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Rock in Rio 40 anos recebe nota geral 9 do público

Shawn Mendes encerrou o Rock in Rio 40 anos com o melhor da música pop atual | Foto: Rita Seixas

Foram sete dias, mais de 750 artistas, 500 horas de experiência e uma emoção incalculável. Do momento de abertura dos portões da Cidade do Rock, no dia 13 de setembro, até o último dia de festival, 22 de setembro, o Rock in Rio recebeu um público de 730 mil pessoas, cheias de disposição para colecionar momentos inesquecíveis. Da nostalgia do show do NE-YO até a estreia do sertanejo no Dia Brasil, passando pelos icônicos shows de Katy Perry e Mariah Carey, as apresentações do Supernova, as batidas marcantes do New Dance Order e as novidades como o Musical So

"Celebrar 40 anos do Rock in Rio é uma verdadeira homenagem à capacidade que a música e a cultura têm de unir pessoas em paz e harmonia e de mostrar novas possibilidades. Foi um evento de paz, onde milhares de pessoas se reuniram, vibrando de felicidade e compartilhando momentos inesquecíveis, mostrando na prática que um mundo melhor é possível", conta Roberta Medina, vice-presidente executiva da Rock World, que confirma nova edição em 2026.

Em uma edição marcada pela comemoração de 40 anos do festival, o público foi o grande destaque e veio de diversas partes do país e do mundo. Cerca de 46% do público do festival veio de fora do estado do Rio de Janeiro, vindo de 31 países diferentes. Entre as novidades da edição, o aplicativo oficial do Rock in Rio teve 460 mil downloads, sendo a fonte oficial de informação para os fãs.

Avaliação do público

O Dia Brasil, que aconteceu no último sábado, recebeu 9 como nota média geral do público, em pesquisa presencial conduzida pelo instituto GFK. O espaço físico recebeu 9,3; a limpeza 9,4 e o espetáculo de fogos 9,2. Já a segurança recebeu 9,1, enquanto a entrada do evento e os banheiros receberam 9,0. Os ingressos digitais, no aplicativo Quentro, se consolidam com grande sucesso nessa edição e receberam 9,3 do público.

A GFK, consultoria líder de inteligência de consumidor e mercado, é responsável por medir durante os sete dias de shows como está o sentimento das pessoas em relação às ativações e infraestrutura tanto do Rock in Rio como de alguns dos patrocinadores que marcam presença na Cidade do Rock.

Sustentabilidade

Pela primeira vez no festival, aconteceu uma operação de copos reutilizáveis, em parceria com Heineken, Red Bull, Coca-Cola, Schweppes e Braskem, incentivando o consumo consciente e o descarte correto. Na primeira venda, foram 604.880 copos com bebida, seguido de 1.393.292 compras de bebida, pois usaram o copo no reuso. Foram mais de 150.000 copos recolhidos, lavados e que retornaram para operação. Na área VIP, foram 1,5 toneladas de copos recolhidos para reuso. Com a ação, o festival deixou de gerar mais de 14 toneladas de resíduos.

Até o último sábado, a Comlurb recolheu 288,5 toneladas de resíduos da parte interna do Rock in Rio, sendo 129,8 toneladas de materiais potencialmente recicláveis. Destes recicláveis, 50% já foram triados por 81 catadores e catadoras da Rede Movimento e apoio técnico da ANCAT. Com parceria da rastreabilidade da Startup Reutiliza Já, parte desses materiais estão prontos para comercialização, demonstrando o esforço contínuo para minimizar o impacto ambiental e fortalecer a economia circular, mostrando a eficiência do processo de reciclagem.

Além dos resultados ambientais, a operação tem gerado um impacto direto na inclusão social. Um total de 81 postos de trabalho foram criados, com a participação de cinco cooperativas. O valor da diária dos catadores envolvidos na ação aumentou em 195% em relação ao salário-mínimo nacional, mostrando a relevância do evento para a geração de renda dessas comunidades.

A operação também contribui diretamente para o cumprimento de vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), incluindo a erradicação da pobreza (ODS 1), trabalho decente e crescimento econômico (ODS 8) e redução das desigualdades (ODS 10). Além disso, ações voltadas para cidades e comunidades sustentáveis (ODS 11) e consumo e produção responsáveis (ODS 12) reafirmam o compromisso do Rock in Rio com a sustentabilidade e a responsabilidade social.

Achados e perdidos

Durante os sete dias de Rock in Rio 2024, além das experiências marcantes, muitos objetos de valor foram esquecidos pelos fãs e encaminhados para a Central de Achados e Perdidos. Entre os itens mais comuns estão celulares, relógios e documentos, além de outros objetos pessoais como chaves, óculos, roupas e calçados. Para recuperar qualquer pertence, os visitantes devem se dirigir à Central de Serviços, localizada na Cidade do Rock, onde é necessário fornecer uma descrição detalhada do item para garantir a devolução ao dono correto. A Central continuará a disponibilizar os pertences para retirada até o final do evento, com os itens restantes sendo cadastrados posteriormente no site da Fazenda Perdidos.

Até o momento, a Central já devolveu 39 documentos e 8 celulares, além de 14 itens diversos, como relógios, óculos e roupas. No entanto, ainda há 23 documentos, 13 celulares e 38 itens diversos aguardando retirada pelos proprietários. Além disso, 296 documentos, 6 celulares e 136 outros itens estão disponíveis para busca no site da Fazenda Perdidos, onde os donos podem consultar e solicitar a devolução de seus pertences.