A Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin) promoveu, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, o primeiro encontro do projeto Codin Reúne, iniciativa que percorrerá as diversas regiões do Rio de Janeiro, promovendo reuniões com o setor industrial local. Idealizada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, a iniciativa visa identificar demandas e oportunidades para empresas industriais implantadas em território fluminense, bem como atrair novos negócios para os municípios.
"Nosso setor industrial está entre as atividades econômicas que mais geram empregos formais no estado. De janeiro a agosto deste ano, a indústria fluminense foi responsável pela criação de mais de 18 mil postos de trabalho com carteira assinada, segundo dados do Novo Caged, impactando positivamente a vida da população. O diálogo entre o setor público e os empresários industriais, que a Codin está promovendo, é importante para acompanharmos a evolução e os desafios do setor, pois o papel que representa no crescimento econômico e social do estado é indiscutível", afirmou o governador Cláudio Castro.
Força do Norte Fluminense para o setor industrial
As indústrias do Norte Fluminense compõem alicerces fundamentais da economia do Rio de Janeiro. Na região, o setor emprega cerca de 62 mil trabalhadores em mais de 1.700 estabelecimentos empresariais, dos quais 95% são de pequenas e micro empresas. O evento reuniu empresários, contadores e profissionais liberais de toda a região, que tiveram a oportunidade de conhecer melhor os serviços prestados pela Codin e ter acesso a maiores informações sobre outros projetos executados pela Companhia, tais como a implantação da Zona de Processamento de Exportação do Porto do Açu, em São João da Barra.
Para a secretária interina de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Fernanda Curdi, um dos principais objetivos do evento é potencializar os investimentos nas indústrias de todo o estado.
"Essa é uma grande oportunidade para impulsionar as empresas industriais, movimentar o mercado, promover uma maior aproximação, e conectar a cadeia produtiva a potenciais clientes e fornecedores", destacou Curdi.
Essa primeira edição do Codin Reúne contou com as parcerias do Escritório Regional da Companhia e da Associação das Indústrias da Codin de Campos dos Goytacazes.
"O Codin Reúne pretende unir a expertise da companhia, que abre as portas do Rio de Janeiro para os investidores. Nos últimos 12 meses, o setor industrial fluminense acumulou crescimento de 5,8%, bem acima da média nacional, que é de 2,2%. Trabalharemos juntos para que esse avanço seja ainda maior", concluiu o presidente da Codin, Fábio Picanço.