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Rodoviária do Rio prevê aumento de 40% de passageiros no Rock In Rio

Públicos de outros Estados que virão ao Rio ainda conseguem encontra passagens promocionais para os ônibus em categorias executiva, semileito e até no leito | Foto: Divulgação

O movimento de turistas e passageiros utilizando a 2ª maior rodoviária da América Latina a partir de 12 de setembro deverá ser 40% maior em comparação ao movimento normal.

Segundo a previsão estatística da concessionária, no período de 12 a 23 de setembro, em função do Rock in Rio, a Rodoviária do Rio deve receber 225.500 passageiros em 7.161 ônibus (1.161 extras), principalmente vindos das regiões Sudeste (MG, SP e interior do RJ) e Brasília, transportando mais de 225 mil passageiros, grande parte desse número é composto pelo público do festival.

Ao todo, considerando o número de embarques e desembarques, o terminal deve movimentar 449.790 pessoas e um total de 14.086 ônibus.

"A Rodoviária está totalmente preparada para receber os turistas e o público do Rock in Rio, como em todos os anos de festival, oferecendo uma estrutura completa de recepção e serviços. Além disso, contaremos novamente com o serviço Primeira Classe, sendo um dos pontos de embarque oficiais do Rock in Rio para o transporte até a Cidade do Rock", afirma Roberta Faria, diretora geral.

Os ônibus do serviço Primeira Classe sairão das plataformas 56 a 58, permitindo que os passageiros que desembarcarem no Rio de ônibus sigam direto para o evento sem precisar sair do terminal.

Viações registram alta

O Grupo JCA (viações Cometa, 1001, Catarinense, Expresso do Sul e Rápido Ribeirão) já está sentindo um reflexo na movimentação de passageiros com um aumento de 44% na procura por viagens de ônibus de suas linhas até o Rio de Janeiro durante os dias de festival.

Entre as principais cidades de origem estão: São Paulo e Sorocaba (SP), Campos dos Goytacazes (S. Estrada) e Belo Horizonte (MG). Refletindo a mesma expectativa, a Guanabara (UTIL, Sampaio, Brisa, Real Expresso, Motta, Rápido Federal, Expresso Guanabara), espera um aumento de 20% no total de suas rotas nas linhas das regiões mais remotas do país.

Mas o destaque se dará nas rotas vindas de cidades mais próximas como Juiz de Fora e Sul de Minas Gerais, São José dos Campos, Taubaté e Santos, e nestas, com toda certeza, esse aumento deverá superar 50%, por isso a empresa deve dobrar a grade de horários para essas cidades.

Já a Viação Águia Branca espera um aumento de 53% no total de viagens. A expectativa da companhia é do aumento das viagens partindo de São Paulo e Vitória (serão 375 ônibus extras saindo da capital paulista transportando mais de 9 mil passageiros e 30 ônibus extras partindo de Vitória e uma expectativa de transportar mais de 5 mil passageiros para o Rock in Rio).

Aumento na compra online

Segundo um levantamento feito dia na terça (3) pela Clickbus, a operadora do sistema de vendas de passagens do site oficial, houve um aumento de 439% no percentual na vendas de bilhetes entre o ano passado 2023 (mesma época, considerando os mesmos finais de semana de shows) e este ano, 2024.

No ranking de rotas em direção ao Rio estão as cidades de São Paulo (capital), que representa quase metade desse total, além de Campinas, Sorocaba, Santos e Barra Funda (SP) e BH e Juiz de Fora (MG).

"Quando olhamos para última edição do evento em 2022, os números atuais da pesquisa demonstram um aumento de 176% de comercialização de tickets. Se compararmos 2024 com 2022, o número deste ano já está bem maior e o evento nem chegou ainda, um incremento total de 237% para a data do evento", informa a marketplace.

Tarifas e categorias
para todos os viajantes

Os preços das passagens de ônibus podem variar de acordo com a companhia, o horário e o tipo de ônibus. O passageiro que deseja vir ao Rio nesse período pode encontrar diversas opções de horários em diversas categorias de viagem como a Convencional, o Executivo, o Semileito, o Leito e o Leito Cama.

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Transportes Terrestres (ABRATI), considerando a semana de 9 a 13 de setembro, e tomando como exemplo o trecho São Paulo - Rio de Janeiro, que lidera o ranking de maior demanda de passagens em direção à cidade maravilhosa, o viajante encontra opções em 10 viações do transporte regular comprometidos com a segurança e o conforto e oferece mais de 200 opções de horários com preços que variam em média em torno de R$ 200 por trecho.

"Ô ônibus é, sem dúvida, a opção mais democrática para viagens de turismo no Brasil", ressalta a entidade. Essa tendência é ainda maior num momento em que as tarifas do modal aéreo chegam a custar 800% a mais que os bilhetes de ônibus.

Além disso, as frotas das empresas estão cada vez mais modernas e disponibilizando serviços de luxo como wi-fi, monitoramento em tempo real de todo percurso, poltronas espaçosas e que reclinam como cama entre outros mimos.

Preços promocionais

Ainda há muitas opções de viagem disponíveis no sistema de buscas da Clickbus no site oficial da Rodoviária do Rio (www.rodoviariadorio.com.br) para esse período e com tarifas bem reduzidas.

Na rota mais demandada São Paulo - Rio de Janeiro, os passageiros encontram bilhetes promocionais com tarifas a partir de R$ 99,90 (semileito) ou a partir de R$ 134,91 (leito).

A Rodoviária reitera, quanto maior a antecedência na compra, maior os descontos. Então quem vai ao Rock in Rio e vem de ônibus deve adquirir logo sua passagem.

Impactos no Turismo

O Rio se prepara para mais uma alta também na ocupação de turistas por conta do evento, à exemplo do que ocorreu com o show de Madonna.

A Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur - RJ), que possui um espaço para o receptivo dos turistas e do público no setor de desembarque da rodoviária (o Lounge #TônoRio), destaca o aumento de 65% nas buscas de turistas para os finais de semana do festival no período de 16 a 22/09.

Segundo o presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, a maioria do público do evento é formada por jovens.

"A expectativa em relação a ocupação hoteleira no período do Rock in Rio é a melhor possível. A tendência é que a ocupação hoteleira cresça mais próxima ao evento", complementa.

De acordo com os dados do HotéisRio, na primeira semana de shows (de 13 a 15 de setembro) destaque para a média de 54% na ocupação hoteleira do Rio na primeira semana de Rock in Rio. Já na segunda semana de shows (de 19 a 22 de setembro), a média de ocupação aumenta ainda mais.