A exposição "Dos Brasis: Arte e Pensamento Negro", que já recebeu mais de 500 mil visitantes no Centro Cultural Sesc Quitandinha (CCSQ) em Petrópolis, será prorrogada até março de 2025. Na próxima fase, novas obras de Chico Tabibuia, Rubem Valentim, Arthur Bispo do Rosário, Nádia Taquary e Heitor dos Prazeres chegarão para compor a mostra em substituição a algumas obras desses artistas que já integravam a exposição. Além das novas obras, o programa público da exposição oferecerá uma programação cultural diversificada como espetáculos de teatro e contação de histórias.
Dos Brasis, mais expressiva exposição de arte afrocentrada dos últimos anos, alcançou um feito histórico no CCSQ. Em apenas um mês de exibição, a mostra atraiu quase cem mil visitantes, estabelecendo um novo recorde de público para o espaço cultural em Petrópolis. Até agora, o número de visitantes já passou de 565 mil.
Em exibição no Quitandinha desde maio, a exposição celebra a produção artística de artistas negros e negras brasileiros reunindo 384 obras de 241 artistas do país. A mostra, cujo título foi inspirado em verso do samba "História para ninar gente grande", que deu o 20º título à Mangueira, em 2019, é resultado de um trabalho desenvolvido pelo Departamento Nacional do Sesc.