Por:

Turma da Mônica leva os males causados pelas telas

Parceria visa conscientizar sobre os malefícios do excesso de dispositivos eletrônicos | Foto: Divulgação

O Sesc RJ e o Instituto Maurício de Sousa lançam nesta sexta-feira (11), durante a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), uma revista em quadrinhos da Turma da Mônica que alerta para o uso consciente das telas. A cerimônia acontece às 10h no Sesc Santa Rita, em Paraty, seguida de uma roda de conversa com especialistas em comunicação em saúde. A entrada é franca.

Na história, intitulada "O que aconteceu no Limoeiro?", os personagens da Turma da Mônica se deparam com o campinho do bairro, onde crianças se reuniam para brincar, esvaziado - todas estão em casa interagindo com dispositivos eletrônicos. A partir desse cenário, o enredo joga luz sobre os malefícios do uso demasiado de telas e os benefícios das brincadeiras e interações presenciais.

A revista em quadrinhos, que será usada nas ações de educação em saúde da instituição no estado do Rio, estará disponível durante a Flip para leitura em locais como o Sesc Santa Rita e na unidade móvel BiblioSesc - a biblioteca itinerante instalada no Areal do Pontal. O tema do gibi está sendo alvo de debates no evento. Os próximos acontecem no sábado e no domingo (12 e 13/10), às 10h, no espaço de convivência criado no entorno da unidade móvel (confira a programação completa em www.sescrio.org.br).

"A revista aborda o impacto do uso de telas nas rotinas diárias e familiares. Com uma metodologia participativa, pretendemos utilizar a revista nas escolas da rede pública, ampliando as estratégias de comunicação em saúde, desdobrando temáticas relevantes e facilitando a comunicação entre crianças, familiares e educadores. Mais do que um produto educacional, a revista da Turma da Mônica é uma ferramenta para promover saúde e bem-estar, integrando conhecimento e diversão de maneira acolhedora", explica a analista de Saúde do Sesc RJ, Márcia Abrão.

"O que aconteceu no Limoeiro?" é a segunda edição do gibi da Turma da Monica no âmbito da parceria entre Sesc RJ e o Instituto Maurício de Sousa. A primeira, lançada em 2022, apresentou em linguagem lúdica as atividades oferecidas nas unidades do Sesc que proporcionam bem-estar físico e mental.

"A escolha dos personagens da Turma da Mônica se deve à sua ampla penetração social, credibilidade e ao forte vínculo afetivo que estabelece com as famílias. Com a proposta de criar conteúdo educativo em uma linguagem acessível, a revista busca promover interação, reflexão e transformação", complementa Márcia Abrão.