Rock in Rio divulga as primeiras entregas do Favela 3D na Providência

Projeto busca transformar a realidade social e financiera de 250 famílias da comunidade mais antiga do país

Por

Obras vão impactar a vida dos moradores no Morro da Providência

Desde 1985, o Rock in Rio se destacou como mais do que somente um festival de música e entretenimento. Ao longo de seus 40 anos, o Rock in Rio se tornou um poderoso agente de transformação social e ambiental, consolidado pelo seu pilar do Por Um Mundo Melhor, lançado em 2001. Para a edição especial em que celebra os seus 40 anos, essa missão se intensifica com grandes projetos de impacto positivo dentro e fora da Cidade do Rock.

Um desses projetos é o Favela 3D, desenvolvido pela Gerando Falcões e que tem como parceiros Gerdau, Fundação Grupo Volkswagen, e o Instituto Entre o Céu e a Favela, que já apresenta as primeiras intervenções realizadas nas regiões do Buraco, Sessenta do Morro da Providência se destacam entre as diversas ações.

"Logo em sua estreia, o Rock in Rio se dedica a ser mais do que um simples festival. Nós queremos ser um verdadeiro motor de mudança para um mundo melhor. Sabemos do impacto que o festival tem e como essa influência pode inspirar transformações, tanto na forma como as pessoas pensam quanto nas práticas do dia a dia. Neste ano em que celebramos os nossos 40 anos de história, estamos com dois projetos que vão mudar vidas. A chegada do Favela 3D no festival e a parceria que mantemos com a Ação da Cidadania são a essência do nosso trabalho: unir as pessoas para criar mudanças reais e positivas. Esperamos que os 40 anos do Rock in Rio sirvam de prova de que vale a pena acreditar em um futuro melhor e trabalhar para alcançá-lo. Já fizemos grandes avanços em nossa jornada de sustentabilidade, e ainda temos muito chão pela frente." comenta Roberta Medina, vice-presidente executiva da Rock World, empresa que criou, organiza e produz o Rock in Rio e o The Town.

As obras em duas importantes áreas, na Praça do Buraco e na Praça Sessenta, começaram em julho deste ano. Com a previsão de serem concluídas até o início do Rock in Rio, em setembro, as melhorias vão revitalizar e transformar esses espaços em pontos de entretenimento e lazer para reunião e encontro de moradores, com brinquedos para as crianças, paisagismo, instalações artísticas, bancos, iluminação em led, remanejo e organização do lixo com descarte consciente e coleta seletiva de lixo, pintura de fachadas, melhora dos pisos e calçadas, entre outros elementos.

"Quando idealizamos o Favela 3D, sabíamos que para ter sucesso nessa iniciativa era essencial que os moradores da favela estivessem envolvidos desde o início do processo. Essa articulação com a comunidade permite que a gente entenda as principais necessidades e proponha soluções verdadeiramente efetivas para a emancipação da pobreza e empoderamento das famílias. Outro ponto que dá ainda mais força ao projeto é a união de diferentes atores sociais para tirar o Favela 3D do papel. Estamos muito felizes em poder contar com o apoio de todos os parceiros nessa empreitada", afirma Edu Lyra, Fundador e CEO da Gerando Falcões.

Melhorias

Após o diagnóstico realizado com os moradores da região para identificação do cenário atual e priorização de melhorias urgentes, o Dignômetro - painel de acompanhamento dos avanços de indicadores de dignidade - aponta que 75% de crianças e jovens estão matriculados, 22% de pessoas qualificadas e 59% empregadas no mercado de trabalho, além de 85% pessoas alfabetizadas; a meta é atingir 100% em todos os indicadores levantados. Os próximos passos incluem urbanismo social, empoderamento feminino, geração de renda, acesso à saúde, educação, e cultura de paz, sempre em diálogo com os moradores locais.

Cinthia Santana, a fundadora do Instituto Entre o Céu, ressalva a relevância da iniciativa: "É muito importante a existência de um projeto como o Favela 3D, que tem como princípio o desejo do morador. Realizamos encontros, bate papos, votações e todas as ferramentas possíveis para que juntos possamos chegar a uma decisão que a maioria concorde. O programa decolagem é todo baseado nas necessidades específicas de cada um e no sonho de cada indivíduo. Isso tudo faz o projeto ser cada vez mais inovador para que, de fato, possamos transformar a vida das pessoas. Muito orgulho de ser a primeira favela do Rio de Janeiro a receber o projeto. Não existem coincidências: somos a primeira favela. O termo favela nasceu aqui e temos 126 anos de história. Então estamos escrevendo um novo capítulo cheio de esperança com aqueles que realmente são os protagonistas dessas história, os favelados!".

O apoio e compromisso das marcas são fundamentais para o sucesso das iniciativas e para a concretização de nosso propósito de transformar o mundo. Parceiras no Favela 3D desde o The Town, Gerdau e Fundação Grupo Volkswagen demonstram que a colaboração entre diferentes setores pode gerar mudanças significativas e duradouras.

"Unimos esforços mais uma vez para atuar em um projeto que impactará transversalmente a vida das famílias que residem no Morro da Providência. Esta iniciativa reafirma o compromisso da Gerdau em ser parte das soluções para os desafios da sociedade e em transformar o cenário habitacional no Brasil, uma vez que a habitação é um dos pilares estratégicos da nossa atuação social", afirma Gustavo Werneck, CEO da Gerdau.

"Os avanços promovidos pelo projeto Favela 3D no Morro da Providência nos inspiram. Com essa parceria, transformamos áreas essenciais para o desenvolvimento social e econômico da comunidade, em linha com o propósito da Fundação Grupo Volkswagen: Juntos pela Mobilidade Social. O impacto dessas intervenções reforça nosso compromisso com a mobilidade social por meio da inclusão produtiva e do fortalecimento das comunidades. Seguiremos apoiando e expandindo essas iniciativas, com o objetivo de alcançar resultados que impactem positivamente a vida das pessoas", afirma Vitor Hugo Neia, diretor-geral da Fundação Grupo Volkswagen.

Pacerias

Outra parceria importante é com a Ação da Cidadania, uma organização com a qual o Rock in Rio é parceiro há anos. Em 2021, a campanha Natal Sem Fome entregou 1.700 toneladas de alimentos para mais de 700 mil pessoas. Em maio deste ano, o Rock in Rio se comprometeu a doar 1.5 milhão de doações para as vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul.

O público do festival também pode contribuir, fazendo doações no site oficial ou durante a compra de ingressos ou participando do tradicional leilão de guitarras, com os instrumentos autografados por alguns dos astros que se apresentam na Cidade do Rock em setembro.

"Esta parceria reafirma a importância histórica da cultura no combate à fome. Da criação da Ação da Cidadania, ainda em 1993, até hoje, os artistas sempre nos apoiaram e mobilizaram a sociedade. Poder contar com o Rock in Rio foi fundamental no momento em que tivemos um dos maiores desastres naturais do país, e a ajuda que levamos, e ainda vamos levar, para o Sul, nos alegra e enche de orgulho." Enaltece Daniel Souza, presidente do Conselho da Ação da Cidadania.