Avião presidencial com problema técnico

Após cinco horas em circulos no ar, avião de Lula pousou no fim da noite em aeroporto no México

Por

Avião presidencial pousou por volta das 22h19 desta terça-feira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua comitiva pousaram por volta das 22h19 no Aeroporto Internacional Felipe Angeles (NLU), que fica a um hora da Cidade do México, após a aeronave apresentar problema técnico.

Segundo as informações da Força Aérea Brasileira (FAB), o avião presidencial VC-1 apresentou um problema técnico após a decolagem, na tarde desta terça-feira (1º), e teve de passar por cerca de 5h voando em círculos para despejar combustível, a uma altitude média de cerca de 3,8 mil metros do solo, de acordo com dados da plataforma FlightAware, que mostra informações sobre tráfego aéreo em tempo real. Por volta das 22h19, a aeronave pousou, segundo a plataforma. Na imagem ao lado, uma reprodução em tempo da real da empresa mostrou a rota feita pelo piloto durante o período em que precisava permanecer no ar, para o tanque de combustível, ficar mais leve, antes do pouso. O problema foi resolvido ainda em voo.

Conforme informações, dezesseis pessoas estavam a bordo da aeronave entre eles autoridades, ministros e tripulação.

Nesta quarta-feira (2), eles embarcam em outra aeronave da FAB para Brasília. Até o fechamento desta edição do Correio da Manhã não haviam sido divulgados a causa e nem o problema técnico do Airbus A329CJ.

Os procedimentos de segurança para a solução foram considerados bem-sucedidos.

México

O presidente brasileiro cumpriu agenda oficial no México por dois dias. O principal compromisso foi a posse da nova presidente do país, Claudia Sheinbaum. Antes da cerimônia, participou também da abertura do Fórum Empresarial Brasil-México, evento que promove a relação comercial entre os dois países. Na ocasião, Lula discursou.

Relembre outro caso

No início do ano, em janeiro, o avião presidencial, que transportava na época a equipe de segurança do presidente Lula, apresentou problemas em Campina Grande, na Paraíba. Com a pena, a aeronave não conseguiu decolar.

No mês seguinte, em fevereiro, o avião presidencial também precisou interromper a decolagem em São Paulo, no aeroporto de Guarulhos. Na ocasião, o presidente Lula iria retornar para Brasília.

Até o fechamento, também não havia a confirmação se o avião do início do ano é o mesmo que apresentou problemas nesta terça-feira, no México.