégio Loyola (MG), o Colégio Medianeira (PR), o Colégio São Luís (SP) e o Colégio Santo Inácio (CE).

A programação inclui quatro conferências, nove mesas-redondas e 23 oficinas, além de exposição de pôsteres. As principais conferências terão transmissão gratuita e ao vivo pelo canal oficial de Rede Jesuíta de Educação Básica no YouTube.

Programação

A proposta do Congresso reforça a visão de futuro da RJE: ser uma rede de centros inovadores de aprendizagem integral que educam para a cidadania global, com uma gestão colaborativa e sustentável.

A conferência de abertura, intitulada A tradição espiritual e pedagógica inaciana propulsora de inovações educacionais, será realizada no dia 7 de agosto, às 8h15, na PUC-Rio, pelo Pe. José Alberto Mesa, secretário mundial para a Educação Básica da Companhia de Jesus, com a moderação de Pedro Risa , secretário-executivo da RJE e coordenador geral do Congresso.

No dia 8 de agosto, às 16h15, a sessão Futuro da Educação colocará lado a lado Claudia Costin, diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (FGV-CEIPE), professora visitante na Faculdade de Educação de Harvard e ex-diretora global de Educação do Banco Mundial, e Rafael Parente, professor, autor da obra Como educar famílias para futuros desafiadores e ex-secretário de Educação do Distrito Federal.

Os especialistas debaterão as inovações em curso no ensino brasileiro e como as tecnologias podem qualificar as inovações em educação. A moderação ficará a cargo de Gustavo Borba, decano da Indústria Criativa da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), conselheiro da Canadian Playful Schools Network (Recel/CPSN), palestrante e pesquisador na área do Design Estratégico.

Também integra a relação de palestrantes o espanhol David Martín Díaz, diretor de lançamento da estratégia "Educação Changemaker", plataforma mundial de empreendedorismo social suportada pela Organização Não Governamental (ONG) Ashoka, uma das principais organizações no campo do empreendedorismo social, termo criado por seu fundador Bill Drayton. E ainda Johnny Go, SJ, doutor em educação pelo University College de Londres e pelo Instituto Nacional de Educação de Singapura e secretário de educação das escolas jesuítas de ensino primário e secundário em toda a região da Ásia-Pacífico.

Outro destaque do Congresso será a participação ativa dos alunos da Rede na programação. No dia 8, às 8h15, na PUC-Rio, acontecerá o encontro Provocações Estudantis, em que os jovens farão apresentações no estilo Ted Talks para compartilhar suas percepções sobre a relação entre tradição e inovação no ensino.

A primeira edição do Congresso, realizada em 2019 no Colégio São Luís, em São Paulo (SP), reuniu cerca de 400 pessoas e teve como tema central a Educação para a Cidadania Global. Para este ano, a expectativa da organização é também receber 400 pessoas presencialmente vindas dos nove estados onde as escolas da Rede estão presentes: além do Rio de Janeiro, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina.