ABAV Expo reúne mais de 23 mil pessoas nos três dias de evento

Correio da Manhã também marcou presença com um estande próprio e apoio

Por Karoline Cavalcante

O estande do Correio da Manhã na ABAV Expo: identificação com o setor, apoio e missão

A Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) encerrou, no último sábado (28), a 51ª edição da Abav Expo, a maior feira de turismo da América Latina. O evento foi realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília, nos dias 26, 27 e 28 de setembro.

Durante os três dias de programação, mais de 23 mil pessoas marcaram presença, sendo 40% dos visitantes oriundos de outros estados. Segundo a presidente da Abav Nacional, Ana Carolina Medeiros, a próxima edição, que acontecerá em 2025, será realizada no Rio de Janeiro e 50% da ocupação dos estandes já está garantida.

“Brasília é um lugar pelo qual eu tenho um carinho enorme. É um lugar que traz lembranças de infância, pois nasci aqui”, contou Ana Carolina ao Correio da Manhã. “Agora, agregamos a experiência de realizar uma ABAV Expo sob a minha gestão nesta cidade, o que é muito especial. E colhemos resultados muito positivos. Já temos 50% dos estandes fechados para a próxima feira, no Riocentro. E o trabalho para o sucesso da 52ª edição já começa agora”, afirmou.

Ao longo dos três dias do evento, foram ofertados 60 treinamentos entre palestras, painéis e capacitações sobre temas do setor. Neste ano, o encontro contou com 198 estandes e aproximadamente 1.500 marcas participantes. Sendo 22 destinos internacionais, 26 unidades federativas e 15 municípios com estandes próprios, 36 empresas no Espaço Operadoras e 120 compradores convidados. Além disso, a convenção abriu para a visitação do público em geral no dia 28. A entrada solidária, no valor de R$ 20, foi totalmente revertida para a organização Médicos Sem Fronteiras.

Correio da Manhã

Entre as empresas, o Correio da Manhã participou com um estande para receber as assessorias de imprensa, entidades associativas, dirigentes oficiais e o público em geral, oferecendo as edições do jornal e colocando em pauta a defesa do turismo.

De acordo com o presidente do grupo editorial, Cláudio Magnavita — que hoje possui seis jornais diários, a revista O Cruzeiro, a TV Correio da Manhã (canal 16 com sede em Petrópolis) e jornais setoriais —, o Correio nasceu no setor de turismo, com o Jornal de Turismo, fundado em 1965.

“A Feira da ABAV tem uma relação histórica com o nosso grupo”, diz Magnavita. “É a continuidade de um relacionamento que permitiu testemunhar momentos significativos do turismo brasileiro. É nossa obrigação, como um grupo editorial que nasceu como mídia especializada em turismo e que, de forma única, transcende os limites do setor, defender o turismo. O trade pode contar com o grupo Correio da Manhã. O apoio ao desenvolvimento dessa atividade, além de obrigação, é a nossa missão”, declarou Magnavita.

Autoridades

Na cerimônia de abertura, que foi realizada na quarta-feira da semana anterior (25) para convidados, estiveram presentes autoridades como o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e os ministros do Turismo, Celso Sabino; de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e das Comunicações, Juscelino Filho. Também presentes o presidente da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), Marcelo Freixo; o secretário de Turismo do Distrito Federal, Cristiano Araújo; a presidente da Abav, Ana Carolina Medeiros, e presidentes de agências de turismo estaduais.

Na ocasião, Sabino assinou ainda um documento público manifestando a entrada da Abav Nacional como membro da Organização Nacional do Turismo (OMT).

Abav Nacional

A Abav é membro do Conselho Nacional do Turismo desde a sua fundação e integrante do WTAAA - World Travel Agencies Association Aliance, Folatur - Fórum Latino-Americano de Turismo, e representa mais de 2 mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras, que respondem por cerca de 80% de toda a movimentação de vendas e distribuição de produtos e serviços turísticos no país.