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Cufa e Rock World lançam Cri.Ativos no Rio de Janeiro

Roberta Medina ladeada por Edu Lyra, CEO da Gerando Falcões, e Daniel Souza, presidente do Conselho da Ação da Cidadania | Foto: Jorge Porci

Após o sucesso da edição piloto do projeto Cri.Ativos da Favela, projeto lançado em 2023, em São Paulo, no âmbito do The Town e que visa transformar a vida de jovens por meio da formação na área do audiovisual, o Instituto Heineken, o Rock in Rio, Favela Filmes e a Central Única das Favelas (CUFA) anuncia a ampliação do programa para a cidade do Rio de Janeiro. Dessa vez, na edição que celebra os 40 anos do maior festival de música e entretenimento do mundo, o projeto irá impactar diretamente 120 jovens, o dobro da edição de estreia, oriundos das favelas cariocas.

"O Rio de Janeiro é conhecido por sua rica tradição cultural e musical e gêneros como Rap, Trap e Funk emergem nessas favelas, o que dá ainda mais peso para a relevância da música na vida desses jovens. Por isso, queremos fortalecer ainda mais a conexão deles com a sua própria cultura e identidade e fazer com que isso possa gerar oportunidades, preparo profissional e inserção no mercado de trabalho", afirma Vania Guil, gerente executiva do Instituto Heineken.

O curso terá a duração de quatro meses e será dividido em cinco módulos: inteligência artificial aplicada em música, vídeo e fotografia; roteiro e direção de projetos; produção audiovisual e musical; mentorias e vivências práticas; e identidade, cidadania e empreendedorismo.

Para Preto Zezé, presidente da CUFA Rio, o projeto "incentiva o cenário artístico local com pessoas capacitadas para criar e produzir, com os jovens tendo a oportunidade de transformar suas vidas e as de seus familiares, tanto dentro quanto fora da favela"

Durante o curso, os 120 jovens que participarão do Cri.Ativos da Favela vão receber bolsa auxílio e alimentação, acompanhamento psicossocial e acesso aos laboratórios de audiovisual e equipamentos fornecidos pelo programa. Serão três turmas divididas nos períodos matutino, vespertino e noturno.

"Estamos muito felizes de ver a parceria que criamos com Heineken e CUFA no The Town se repetir e crescer para o Rio de Janeiro com o Rock in Rio e passando de 60 para 120 jovens capacitados. A união de forças entre empresas privadas e o terceiro setor é fundamental para que possamos fazer o mundo ser melhor para todos com o máximo de agilidade e, sempre que possível, focando em dar ferramentas de fortalecimento, dignidade e independência para os ecossistemas mais fragilizados da sociedade", diz Roberta Medina, vice-presidente executiva da Rock World.