Por:

Dia a dia das produções e impressões

Alunos de Piraí conheceram as rotinas da redação e gráfica | Foto: Ana Luiza Rossi/CSF

Por Roberta Caulo

Quando um leitor recebe um jornal impresso em suas mãos, ele pode se questionar sobre como aquelas informações chegaram até ele. Por trás de uma edição bonita, cheia de informações, notícias, fotos, artigos, existiu uma equipe inteira empenhada em entregar o melhor do jornalismo. Uma equipe unida, antenada e sempre alerta ao que acontece em toda região.

Mas e aí, você já se perguntou sobre como funciona a rotina de uma redação e de uma gráfica?

No Jornal Correio Sul Fluminense, a rotina começa bem cedinho. A Redação fica no Edifício Plaza, no bairro Aterrado, em Volta Redonda-RJ, e logo pela manhã inicia o trabalho de um jornalista responsável em atualizar o site, redes sociais e o canal no WhatsApp. Ainda pela manhã, é feita uma "ronda" para buscar notícias e pautas que serão usadas no jornal impresso. A notícia não para e a produção de conteúdo para o site acontece ao longo de todo o dia.

Ao longo do dia, outros jornalistas vão chegando e na parte da tarde começam a esboçar a edição impressa. Reunião de pauta, produção de conteúdo, tudo é feito em tempo real e com a máxima atenção, para alcançar o nosso maior objetivo: informar o leitor.

No início da noite, é hora de a gráfica começa a funcionar. A edição começa a ser montada em chapas, que, em seguida, vão para o processo de impressão. No início da madrugada, a equipe de distribuição começa a entrega das edições nas bancas de jornais de toda região.

Jornal de portas abertas
para estudantes

O Correio Sul Fluminense abriu as portas da Redação e da Gráfica, no ano passado, para um grupo de alunos do quarto período do curso de jornalismo do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA). A finalidade foi mostrar na prática como é o trabalho de um repórter no dia a dia. Foram ao menos três visitas, divididas em várias turmas, que viram de perto como é a rotina do trabalho de um jornalista. Na Redação, puderam esclarecer todas as dúvidas relacionadas as reuniões de pauta e edição de reportagens, além da produção de conteúdo para as redes sociais. No Parque Gráfico, o gerente operacional, Vinicius Pires, mostrou todas as etapas da impressão das edições. A atividade foi proposta pela disciplina de Escrita Criativa, lecionada pela professora Angélica Arieira.

Os pequenos também têm o seu lugar no jornal, que recebeu, em 2023, a turma 501 da Escola Municipal Epitácio Campos, de Piraí, para uma visita guiada na gráfica. A coordenadora educacional Érica Diniz explicou que a ideia da visitação se deu a partir de um projeto de jornal do colégio, nomeado Jornal Voz da Epitácio Campos. "Eu sugeri que eles trouxessem uma proposta que abrangesse toda a escola, como um jornal ou uma rádio. Levei o projeto para diretora e assim que foi aprovado, mostrei um jornal da região para eles. A partir daquele momento começamos a fazer pesquisas sobre o que poderia ser colocado e inserir coisas simples do cotidiano deles", disse.

A turma produziu as reportagens, montou as matérias e participou de todo processo de entrevistas. A professora responsável, Gabriela Avelar, comentou que na entrega do jornal para a comunidade escolar, os alunos levantaram a possibilidade de conhecer um jornal. "Quando eles receberam a notícia de que viriam, ficaram muito animados. Ter essa experiência hoje aqui com a visitação e trazer isso para sala de aula dá pra trabalhar de diversas maneiras porque é algo que eles também vivenciaram".

Os alunos em unanimidade concordaram que a parte mais interessante foi a rapidez que as máquinas imprimiam os jornais. A aluna Beatriz Silva de Souza, de 10 anos, comentou que gostou da visita. "Eu achei muito legal e divertido".