Rio é sede do Museu Brasileiro da Caricatura

Espaço, na região central da cidade, abre com três exposições sobre o meio

Por

5ª Bienal Internacional da Caricatura - Brasil

Com idealização de Luciano Magno, Museu da Caricatura Brasileira, único do gênero no país, inaugura em 18 de dezembro, quarta-feira, às 18 horas, no Centro do Rio de Janeiro. Estão todos convidados.

Com inauguração marcada para o dia 18 de dezembro, às 18 horas, o Rio de Janeiro ganhará mais um novo centro cultural. O Museu da Caricatura Brasileira, único do gênero no país, com seus 1.000 metros quadrados, e 14 salas expositivas espalhadas por seus 3 andares, ganhará vida na Rua Primeiro de Março 22, Centro do Rio, recebendo e exibindo, periodicamente, o acervo particular de mais de 100 mil itens do historiador, colecionador e caricaturista Luciano Magno, autor do livro ''História da Caricatura Brasileira'', presidente do Museu.

Divulgação - 5ª Bienal Internacional da Caricatura - Brasil

O Museu da Caricatura Brasileira, complexo cultural que faz parte do programa Reviver Cultural, da Prefeitura do Rio, apresentará exposições históricas e contemporâneas, com obras de caricaturistas importantes das primeiras décadas do século XX, como J. Carlos, Calixto Cordeiro, Raul Pederneiras, Luiz Peixoto, Seth, Alvarus, Fritz e Nair de Teffé, até artistas consagrados da fase contemporânea da caricatura no Brasil.

Exposições que serão apresentadas na inauguração do Museu da Caricatura Brasileira, e que ficarão 4 meses em cartaz:

1º Andar do Museu - A História do 1o Centenário da Independência do Brasil (1822-1922) através da Caricatura: Exposição que tem obras de J. Carlos, Calixto Cordeiro, Raul Pederneiras, Luiz Peixoto, Seth, Nair de Teffé, e que apresenta, através da caricatura, tudo o que aconteceu no ano do 1o Centenário da Independência do Brasil, em 1922, como a Exposição Internacional do Centenário, a Semana de Arte Moderna, o Tenentismo, a derrubada do Morro do Castelo, entre outros temas.

Divulgação - Nair de Teffé &Hilde Weber - Precursoras Brasileiras

2º Andar do Museu - Apresentará a Exposição ''Nair de Teffé & Hilde Weber - Precursoras Brasileiras'': Mostra sobre a primeira caricaturista brasileira Nair de Teffé, e nossa primeira chargista, Hilde Weber.

Outra grande exposição é a Exposição Permanente sobre a História da Caricatura no Brasil, com obras originais, gravuras, pinturas e esculturas, de mestres da nossa caricatura, desde o século XIX, como Angelo Agostini, Henrique Fleiuss, Bordalo Pinheiro, passando pela geração do início do século XX, como J. Carlos, Calixto, Seth, Alvarus, Fritz, até a geração contemporânea da caricatura no Brasil, com obras de Lan, Borjalo, Chico e Paulo Caruso, Claudius, Ziraldo e Luis Trimano, entre outros.

3º Andar do Museu - O terceiro andar do Museu apresentará a ''5a Bienal Internacional da Caricatura - Brasil'', que Magno também organiza: Nesta edição apresentará exposições de artistas da geração atual, como Cavalcante (que já atuou em O Globo), e dos artistas visuais e cartunistas Jorge Jardim, e Quim Duran, entre outros.