Por:

'Aprendi a estar preparada para desafios', diz executiva

Alcançar a cadeira de direção e ser líder em um mercado tão competitivo é o objetivo sonhado por muitos executivos de diferentes setores. Mas a trajetória para o sucesso é, na maioria das vezes, repleta de obstáculos, principalmente para as mulheres que, em muitos casos, precisam dividir a vida profissional com a maternidade e ainda contam com o preconceito enraizado por gerações. Prova disso é que atualmente elas ocupam apenas 38% dos altos cargos no país, de acordo com uma pesquisa da FIA Business School.

Vencer os desafios e estar atenta às necessidades do mercado foram alguns dos trunfos usados pela executiva jurídica, líder e especialista em compliance e governança corporativa para multinacionais, Beatriz Passos, para alcançar o cargo de diretora jurídica global da multinacional Gearbulk, que oferece serviços de transporte marítimo internacional e gestão portuária através de suas controladas e de joint ventures.

"Ao longo da minha jornada, aprendi que estar preparada para os desafios e explorar as oportunidades que surgem é o que define o nosso sucesso. A determinação e a orientação por resultados são fundamentais para transformar obstáculos em conquistas", avalia Beatriz, que atuou em diferentes áreas jurídicas durante sua carreira e que defende ser possível conciliar uma carreira bem-sucedida com a maternidade.

Beatriz possui expertise na coordenação de IPOs, operações de MandA, reestruturação societária e de dívida. Em sua trajetória, a executiva também acumula experiência no desenvolvimento e implementação práticas de compliance voltadas ao incremento e manutenção da governança corporativa.

Além de construir influência e traduzir o "juridiquês" em termos claros para seus clientes internos, Beatriz defende que, para serem ouvidos, os advogados internos das empresas podem e devem demonstrar que não são avessos à tomada de riscos. "É sobre ser parceiro do negócio e viabilizar a tomada de decisão, tornando os riscos conhecidos e propondo medidas para mitigá-los da melhor forma possível. Ao atuar de forma preventiva, oferecendo insights antes que os problemas surjam, os advogados internos moldam a consecução da estratégia e provavelmente identificarão oportunidades, sendo vistos como aliados e não como um obstáculo da operação".

Beatriz também acredita que seguir se especializando e acumulando o conhecimento é o caminho para alcançar seus objetivos: "na vida, assim como nos negócios, a mudança e a renovação são constantes. O aprendizado é o combustível que impulsiona o crescimento, e evoluir é, sem dúvida, um dos maiores desafios que enfrentamos".

Sobre ter integrado setores majoritariamente masculinos ao longo de sua trajetória profissional, a executiva disse que a discriminação sempre existirá enquanto os espectadores forem passivos e acrescentou que atualmente as agressões são mais veladas.

"Acredito na inteligência emocional e resiliência para lidar com essas situações; afinal, a falta de moralidade é do agressor, não minha", finaliza.