Maior feira de turismo da América Latina começa na capital federal

Na abertura, ministro do Turismo aponta dados positivos do setor

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Ministro do Turismo, Celso Sabino, durante a cerimônia de abertura da ABAV Expo

Por Karoline Cavalcante

A capital federal recebeu nesta quarta-feira (25), a abertura da ABAV Expo Internacional de Turismo. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Agência Viagem (Abav), será realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília, nos dias 26, 27 e 28 de setembro.

Participaram da cerimônia de abertura na noite de ontem, entre outros, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha; os ministros do Turismo, Celso Sabino; de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e das Comunicações, Juscelino Filho. Também presentes o presidente da Empresa Brasileira de Turismo, Marcelo Freixo; o secretário de Turismo do Distrito Federal, Cristiano Araújo; a presidente da Abav, Ana Carolina Medeiros, e presidentes de agências de turismo estaduais.

Discursos

"Espero que esse evento sirva para que o mercado possa ver todos os nossos principais atrativos", disse o ministro do Turismo, Celso Sabino. "Nós estamos conseguindo vencer as fake News que dizem que o Brasil é um país inseguro e sem infraestrutura", continuou. "O Brasil foi reconhecido como o país mais seguro para se fazer turismo na América do Sul, o segundo das Américas e o 15o do mundo".

Segundo o ministro, de janeiro de 2023 a agosto deste ano, foram abertas, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), 315 mil novas vagas no setor de turismo. "De janeiro até julho deste ano, foram mais de R$ 113 bilhões faturados pela indústria do turismo. O brasileiros está querendo viajar mais pelo Brasil", comemorou.

Em seu discurso na abertura, Marcelo Freixo celebrou conquistas do setor de turismo no ano de 2024. "O ano de 2024 já aponta como um ano muito vitorioso", disse Freixo. "Vamos anunciar em maio de 2025 no Rio de Janeiro o Visit Brasil Summit", anunciou, referindo-se a evento internacional para atração do turismo. "Lá, vamos anunciar o Plano Internacional de Marketing da Embratur", completou, acrescentando que o último plano do tipo foi em 2003.

"Por fim, precisamos também falar do turismo e da relação com a política", continuou Freixo. "Precisamos colocar o turismo em um lugar estratégico para relação de emprego e renda. Já temos 8% do PIB [para o turismo], mas podemos ter muito mais".

Segundo Silvio Costa Filho, no primeiro semestre deste ano, houve um crescimento de mais de 10% no turismo do Brasil, incluindo nacionais e internacionais. "O turismo está crescendo, pois a economia voltou a crescer", destacou. "Uma das primeiras coisas que acontece entre os brasileiros é o aumento de viagens", completou. O ministro informou que o país terá um crescimento não apenas do turismo de lazer, mas também no turismo de negócios. Ele ainda acrescentou que entregará 33 novos aeroportos até o final do ano. "Sabemos que temos os preços altos de passagens, mas é importante fazer justiça: nós tivemos uma redução de 8% no valor das passagens do Brasil".

"Tenho certeza que esse Congresso da Abav será um grande sucesso que ficará marcado na história do Distrito Federal", disse Ibaneis Rocha, o anfitrião da festa.

Na abertura, Celso Sabino assinou ainda um documento público manifestando a entrada da Abav Nacional como membro da Organização Nacional do Turismo.

A feira

Esta é a 51ª edição do encontro, que representa a maior feira de turismo da América Latina. Neste ano, contará com 198 estandes e aproximadamente 1.500 marcas participantes. Serão 22 destinos internacionais, 26 unidades federativas e 15 municípios com estandes próprios, 36 empresas no Espaço Operadoras e 120 compradores convidados.

Segundo a Abav, a expectativa é que a exposição atraia cerca de 30 mil pessoas, entre expositores, profissionais do setor e visitantes de diversos países, que frequentam para oferecer projetos especiais e oportunidades de negócios. De acordo com dados do Banco Central, em 2023, os turistas estrangeiros deixaram no Brasil o montante de US$ 6,9 bilhões (R$ 34,5 bilhões).

R$ 30 milhões

"A nossa perspectiva, sendo bastante conservadora, é que, imediatamente, durante a semana da feira, virá uma injeção de mais de R$ 30 milhões. São gastos imediatos com hospedagem, transporte, alimentação, além da montagem dos estandes e do evento. Tudo isso gera também emprego e renda imediatamente", disse a presidente da Abav Nacional, Ana Carolina Medeiros.

Durante a coletiva de imprensa, a diretora executiva da Abav Nacional, Jerusa Hara, afirmou que 80% dos produtos e serviços turísticos no Brasil são comercializados por meio de agências de viagens. Ela também ressaltou que a presença massiva dos profissionais do setor na cidade que sedia o evento contribui significativamente para o crescimento da comercialização de pacotes turísticos.

"Pesquisas realizadas pela ABAV com associados, até 6 meses após a realização do evento, mostram que o Destino Anfitrião da feira apresenta um crescimento em comercialização de pacotes e passa a figurar entre os cinco destinos nacionais mais comercializados", destacou Hara.

Premiações

A Abav Expo e a Embratur, em parceria com o Sebrae, vão oferecer uma viagem para a Amazônia, para o Pantanal e para Bonito (MS), com o objetivo de apresentar as belezas naturais brasileiras. Serão escolhidos 30 convidados do setor internacional para vivenciar essa experiência. Entre os participantes, estarão representantes dos Estados Unidos, Suíça, França, Reino Unido, Alemanha, Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai, Peru, Portugal, Itália, Espanha e México.

"Essa é uma parceria que, a cada ano, tem gerado mais e melhores resultados para o turismo brasileiro, pela eficiência do formato. Com uso de dados e inteligência de mercado, a Embratur e o Sebrae selecionam e convidam operadores estrangeiros para viver as experiências mais alinhadas com o seu perfil de cliente. Em seguida, esses profissionais vão sentar para fechar novos negócios, na ABAV Expo, com os responsáveis, no Brasil, para garantir uma experiência perfeita para ser comercializada no exterior. A gente conecta todos os pontos da cadeia de serviços e garante a oferta de pacotes alinhados com o desejo do turista estrangeiro", destacou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

Programação

BUYERS CLUB: O ABAV Buyers Club trará 60 compradores internacionais de 13 países, como Argentina, Chile e EUA, promovendo a conexão entre o mercado brasileiro e os principais players globais. Além disso, 60 compradores nacionais estarão presentes.

ÁREA INTERNACIONAL: Mais de 20 destinos internacionais exibirão estandes personalizados, oferecendo uma imersão em culturas e atrativos turísticos, com a participação de órgãos de turismo e embaixadas.

ABAV TRAVEL TECH E ESPAÇO DAS OPERADORAS: A ilha de tecnologia ABAV Travel Tech destacará inovações do setor, enquanto o Espaço das Operadoras será a maior vitrine para negócios do evento.

INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE: Em 2024, a ABAV Nacional lança a 1ª Jornada do Turismo 2030, abordando desafios climáticos com o apoio do governo de Mato Grosso do Sul. A programação diferenciada ocorrerá nas manhãs dos dias 26 e 27 de setembro e incluirá painéis, além do lançamento da websérie "Turismo Regenerativo".

JORNADA ABAV ESG: Com foco na Agenda 2030, a Jornada ABAV ESG promoverá ações de conscientização sobre sustentabilidade, incentivando a redução de recursos não renováveis e a diversidade durante o evento.