Por:

Naturgy se consolida como referência em equidade de gênero no setor de Energia

Naturgy | Foto: Divulgação

Alinhada a seu compromisso com a diversidade e inclusão, a Naturgy, distribuidora de gás natural com atuação em todo o estado do Rio de Janeiro e no sul de São Paulo, vem investindo em diversas ações voltadas para a equidade de gênero. Atuando no setor energético, predominantemente ocupado por homens, a companhia se destaca por sua liderança feminina. Hoje, 70% da diretoria é feminina e cerca de 50% dos cargos gerenciais são ocupados por mulheres.

"A diversidade no ambiente corporativo é extremamente benéfica para o desenvolvimento das empresas. Na Naturgy, realizamos um censo de Diversidade, para compreender a realidade da empresa. A partir destes dados, é possível traçar estratégias voltadas para diversidade e inclusão e estabelecer um plano de sensibilização e capacitação para os vieses inconscientes", explica Katia Repsold, country manager da Naturgy no Brasil.

Com foco em estimular a mudança cultural, não só de ampliar o acesso das mulheres, mas também de reter esses talentos, a Naturgy realiza treinamentos, capacitações e palestras sobre assédio, violência e discriminação, além da política de direitos humanos e do código de ética e conduta da companhia. Os processos de recrutamento e seleção, assim como de promoções, são baseados no mérito, para que todos possam concorrer de forma justa e igualitária.

A empresa também mantém um canal de escuta periódico com os colaboradores com três perguntas específicas sobre inclusão, para que os funcionários possam expressar como se sentem em relação à empresa e seus gestores, no que tange a diversidade. Além disso, existe um canal de denúncias, em que o colaborador pode relatar qualquer desvio em relação a preconceito ou assédio.

Parcerias para potencializar a inclusão feminina no mercado de trabalho

Além da política interna, a Naturgy apoia iniciativas voltadas para estimular a diversidade na sociedade. A empresa apoia uma série de projetos sociais voltados para capacitação e formação profissional e uma das contrapartidas é que 50% das vagas oferecidas sejam destinadas às mulheres.

A Naturgy foi a primeira empresa a aderir à campanha Rede Mulher na Palma da Mão, promovido pela Secretaria de Estado da Mulher, no 1° Fórum Estadual de Organismos de Políticas para Mulheres, realizado no Palácio Guanabara. Desde novembro de 2023, as contas passaram a ter impressas o QR Code de acesso ao aplicativo Rede Mulher e informações sobre os diferentes tipos de violência contra a mulher.

Desenvolvido pelo governo do estado, o aplicativo permite à mulher, por meio de um simples clique, acionar a Polícia Militar; pedir ajuda a pessoas cadastradas como "guardiões"; fazer um registro de ocorrência on-line; ter informações sobre medida protetiva e consultar toda a rede de atendimento especializada para mulheres em situação de violência no estado.

"Acredito que seja de fundamental importância a disseminação da informação sobre o aplicativo e, assim, cada mulher tenha a ferramenta na palma da mão. Fico orgulhosa de dizer que a Naturgy trabalha muito pela diversidade. Nosso compromisso começa dentro da empresa e é perpetuado junto à população", afirmou Fernanda Amaral, diretora de Comunicação, Relações Institucionais e ESG da Naturgy.

Como referência de diversidade no setor energético, recentemente, a Naturgy patrocinou o coquetel de lançamento do Pacto pela Equidade de Gênero na Energia, iniciativa liderada pela organização "Sim, Elas Existem", para unir as quase 20 entidades que defendem maior inserção de mulheres nos setores energético e de mineração.

Reconhecimento externo da cultura de valorização feminina

Este ano, o governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio das secretarias da Mulher e de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio e Serviços, entregou o Selo Empresa Amiga da Mulher para a Naturgy e outras 31 organizações. A companhia foi reconhecida na categoria Ouro, como empresa que demonstra compromisso com a promoção e defesa dos direitos das mulheres.

O selo foi atribuído às empresas após uma comissão observar aspectos listados em 12 requisitos, incluindo o ambiente de trabalho da empresa, que deve prezar pela saúde, integridade física, emocional e pela dignidade da mulher, além de acessibilidade e condições adequadas de trabalho para pessoas com deficiência. Ele está classificado em três categorias: bronze para empresas que atingiram acima de 50% dos requisitos solicitados; prata para aquelas que preencheram mais de 70% dos requisitos; e ouro — acima de 90%.

No último ano, a empresa também foi reconhecida como uma das 20 corporações mais comprometidas com a visibilidade e a promoção das mulheres pela INTRAMA. O certificado Best Women Talent Company 2023 reconhece o valor das medidas implementadas para promover a liderança feminina e o empoderamento das mulheres em todas as nossas áreas, por meio de uma estratégia global de igualdade e inclusão.

O Best Women Talent Company se soma a outras certificações recebidas pela empresa, como o selo EFR Global, que reconhece as conquistas feitas no equilíbrio da vida pessoal e profissional de seus funcionários, e o Top Employer, que reconhece as empresas que se destacam por seu compromisso e interesse nas pessoas e em seu desenvolvimento.