Secretários estaduais falam de estratégias para aumentar o fluxo turístico brasileiro

Por

Encontro debateu formas de ampliar a capacidade turística

O Salão do Turismo: Conheça o Brasil sediou a 1ª Assembleia Extraordinária do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), neste sábado (10/8), no Riocentro (RJ). Representantes do Ministério do Turismo e dos estados debateram estratégias de participação dos destinos em eventos geradores de fluxo turístico até 2025.

A secretária nacional substituta de Políticas de Turismo do MTur, Cristiane Sampaio, reforçou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo ministro Celso Sabino, para atender os gestores. "Temos conseguido apoiar a realização de eventos em todo o país e, para o próximo ano, pretendemos realizar chamamentos públicos para importantes geradores de fluxo turístico, como São João e Réveillon, por exemplo, atendendo, de uma forma mais direcionada, as demandas do trade", destacou.

Outro tema discutido foi a atração de investimentos para os locais. O secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimento no Turismo do MTur, Carlos Henrique Sobral, reforçou a disponibilização de recursos do Fundo Geral do Turismo (Novo Fungetur), para ajudar o setor local a se desenvolver, gerando emprego e renda e promovendo um turismo de qualidade nas regiões.

"A linha de crédito estrutura-se na política pública do MTur, em fomentar financiamento para ajudar o setor a se desenvolver, contribuindo para toda a cadeia produtiva", destacou.

Incentivo

O Novo Fungetur permite acessar até R$ 15 milhões por linha de financiamento, tendo juros de até 5% INPC ao ano, e até 5 anos de carência. Os recursos ofertados para os empresários do setor turístico nacional oferecem créditos que podem ser usados para realização de obras de infraestrutura, bens de serviços e capital de giro, entre outros.

O evento conta com as parcerias do Sistema Fecomércio do RJ, Sebrae Nacional, Sesc, Senac, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Turismo.